Desempenho e produtividade
Modelos de avaliação de desempenho mais comuns
Mostramos-lhe os modelos de avaliação de desempenho mais úteis e as características de cada um deles. Você também pode descobrir o melhor para sua equipe.
Desempenho e produtividade
Mostramos-lhe os modelos de avaliação de desempenho mais úteis e as características de cada um deles. Você também pode descobrir o melhor para sua equipe.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
3 de novembro, 2022
Graças às avaliações de desempenho, somos capazes de medir a produtividade e o talento de nossos trabalhadores. Todavia, esta é uma das principais tarefas da equipe de recursos humanos. Através de diferentes modelos de avaliação de desempenho podemos detectar erros ou limitações em nossa força de trabalho.
Além do mais, podemos estimular os colaboradores e reforçar sua produtividade.
Sem dúvida, é o modelo de avaliação de desempenho do trabalho mais completo. É essencial realizar uma avaliação de 360 graus em uma empresa. Gestores, colegas, subordinados e clientes participam de uma avaliação 360º.
Além disso, os próprios trabalhadores participam, uma vez que a autoavaliação está incluída nesse tipo de avaliação. É claro que um número expressivo de participantes o torna mais complexo.
É fundamental ter pelo menos dois membros de cada grupo. Apenas entre os gestores é que se pode ter um único participante na avaliação.
Contanto que participem gestores, funcionários e subordinados, as avaliações de 270 graus são um dos métodos mais práticos de avaliação do desempenho do trabalho. A principal diferença em relação às avaliações de 360º é que não tem a participação dos clientes.
Além disto, funciona da mesma maneira. Precisaremos de pelo menos dois subordinados e dois funcionários do mesmo nível para obter respostas confiáveis no questionário de avaliação de desempenho. Quanto à gestão, o ideal é entrevistar o gerente sênior. Não há autoavaliação.
À medida em que os graus diminuem, reduz-se também o número de participantes. Em uma avaliação de desempenho de 180 graus, temos apenas os colegas superiores e imediatos diretos. Embora não seja tão completo quanto os outros dois modelos de avaliação de desempenho do trabalho que vimos anteriormente, ele fornece informações igualmente interessantes sobre o desempenho do trabalhador.
Como nos casos anteriores, fazer um questionário eficaz de avaliação do desempenho do trabalho será fundamental para a avaliação. Claro, será diferente para ambos.
É o modelo de avaliação de desempenho do trabalho mais simples que existe. Apenas o superior direto do trabalhador analisado participa dele. De todos os métodos de avaliação de desempenho, é o mais rápido, pois apenas um formulário precisa ser preenchido.
É claro que o questionário exigirá que você analise o desempenho de todos os seus trabalhadores, então você deve conhecê-los cuidadosamente. Ao contrário da avaliação de 360º, 270º ou 180º, na avaliação de 90º não há necessidade de comparar pesquisas.
Anteriormente, vimos que as autoavaliações fazem parte das avaliações 360º. No entanto, também podemos utilizá-las como um método de avaliação independente na análise do desempenho do trabalho. A vantagem disso é que nos permite saber o que os trabalhadores pensam sobre seus desempenhos.
Qual percepção têm sobre suas tarefas, como eles as executam, quais são seus pontos fracos, quais aspectos gostariam de melhorar… nesse sentido, reuniões individuais nos permitem monitorar e avaliar resultados.
Ao elaborar um questionário de avaliação de desempenho, os objetivos devem ser muito claros. Só então teremos respostas úteis. Nesse sentido, é fundamental o uso de perguntas-chave.
Assim, podemos perguntar aos trabalhadores:
As perguntas devem ser específicas e corretas. Por um lado, eles não devem ficar sujeitos a interpretações erradas. Por outro lado, devem se encaixar no perfil do entrevistado. Não perguntaremos ao chefe do entrevistado o mesmo que aos trabalhadores que se reportam a eles.
Embora muitas vezes seja pensado para curto prazo, as avaliações de desempenho do trabalho devem ser periódicas. Assim, podemos comparar os resultados atuais com os do passado para analisar como o desempenho do trabalho de um funcionário evoluiu desde que chegaram à empresa.
Ferramentas como o Sesame HR nos permitem projetar questionários de avaliação de desempenho de trabalho graças ao seu programa de pesquisa de funcionários.
Você receberá as informações em tempo real e poderá personalizar questionários para cada perfil. O gerenciador de tarefas do programa Sesame HR também pode nos ajudar a entender o desempenho através de relatórios de RH.
Outra característica interessante é o acompanhamento de reuniões individuais que, como vimos anteriormente, são fundamentais para melhorar o desempenho dos funcionários.
Além dos sistemas que temos visto, existem modelos de avaliação de desempenho do trabalho que nos ajudam a analisar o desempenho de nossos trabalhadores. Eles podem ser utilizados como um complemento aos anteriores. Aqui estão alguns exemplos: