Desempenho e produtividade

Feedback que transforma: técnicas para melhorar a comunicação e desempenho

Conheça as melhores técnicas de feedback para melhorar a comunicação e o desempenho de seus colaboradores. Acesse e entenda tudo sobre o assunto!

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Lukas Letieres

HR Consultant

feedback

10 de dezembro, 2024

Na tradução para o português, a palavra feedback significa “dar um retorno”. Porém, no dia a dia corporativo, seu significado vai muito além disso e toma uma magnitude importantíssima, se transformando em uma ferramenta poderosa na avaliação de pessoas.

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O que é feedback?

É uma resposta, um retorno dado a um profissional sobre seu trabalho, e ele pode ser positivo ou negativo, dependendo do caso.

Ele representa a avaliação que é realizada de um colaborador ou uma equipe em relação a uma ação, comportamento, desempenho ou execução de tarefas solicitadas pela empresa. Geralmente, este retorno é feito pelo líder da equipe, que está próximo do colaborador, ou por alguém que representa o RH. Destacamos que existem diferentes tipos e formas de dar um feedback, pois nem sempre ele é positivo.

Vejamos o porquê desta ferramenta ser tão importante no mundo corporativo. Acompanhe!

A importância de feedback para empresas e pessoas

Ele permite alinhar e realinhar as diversas práticas de seus colaboradores com a cultura empresarial.

Dessa forma é possível não apenas manter o time engajado, mas também corrigir desvios de rota comuns em qualquer projeto.

Importância do feedback para empresas

Existem diversos benefícios em sua utilização. Abaixo listamos alguns deles para facilitar seu dia a dia, veja alguns deles:

  • Mantém a equipe motivada e engajada;
  • Ajudam na identificação dos pontos fortes e fracos;
  • Proporciona aos funcionários mais segurança de estarem no caminho certo, aprimorando seu trabalho;
  • Retém talentos;
  • Melhora a performance individual, que impacta no coletivo e resultados da empresa;
  • Favorece e facilita a comunicação e integração;
  • Aumenta a produtividade;
  • Ajuda na criação de um ambiente de trabalho de mais qualidade.

Importância do feedback para colaboradores

Sem sombra de dúvida, trat-se de uma ferramenta primordial para o desenvolvimento dos profissionais nas empresas, contribuindo significativamente para a gestão de pessoas e o aprimoramento contínuo dos colaboradores.

Podemos citar alguns, dos diversos benefícios que o feedback pode trazer quando bem aplicado:

  • Melhoria da comunicação interna, pois abre canais para diálogos mais francos e diretos.
  • Eleva a motivação: funcionários que recebem feedback de seus superiores se sentem mais valorizados e motivados.
  • Desenvolve habilidades: o feedback, quando bem aplicado, ajuda na identificação de áreas para desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores.
  • Reduz a rotatividade: colaboradores satisfeitos e bem orientados têm a vontade de permanecer mais tempo na empresa.

Tipos de feedback

Para cada conversa com o funcionário, existe um tipo de conduta a se considerar. Separamos alguns tipos para que você verifique qual se aplica melhor em cada caso.

Feedback positivo

É o que reconhece a conquista ou desenvolvimento do colaborador, a fim de mantê-lo sempre motivado e engajado. Elogie sempre o time, ou o colaborador, não pense que somente os feedbacks construtivos e negativos fazem a diferença no seu comportamento.

Feedback negativo

Deve ser realizado com o máximo de respeito e empatia. Essa conversa deverá ser apenas entre líder e liderado, pois pode constranger o funcionário e ter efeito contrário no seu rendimento, deixando-o mais desmotivado.

A conversa deve envolver mais membros apenas quando for referente a atuação da equipe, onde devem estar todos os envolvidos.

Feedback construtivo

É aquele que não só aponta pontos positivos na jornada do funcionário, mas ao mesmo tempo aponta meios de potencializar ainda mais seu desempenho.

O gestor deve sempre informar o motivo da conversa e oferecer formas de aprimorar o que já está sendo feito até o momento. Para que desse modo seu desempenho cresça ainda mais.

Se por exemplo, um funcionário apresentou um baixo desempenho, mas esse não é o seu habitual, deixe claro que ele sempre fez as entregas no tempo previsto e com excelência, mas que você notou que algo não está bem. Coloque-se à disposição para ajudá-lo no que precisar para que seu rendimento volte a ser satisfatório.

Feedback de acompanhamento

Os feedbacks devem fazer parte da cultura da empresa, então, o líder pode optar por fazer reuniões de acompanhamento daquilo que foi discutido durante as últimas avaliações.

É muito importante conversar sobre o trabalho, sobre as dificuldades, e sobre o que deu certo durante o período. Dessa forma através destas conversas os gestores conseguem acompanhar a equipe e reforçar a confiança e harmonia do grupo.

Feedback de aperfeiçoamento

Esse tipo é muito importante para profissionais que são novos no cargo e que ainda não possuem muita expertise. Porém a pessoa que dará o esse retorno, deve deixar bem claro que a conversa não é uma crítica ao seu trabalho, é apenas uma recomendação de aperfeiçoamento.

Feedback de desligamento

Com efeito, mesmo depois de colocados todos os tipos de feedback acima citados e o colaborador não mostrar melhora de desempenho, será necessário realizar um feedback demissional. É importante deixar claro os feedbacks anteriores, bem como, relatar os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão.

Mas, se o funcionário tiver pedido demissão, essa conversa servirá para a empresa entender o porquê e trabalhar para que não perca outros talentos.

Dicas para dar feedback

Separamos abaixo algumas dicas para que você consiga realizar esta tarefa sem traumas, vejamos.

  • Prepare-se para a conversa;
  • Evite dar feedback negativo em público;
  • Seja direto e objetivo;
  • Concentre-se no comportamento, não na pessoa;
  • Forneça exemplos específicos;
  • Ouça o funcionário;
  • Ofereça sugestões de melhoria;
  • Acompanhe o progresso;
  • Mantenha a calma e o profissionalismo.

Dicas para receber feedback

  • Ouça atentamente;
  • Faça perguntas;
  • Reflita sobre o feedback;
  • Agradeça o feedback;
  • Implemente as sugestões de melhoria;
  • Busque mentoria.

Ao seguir essas dicas, certamente, você estará mais preparado para receber feedback de forma construtiva e utilizá-lo como uma ferramenta para o seu desenvolvimento profissional.

Finalmente, ao seguir todas as dicas que passamos até aqui o gestor pode transformar esta prática em uma ferramenta poderosa. Não só para o desenvolvimento profissional do colaborador, mas também contribuindo para seu crescimento pessoal, profissional e para o sucesso da equipe e da empresa.

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HR Specialist at Sesame RH | + posts

Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.


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