Desempenho e produtividade

A importância da gestão de performance para o sucesso da empresa

Você sabe como fazer uma gestão de performance na sua empresa? Acesse nosso blog e entenda passo a passo de como realizar da melhor forma!

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Isabel García

HR Consultant

A importância da gestão de performance para o sucesso da empresa

15 de maio, 2023

Por meio da gestão de performance, é possível melhorar a eficiência da empresa com foco no alcance dos objetivos estabelecidos pela companhia, sendo de extrema importância para maximizar o desempenho da organização.

Neste artigo, você verá de uma forma mais detalhada a importância e como aplicar essa metodologia no dia a dia para obter melhores resultados em sua empresa.

Você também verá como realizar avaliações de desempenho com sua equipe, para garantir que as estratégias de performance estão realmente dando o resultado esperado ou poder ajustar o curso da sua estratégia.

O que é gestão de performance e por que é importante

A gestão de performance é o processo que permite o diagnóstico constante do progresso da empresa em direção aos seus objetivos. Ela analisa as rotinas para observar qual tipo de aprendizado se pode tirar.

Esse tipo de gestão é importante pois proporciona um ambiente de melhoria contínua, o que resulta no aumento do sucesso de cada funcionário e, consequentemente, da empresa como um todo.

Para que você possa aplicar a gestão de performance de maneira eficaz, listaremos a seguir alguns passos importantes para te ajudar.

Estabeleça os objetivos

É essencial que a gestão de performance estabeleça seus objetivos de acordo com a missão, visão e valores da empresa. Além disso, é importante sempre manter todos estes pontos alinhados com a equipe.

Estabeleça métricas relevantes

Para estabelecer métricas que sejam relevantes é interessante fazer um levantamento minucioso de todo o processo que você deseja analisar e determinar a melhor maneira de ter uma visão completa.

Monitore os resultados

Monitorar os resultados é de extrema importância. Somente assim a empresa poderá acompanhar os resultados obtidos até o momento e perceber se é necessário mudar algum ponto para melhorar os resultados.

Promova melhorias

Ao analisar todos os resultados, veja os pontos negativos e aqueles que não estão performando de acordo com os objetivos e metas pré-estabelecidas. Desta forma, é possível promover ajustes e melhorias.

Tenha uma comunicação eficaz

Invista tempo na comunicação de sua equipe para que todos estejam alinhados com os propósitos e melhorias. Uma boa comunicação interna é crucial para que todos estejam na mesma página e possam evoluir em conjunto.

Realize o feedback de resultados

Os profissionais responsáveis pela gestão de performance precisam ter ao seu alcance números que comprovem os resultados das suas ações e justifiquem as decisões tomadas. Desta forma, com a gestão de performance o RH de sua empresa terá mais precisão em suas ações e poderá sempre ajustar suas expectativas para objetivos realistas e alcançáveis.

Como definir metas e objetivos para a gestão de performance

As metas fazem parte do planejamento estratégico das empresas. Com base nesses dados, e em estudos e projeções de mercado, são criados os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo.

Separamos alguns passos que podem ajudar a monitorar o progresso das metas ou objetivos a serem alcançados:

  • O primeiro passo é identificar a meta que se deseja alcançar e, depois, os indicadores adequados para medir o progresso
  • Tenha o cuidado de sempre selecionar medidas que sejam relevantes para as metas
  • Defina a metodologia para coletar e analisar os dados para cada indicador
  • É muito importante que você tenha objetivos claros e mensuráveis para que seja possível monitorar e avaliar o progresso
  • Agora é só monitorá-los regularmente para que seja possível avaliar o progresso em relação ao alcance das metas e ajustar as ações, caso seja necessário

Estratégias para dar feedback aos funcionários

O feedback é um retorno ou parecer sobre alguma questão individual ou coletiva que precisa ser avaliada. Ele pode ser positivo ou construtivo.

Vejamos agora algumas estratégias para que se possa dar um feedback aos colaboradores sem que haja traumas.

Faça uma reflexão antes de dar o feedback

Dentro do ambiente empresarial nunca se deve tomar uma atitude sem que haja uma reflexão sobre o assunto, pois uma simples frase impensada poderá gerar inúmeros conflitos. Reflita se o que você vai dizer é verdadeiro, se será útil para quem vai ouvir e se ajudará o colaborador.

O feedback deve ser imediato e feito regularmente

Caso você se depare com uma situação que necessite de um retorno imediato, não demore a fazê-lo. Adiar só vai fazer com que as atividades acumulem e o problema cresça, não sendo possível dar um feedback de maneira cuidadosa.

Seja o mais claro possível

Receber um feedback já não é fácil, então seja direto e claro. Caso haja algum ponto a ser melhorado, você deve apontá-lo e fornecer orientações de como melhorá-lo para que o funcionário tenha uma melhor performance.

Nunca faça críticas pessoais

Lembre-se sempre que o feedback é sobre um aspecto ou conduta profissional, nunca sobre o indivíduo. Por isso, nunca deixe que suas opiniões pessoais interfiram nesse retorno.

Tenha empatia

Nunca é fácil ouvir uma devolutiva de que falhamos ou que poderíamos ter sido melhores, então tenha empatia. Procure colocar-se no lugar do outro, essa é uma forma de respeito e de evitar consequências negativas como mágoas ou mesmo problema na autoconfiança do funcionário.

Observe seus próprios sentimentos

Quando uma falha ou um problema acontece, é normal que isso afete as emoções dos envolvidos.

Em casos de irritação ou de emoções alteradas, não é recomendado realizar o feedback de imediato, pois a chance de prejuízos é alta. Por isso, deixe passar o tempo necessário para que as coisas se acalmem.

Continue a acompanhar o caso

Demonstre sempre que você se preocupa com a evolução do colaborador dentro da empresa. Faça-o sentir que cada funcionário é muito importante para que se alcance o sucesso.

Nunca se esqueça de dar feedback positivo

O feedback positivo não é importante apenas quando se está acompanhando as melhorias, mas sempre que algo chama a atenção no desempenho do funcionário ou ele atinge uma conquista. Isso ajuda a promover o engajamento e contribui inclusive para a retenção de talentos.

A importância do desenvolvimento profissional na gestão de performance

O desenvolvimento profissional aumenta habilidades e amplia conhecimentos. Ou seja, é uma parte fundamental do crescimento profissional e pode ser fundamental para alcançar objetivos de carreira e para se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho.

Ter um plano de desenvolvimento profissional, é uma ótima maneira de estimular o crescimento e a evolução profissional. Além disso, pode ser uma vantagem para a empresa, já que colaboradores capacitados e engajados tendem a ser mais produtivos e contribuir para o sucesso da organização.

Como a remuneração e o reconhecimento podem ser usados como incentivo na gestão de performance

A remuneração e o reconhecimento são duas coisas importantes para o funcionário. Uma lida com seu ego e outra com seu poder aquisitivo. Uma está diretamente ligada a outra para a satisfação profissional do funcionário, pois de nada adianta ser reconhecido e não ter uma remuneração adequada, e nem ganhar muito e não ser respeitado. As duas coisas devem sempre andar juntas.

Como avaliar o desempenho dos funcionários

A avaliação de desempenho dos tem impacto direto no engajamento e motivação dos funcionários, além de influenciar nos resultados e produtividade da empresa.

Uma avaliação de desempenho de funcionário é muito mais do que olhar planilhas de resultados. É claro que isso é importante, mas será que esses resultados não podem ser melhorados ainda mais? Uma boa avaliação de desempenho deve ser periódica e auxiliar no desenvolvimento individual e coletivo, a médio e longo prazo.

Agora que você já sabe o necessário sobre a importância da gestão de performance para o sucesso de sua empresa, já pode colocar as dicas em prática. Mas lembre-se de que cada corporação é diferente da outra, então faça um modelo único para a sua!

Para seguir com os melhores insights para os recursos humanos, continue no blog de Sesame!

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