Desempenho e produtividade
Modelos de avaliação de desempenho: 4 tipos mais utilizados e eficazes para as empresas
Veja os 4 Modelos de Avaliação de Desempenho mais utilizados e saiba como aplicá-los na sua empresa. Acesse nosso blog e confira!
Desempenho e produtividade
Veja os 4 Modelos de Avaliação de Desempenho mais utilizados e saiba como aplicá-los na sua empresa. Acesse nosso blog e confira!
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Lukas Letieres
HR Consultant
14 de março, 2024
A avaliação de desempenho é importante para que a empresa entenda os pontos fortes e os a serem melhorados de cada um de seus funcionários. É a partir dela que se pode criar ações mais assertivas para cada um deles. Por isso é interessante possuir modelos de avaliação de desempenho efetivos.
Já para os colaboradores, esse tipo de avaliação também é importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional, aumentando suas chances de crescer na empresa.
Continue com a gente e entenda quais são os principais modelos de avaliação de desempenho para começar a aplicá-la na sua empresa.
Para entendermos a importância da avaliação de desempenho dentro de uma empresa, primeiramente é necessário que entendamos o que é, e para que ela serve.
É uma ferramenta utilizada pelo RH, mais especificamente pela área de gestão de pessoas, que tem como principal objetivo ajudar o desenvolvimento dos colaboradores ou áreas de uma empresa.
A frequência e os modelos de avaliação de desempenho podem variar levando em conta o tamanho da empresa e as metas das avaliações, ou seja, diferentes empresas terão diferentes parâmetros de medição para o sucesso.
A utilização do software oferece diversos benefícios significativos para as organizações. Aqui estão algumas razões para utilizar esse tipo de software:
É uma forma de valorizar o capital humano por procurar entender se o funcionário está abaixo, atende ou excede o desempenho esperado pela empresa.
Por meio dela é possível avaliar o nível do trabalho, identificar novos talentos, verificar a produtividade, e identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados.
É através dela que uma organização empresarial pode medir o grau de contribuição e envolvimento dos colaboradores na determinação e execução de seus objetivos individuais e corporativos.
Após verificados todos estes pontos, a empresa poderá elaborar medidas e programas de treinamento para eliminar os problemas identificados e planejar um mapeamento dos procedimentos, práticas e indicadores de resultado.
Escolher o tipo e o método de avaliação de desempenho é uma decisão estratégica. Aqui estão algumas diretrizes para ajudar na escolha do tipo e método de avaliação de desempenho:
Como você já percebeu nos tópicos anteriores, a avaliação de desempenho irá ajudar a organização a identificar quais as melhorias que precisam ser feitas para que tanto os funcionários como a empresa sejam beneficiados.
Para darmos início a uma avaliação, primeiro é preciso definir o objetivo que quer avaliar, e os dados que deseja obter no final. Para isso, você deve ter em mente alguns tópicos para que alcance os resultados desejados, tais como:
Após definir o propósito é realizar a avaliação, dê um retorno ao funcionário para que possam ser traçados os próximos passos.
Dentre os vários modelos disponíveis, os mais conhecidos e citados são:
Esse método é ótimo para incentivar a reflexão nas equipes de trabalho. De acordo com critérios definidos, os funcionários analisam seu desempenho e identificam pontos fortes e os que necessitam serem desenvolvidos.
Contudo, é muito importante que o funcionário seja honesto na avaliação e saiba que ela contribuirá para a melhoria no desempenho de suas atividades.
É onde gestores e colaboradores têm a função de identificar, planejar, organizar e comunicar os objetivos que desejam alcançar em um determinado período.
Os objetivos devem estar alinhados com a meta da empresa e devem ser possíveis de se conseguir dentro do prazo estipulado. O objetivo principal é avaliar o foco e o empenho no cumprimento de suas tarefas.
Nesse modelo, todos os funcionários, independente da hierarquia, são avaliados uns pelos outros. Ou seja, cada funcionário é avaliado pela gestão, líderes, colegas de trabalho, além de avaliarem a si, seus gestores e líderes.
A nomenclatura de 360° se dá pelo motivo das avaliações virem de todos os lados.
Neste tipo de avaliação todo cuidado deve ser tomado, pois como a avaliação será feita por pessoas que convivem entre si, o resultado pode ir para o lado pessoal. Por isso, as pesquisas devem ser anônimas, isso dará liberdade para que os liderados se sintam à vontade em avaliar seus líderes.
Nesta avaliação existe a possibilidade de fazê-la tanto individualmente ou por equipe. Quando feito por equipe leva em consideração os esforços dos membros principais responsáveis pelo trabalho.
As competências e as habilidades para cada função e departamento devem ser definidas através de aspectos técnicos e de comportamento individuais.
Neste método entenderemos o quanto o funcionário cumpriu, dentro do período proposto, e a partir daí entender a competência de cada um e trazer, se necessário, treinamentos e técnicas que auxiliem no desenvolvimento de seu trabalho.
Você deve estar se perguntando, e agora, qual o melhor método? Não existe uma resposta para essa pergunta, o melhor método será aquele que melhor se adequar a sua empresa e o que mais estiver alinhado aos objetivos e metas da empresa.
Evitar erros e aprimorar o processo de avaliação de desempenho é fundamental para garantir que o sistema seja eficaz, justo e contribua para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Aqui estão algumas práticas recomendadas para evitar erros e melhorar o processo:
Antes de falarmos da otimização dos processos, devemos primeiro entender o que é otimização. Otimização é uma maneira de tornar mais ágeis e eficientes os procedimentos da empresa através do uso inteligente dos recursos que ela dispõe.
Esta é uma técnica que mapeia as atividades executadas, identifica e elimina as falhas e padroniza as rotinas, gerando otimização do tempo nas tarefas diárias permitindo a busca de melhores resultados.
A otimização dos processos pode ser alcançada a partir do momento em que forem seguidos os seguintes passos:
É necessário que saibamos todas as atividades realizadas em um determinado processo, conhecendo todo o trabalho realizado e facilitando a identificação de erros e o que fazer para a melhoria.
Com os processos já mapeados, é bem mais fácil enxergar as falhas que afetam a produtividade e o resultado e eliminá-las.
Precisamos eliminar atividades que afetam a produtividade e a execução das atividades que não tenham impacto positivo no processo.
Os desperdícios em uma empresa podem ser de material, tempo, ferramentas e até de mão de obra, se esta não for utilizada de maneira a facilitar o processo da empresa.
Após serem verificados todos os itens acima, é necessário formalizar as mudanças feitas nos processos e informar todos os colaboradores.
Realizando os passos acima e tendo em mãos um software, como o de Sesame RH, você pode criar avaliações de desempenho de forma simples e rápida, além de analisar os resultados de forma automatizada.
Agora que você conhece os métodos, que tal colocá-los em prática para melhorar o desempenho de sua empresa? Continue em nosso blog para descobrir outras informações sobre avaliação de desempenho.
Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.