Desempenho e produtividade
Procrastinação no trabalho: entenda o problema, veja como identificar e reduzir
Já ouviu falar em Procrastinação no Trabalho? Entenda o que é, como identificar e como reduzir esse problema com seus funcionários. Acesse!
Desempenho e produtividade
Já ouviu falar em Procrastinação no Trabalho? Entenda o que é, como identificar e como reduzir esse problema com seus funcionários. Acesse!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
24 de fevereiro, 2023
Procrastinar quer dizer deixar para depois aquilo que deveríamos fazer neste momento. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois.
De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar as atividades diárias. Porém, em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.
Trata-se do hábito de adiar ou prorrogar a realização de uma tarefa, ou uma tomada de decisão. Em outras palavras, é o famoso “deixar para depois o que pode ser feito agora”.
Acompanhemos a leitura abaixo para vermos o que se pode fazer a respeito do problema de procrastinação no trabalho e não deixar que ele atrapalhe nem você, nem a empresa. Também veremos como identificá-lo usando relatórios de RH. Vamos lá!
A procrastinação no trabalho pode ser vista como o ato de deixar para depois, por exemplo, um relatório de que deveria ser entregue em determinada data ou uma reunião que necessita ser feita e sempre a remarcamos.
Ela surge como uma defesa quando as pessoas temem ou ficam ansiosas pensando em uma tarefa importante que as espera. Para se livrar desse sentimento negativo, elas procrastinam. Ou seja, fazem algo para passar o tempo, como jogar no celular, assistir televisão, conversar, navegar pelas redes sociais ou jogar videogame, por exemplo.
É válido ressaltar que cada pessoa tem seus próprios motivos que levam à procrastinação no trabalho. Pode ser uma insegurança com as suas próprias capacidades, autoestima baixa, falta de concentração, autossabotagem, muitas responsabilidades e várias outras razões.
A boa notícia é que muitos dos motivos internos para a procrastinação podem ser solucionados com mudança de hábito, treinamento e até acompanhamento psicológico, em casos mais severos.
Contudo, existem os motivos externos, ou seja, que dizem respeito à empresa e são mais difíceis de tratar. Vamos falar um pouco mais sobre eles no tópico seguinte.
A procrastinação dá uma sensação momentânea de bem-estar. No entanto, quando caem em si, se dão conta do tempo perdido e veem que a atividade ainda o espera, causando uma culpa extrema, que pode inclusive gerar uma crise de ansiedade.
A procrastinação pode levar o funcionário a apresentar uma baixa produtividade, diminuindo suas chances de evolução na empresa.
Abaixo, falaremos um pouco sobre algumas consequências que essa prática pode trazer para sua vida.
A maioria dos fatores que levam o funcionário a procrastinar na empresa são emocionais e podem ser desencadeados por fatores internos e externos.
Podemos citar, dentre muitos fatores externos, um ambiente desorganizado, salário abaixo do mercado, falta de perspectiva profissional, falta de liderança, falta de tempo para realizar as tarefas e má gestão.
Se pensarmos nos fatores internos, podemos citar o perfeccionismo, fatores emocionais, medo de errar, insegurança, medo de ser julgado e, às vezes, até o excesso de confiança em si podem ocasionar esse sentimento.
Listamos agora alguns métodos para que se possa reduzir a procrastinação em sua empresa, vejamos quais são:
Uma dica especial para quem costuma procrastinar é ter sempre à mão uma lista de tarefas em ordem de prioridade, para que possam ser feitas e entregues dentro dos prazos estabelecidos.
Uma outra dica é perceber e anotar os momentos durante o dia em que você se sente mais concentrado e produtivo.
Identificar os funcionários que estão procrastinando com muita frequência pode não ser uma tarefa fácil. No entanto, com a ajuda da tecnologia e softwares de RH, isso pode ser facilmente solucionado.
Com Sesame, você pode usar ferramentas como os relatórios de RH para identificar quais funcionários estão passando muito tempo sem produzir ou faltando muito ao trabalho.
Com o People Analytics, você poderá identificar os menos engajados com o ambiente de trabalho e tomar ações para melhorar este ponto. O importante é contar com dados precisos e atualizados quando você precise.
Por isso, se você tem um problema com procratinação de funcionários, Sesame pode te ajudar! Experimente agora transformar a sua empresa com o melhor software de RH do mercado.