Desempenho e produtividade
Feedback que transforma: técnicas para melhorar a comunicação e desempenho
Conheça as melhores técnicas de feedback para melhorar a comunicação e o desempenho de seus colaboradores. Acesse e entenda tudo sobre o assunto!
Desempenho e produtividade
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Lukas Letieres
HR Consultant
10 de dezembro, 2024
Na tradução para o português, a palavra feedback significa “dar um retorno”. Porém, no dia a dia corporativo, seu significado vai muito além disso e toma uma magnitude importantíssima, se transformando em uma ferramenta poderosa na avaliação de pessoas.
É uma resposta, um retorno dado a um profissional sobre seu trabalho, e ele pode ser positivo ou negativo, dependendo do caso.
Ele representa a avaliação que é realizada de um colaborador ou uma equipe em relação a uma ação, comportamento, desempenho ou execução de tarefas solicitadas pela empresa. Geralmente, este retorno é feito pelo líder da equipe, que está próximo do colaborador, ou por alguém que representa o RH. Destacamos que existem diferentes tipos e formas de dar um feedback, pois nem sempre ele é positivo.
Vejamos o porquê desta ferramenta ser tão importante no mundo corporativo. Acompanhe!
Ele permite alinhar e realinhar as diversas práticas de seus colaboradores com a cultura empresarial.
Dessa forma é possível não apenas manter o time engajado, mas também corrigir desvios de rota comuns em qualquer projeto.
Existem diversos benefícios em sua utilização. Abaixo listamos alguns deles para facilitar seu dia a dia, veja alguns deles:
Sem sombra de dúvida, trat-se de uma ferramenta primordial para o desenvolvimento dos profissionais nas empresas, contribuindo significativamente para a gestão de pessoas e o aprimoramento contínuo dos colaboradores.
Podemos citar alguns, dos diversos benefícios que o feedback pode trazer quando bem aplicado:
Para cada conversa com o funcionário, existe um tipo de conduta a se considerar. Separamos alguns tipos para que você verifique qual se aplica melhor em cada caso.
É o que reconhece a conquista ou desenvolvimento do colaborador, a fim de mantê-lo sempre motivado e engajado. Elogie sempre o time, ou o colaborador, não pense que somente os feedbacks construtivos e negativos fazem a diferença no seu comportamento.
Deve ser realizado com o máximo de respeito e empatia. Essa conversa deverá ser apenas entre líder e liderado, pois pode constranger o funcionário e ter efeito contrário no seu rendimento, deixando-o mais desmotivado.
A conversa deve envolver mais membros apenas quando for referente a atuação da equipe, onde devem estar todos os envolvidos.
É aquele que não só aponta pontos positivos na jornada do funcionário, mas ao mesmo tempo aponta meios de potencializar ainda mais seu desempenho.
O gestor deve sempre informar o motivo da conversa e oferecer formas de aprimorar o que já está sendo feito até o momento. Para que desse modo seu desempenho cresça ainda mais.
Se por exemplo, um funcionário apresentou um baixo desempenho, mas esse não é o seu habitual, deixe claro que ele sempre fez as entregas no tempo previsto e com excelência, mas que você notou que algo não está bem. Coloque-se à disposição para ajudá-lo no que precisar para que seu rendimento volte a ser satisfatório.
Os feedbacks devem fazer parte da cultura da empresa, então, o líder pode optar por fazer reuniões de acompanhamento daquilo que foi discutido durante as últimas avaliações.
É muito importante conversar sobre o trabalho, sobre as dificuldades, e sobre o que deu certo durante o período. Dessa forma através destas conversas os gestores conseguem acompanhar a equipe e reforçar a confiança e harmonia do grupo.
Esse tipo é muito importante para profissionais que são novos no cargo e que ainda não possuem muita expertise. Porém a pessoa que dará o esse retorno, deve deixar bem claro que a conversa não é uma crítica ao seu trabalho, é apenas uma recomendação de aperfeiçoamento.
Com efeito, mesmo depois de colocados todos os tipos de feedback acima citados e o colaborador não mostrar melhora de desempenho, será necessário realizar um feedback demissional. É importante deixar claro os feedbacks anteriores, bem como, relatar os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão.
Mas, se o funcionário tiver pedido demissão, essa conversa servirá para a empresa entender o porquê e trabalhar para que não perca outros talentos.
Separamos abaixo algumas dicas para que você consiga realizar esta tarefa sem traumas, vejamos.
Ao seguir essas dicas, certamente, você estará mais preparado para receber feedback de forma construtiva e utilizá-lo como uma ferramenta para o seu desenvolvimento profissional.
Finalmente, ao seguir todas as dicas que passamos até aqui o gestor pode transformar esta prática em uma ferramenta poderosa. Não só para o desenvolvimento profissional do colaborador, mas também contribuindo para seu crescimento pessoal, profissional e para o sucesso da equipe e da empresa.
Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.