Desenvolvimento profissional
Proatividade: como incentivar e reconhecer talentos na sua empresa
Como incentivar a proatividade e reconhecer talentos na sua empresa para construir uma cultura de alto desempenho.
Desenvolvimento profissional
Como incentivar a proatividade e reconhecer talentos na sua empresa para construir uma cultura de alto desempenho.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
26 de dezembro, 2024
A proatividade é importante não só no ambiente de trabalho, mas também no pessoal.
Estimular a proatividade no trabalho também deve fazer parte de uma boa gestão de pessoas, uma vez que essa competência beneficia não apenas o funcionário, que irá se destacar e conseguir possíveis promoções, mas também é ótimo para a empresa porque aumenta a produtividade.
Ao continuarmos, veremos muitos outros benefício e estratégias para se colocar em prática esta competência tão importante.
De maneira bem simples e resumida podemos dizer que proatividade é a competência pessoal que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. Geralmente, as pessoas proativas têm uma boa visão de futuro, identificam necessidades e antecipam problemas.
O profissional proativo é aquele que não espera ordens para se movimentar. É o que pensa por conta própria e consegue tomar pequenas decisões do dia a dia que podem ter um bom impacto sobre os resultados de sua área ou de sua empresa como um todo.
Para que você desenvolva ainda mais essa competência, separamos abaixo dicas valiosíssimas, vamos a elas.
Um dos pontos principais para ser proativo é se organizar. Afinal, está é uma das maiores qualidades para ter a mente livre para pensar e identificar situações adversas.
Portanto, tenha uma rotina organizada para facilitar a visualização dos seus deveres. Assim, você conseguirá estabelecer suas prioridades e se preparar para possíveis problemas.
A princípio a atitude é uma característica muito importante quando falamos em proatividade. Porém, antes de qualquer atitude, se faz necessário analisar o contexto e as condições. É necessário que você tenha conhecimento da situação para tentar apresentar soluções adequadas ao problema.
Quando se consegue antecipar os problemas, fica mais fácil criar soluções que sejam eficientes. Além disso, diminui prováveis impactos que determinada adversidade poderia causar ao ambiente de trabalho. Porém você deve conhecer bastante a área em que atua ou vai atuar e fazer planejamentos.
Nunca confunda proatividade com invasão de espaço. Você deve focar apenas em realizar e melhorar atividades relacionadas ao seu trabalho. Você pode se oferecer para ajudar um colega, ou uma outra área, mas jamais o faça caso não solicitem seu auxílio.
Tenha respeito pelos seus colegas de trabalho, espere ser convidado antes de tomar alguma atitude.
Dentre as inúmeras vantagens nas quais podemos pensar em ser um profissional proativo, separamos algumas das mais desejáveis pelas empresas. Conheça cada uma delas.
Uma pessoa proativa economizar muito tempo ao otimizar as suas decisões. Ser proativo permite que você acelere as suas demandas ao se sentir com autonomia de tomar decisões e fazer escolhas que outras pessoas reativas não fariam.
Uma pessoa proativa consegue se adaptar muito mais facilmente. Essa postura flexível gera maiores resultados para a empresa, pois um colaborador que se adapta facilmente às mudanças no trabalho pode ser direcionado para diversas atividades e setores, gerando mais produtividade e menos custos.
O profissional proativo que demonstra que demonstra desde os primeiros momentos ser uma pessoa que toma iniciativas, que pensa em soluções ao invés de pensar em problemas e que se mostra interessado em aprender e a se desenvolver enquanto colaborador tende a ter bastante vantagem em processos seletivos. Poie é esse profissional que com certeza a empresa procura.
O colaborador proativo tende a ser resiliente, a entender os problemas, se adequar, se adaptar e sobretudo, nunca se desesperar. Sabemos que em um momento de crise é muito importante manter o equilíbrio, otimismo e resiliência e o funcionário proativo acaba tendo vantagens nesses momentos.
Todo bom líder deve incentivar seus colaboradores a serem proativos, pois isso fará bem não somente para a empresa, como para o próprio funcionário. Conheça abaixo algumas das estratégias que você poderá utilizar para esse fim.
Conheça seus colaboradores, bem como o comportamento da sua equipe. Observando estes aspectos você poderá fazer uma gestão de competências e pensar com mais clareza no que pode ser feito para melhorar o desempenho dos seus colaboradores.
É preciso respeitar o perfil e as limitações de cada indivíduo. Ou seja, não se pode esperar que todos tenham a mesma postura frente a um problema, nem fazer comparações. Isso poderá, certamente desmotivar os funcionários.
A grande maioria das empresas, certamente, oferece oportunidades de crescimento, como promoções para cargos e salários melhores para funcionários proativos que se destacam na hora desse tipo de seleção.
Bons líderes fazem toda a diferença no desempenho das equipes. Nesse sentido, o exemplo é sempre uma das melhores maneiras de ensino. Você pode treinar seus líderes e eles com certeza irão inspirar os demais funcionários.
Se você quiser ter colaboradores com essa postura no seu time, invista em bons treinamentos e capacitações. Desse modo, eles naturalmente serão pessoas mais seguras. Com isso, eles vão poder colocar o aprendizado em prática, beneficiando a si próprios e a empresa.
Este tipo de retorno é importante para apontar e alinhar o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido na forma de operacionalizar as demandas dentro da organização.
Nos momentos de feedback não esqueça de ressaltar o quanto a atitude do funcionário contribui para a instituição e para o trabalho dos outros profissionais.
Ofereça gratificações para mostrar que a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários está sendo reconhecida e valorizada. Além da gratificação em dinheiro, também podem ser estabelecidas outras formas de recompensar os trabalhadores, como folgas, passeios, viagens, brindes, entre outros.
Sabemos que problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos, e as empresas querem pessoas que resolvam as questões que estão impedindo o bom andamento dos processos.
Finalmente, uma das forma de incentivar a proatividade dos seus colaboradores pode ser digitalizando a gestão da empresa, principalmente o RH. Por isso, se você quiser saber mais dos nossos serviços, convidamos você a experimentar o software Sesame RH por alguns dias gratuitamente. Você verá que esses benefícios aumentaram a proatividade no seu negócio!
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.