Desempenho e produtividade

Estabelecendo metas e objetivos claros para sua equipe

Você sabe a importância das metas e objetivos? Acesse e veja como definir e acompanhar as melhores metas e objetivos para a sua empresa!

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Lukas Letieres

HR Consultant

Estabelecendo metas e objetivos claros para sua equipe

8 de maio, 2023

Toda empresa precisa de metas e objetivos a serem seguidos. Isso faz com que a equipe trabalhe de forma mais focada e o crescimento aconteça de forma mais rápida e ordenada.

Porém, se forem definidos de forma errada ou sem seguir a estratégia correta, a equipe pode ficar confusa, desmotivada ou até mesmo não dar a devida importância para as metas estipuladas pela empresa. Isso faz com que seu crescimento seja comprometido, bem como a produtividade dos funcionários.

Neste artigo vamos falar sobre a importância das metas e objetivos para as empresas e como você pode defini-los e acompanhá-los da melhor forma. Quer descobrir como uma ferramentea de gestão de tarefas pode te ajudar na definição de metas e objetivos? Então continue lendo!

Importância de estabelecer metas e objetivos na empresa

Antes de começar a entender como criar e acompanhar metas e objetivos, é importante entendermos a sua relevância para a empresa e para os funcionários. Veja algumas das vantagens que elas podem trazer:

Aumenta a motivação

Saber exatamente para onde ir e o que a empresa espera dos resultados é super importante para manter os funcionários engajados no trabalho. Isso porque eles conseguem ver com mais facilidade o propósito do seu trabalho e como suas ações contribuem para o desenvolvimento do negócio.

Melhora o foco das equipes

Sabendo exatamente o que deve ser atingido, cada área consegue focar nas ações que ajudarão a empresa a alcançar suas metas. Assim, os funcionários trabalham focados em certos projetos que trarão um crescimento mais rápido para a organização, sem dispersar em outras atividades que não são tão relevantes no momento.

Facilita o planejamento das áreas

Quando todos sabem onde devem chegar, fica muito mais fácil planejar as ações que serão executadas por cada área. Afinal, sabemos que sempre há muito o que se fazer. Mas o quê priorizar?

Por isso, quando a empresa tem metas e objetivos, cada área com sua competência específica, pode ajudar a empresa a atingir seus resultados a partir do desenvolvimento de estratégias mais focadas e que trarão maior impacto.

Facilita o acompanhamento de resultados

Ter as metas e objetivos de forma clara faz com que as áreas e a empresa como um todo consigam avaliar o desempenho de suas ações de forma mais fácil e constante. Além disso, é possível corrigir a rota caso as estratégias tomadas não estejam trazendo o efeito desejado.

Como escolher as metas e objetivos certos para a empresa?

Agora que você já sabe a importância das metas e objetivos, chegou a hora de entender como defini-las. Por isso, preparamos um passo a passo simples, mas efetivo, para que você comece a pensar sobre o assunto:

  1. Tenha um diagnóstico atual da empresa: saiba quais são as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Além disso, tenha em mãos o histórico dos principais números do negócio, para identificar o que precisa ser melhorado.
  1. Identifique as prioridades: apesar de ser difícil escolher apenas alguns pontos para trabalhar, é essencial definir quais são as prioridades do momento, que devem ser focadas nos próximos meses.
  1. Relembre sua missão, visão e valores: esses são pontos que devem guiar todas as ações da sua empresa. Por isso, seus objetivos e metas devem estar ligados a eles de alguma forma.

Tendo esses três pontos em mente, ficará muito mais fácil identificar quais são as metas e objetivos certos para a sua empresa. Isso porque eles não vão fugir dos seus valores e do que a empresa tem como missão, levarão em conta o seu cenário atual e estarão priorizados com aquilo que mais faz sentido no momento.

Como definir metas e objetivos SMART?

A metodologia SMART é uma das mais utilizadas na hora de definir metas e objetivos. Ela funciona como um checklist que garante que suas metas cumpram todos os requisitos necessários para que você atinja os resultados.

Cada letra da sigla representa um requisito que a meta deve cumprir, sendo eles:

S – Specific (específico)

O primeiro ponto nos mostra que a meta deve ser clara e específica, ou seja, não pode deixar margem para dúvidas sobre o que se pretende alcançar.

Para ajudar a entender se sua meta está cumprindo esse ponto, veja se ela responde às seguintes perguntas:

  • O que eu quero alcançar?
  • Quem são os responsáveis por essa meta?
  • Onde ela será realizada?
  • Por que ela deve ser conquistada?
  • Como chegaremos até ela?

M – Measurable (Mensurável)

Você deve mensurar e quantificar toda meta, para acompanhar o progresso e saber quando a alcançou, afinal, não adianta definir uma meta se não souber quando a atingiu, certo?

Para saber se sua meta atende a esse requisito, basta se fazer as seguintes perguntas:

  • Qual é o resultado esperado com essa meta?
  • Quanto tempo é necessário para alcançá-la?

A – Achievable (Atingível)

Uma boa meta deve ser ambiciosa, para que as pessoas se sintam desafiadas a alcançá-la. Porém, ela jamais pode ser impossível de alcançar. Isso fará com que a equipe fique desmotivada e não busque cumpri-la.

Sempre pergunte se:

  • É possível atingir essa meta com os recursos que temos?
  • Com base no histórico, é possível atingi-la?

R – Relevant (Relevante)

A meta também deve ser relevante e estar alinhada com os objetivos da empresa. As áreas não tratam como prioridade uma meta que não se alinha aos indicadores principais da companhia, como faturamento, número de clientes ou número de pedidos, por exemplo.

Por isso, sempre confira se:

  • A meta está alinhada aos objetivos da empresa?
  • Essa meta é de fato importante para a melhora dos resultados?

T – Time based (Temporal)

Toda meta deve ter um prazo máximo para ser atingida. Isso é o que mantém a equipe engajada e motivada em atingi-la. Por exemplo, se eu tenho que aumentar a receita em 10%, mas não tenho uma data limite, posso não me esforçar a curto prazo para alcançá-la.

Por isso, aqui sua pergunta deve ser:

  • Quando devo alcançar essa meta?

Quando você define suas metas baseado na metodologia SMART, você faz com que todos entendam o que devem buscar, como e até quando isso deve acontecer. Isso é o que mantém sua equipe focada e motivada para alcançar os resultados esperados.

Estratégias para acompanhar o progressos das metas e objetivos

Para acompanhar suas metas e objetivos, o primeiro passo é definir os KPIs que serão acompanhados. Ou seja, identificar as métricas que vão te ajudar a medir o progresso das suas metas.

Tendo isso certo, é importante criar uma rotina de acompanhamento. Ela pode acontecer individualmente por cada time, ou em reuniões com a empresa toda, para que todos saibam como está o andamento das metas. Em ambos os casos, é possível fazer o monitoramento com a ferramenta de gestão de tarefas de Sesame.

Compartilhar os resultados periodicamente é importante, independentemente de como se faça o acompanhamento, para que possam ajustar a rota e adotar novas estratégias que possam trazer mais efeitos, caso não estejam obtendo o resultado necessário.

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