Comunicação empresarial

Employer Branding: Como Transformar Colaboradores em Embaixadores da Marca da Empresa

Entenda o que é employer branding e como implementá-lo na empresa. Acesse e descubra como transformar funcionários em embaixadores da marca!

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Isabel García

HR Consultant

Employer Branding: Criar Colaboradores Embaixadores da Marca

25 de setembro, 2023

Imagine sua empresa se tornar o sonho de trabalho de qualquer pessoa que esteja à procura de uma vaga no mercado de trabalho? E melhor ainda, ser visto por seu público interno com uma empresa na qual vale a pena trabalhar! Tudo isso pode ser conquistado com o employer branding.

Entender a importância de ter boa reputação e comunicação perante os atuais e potenciais funcionários é algo ainda mais estratégico quando se analisa o cenário atual das relações de trabalho. Afinal, cada vez mais as pessoas estão à procura de qualidade tanto no trabalho como na vida pessoal. 

Então, porque não se transformar em uma empresa com a reputação de bom empregador, com colaboradores satisfeitos e que se tornem embaixadores da marca da empresa?

Mas, primeiramente vejamos o que é employer branding e como podemos nos utilizar desse conceito a favor da empresa.

O que é employer branding

O employer branding em uma tradução livre, quer dizer “marca do empregador”. Mas podemos entender como um conjunto de ferramentas e técnicas que são utilizadas para gerar uma impressão positiva no público interno a respeito do local onde trabalham.

Se considerarmos que o maior ativo de uma empresa são seus colaboradores, não trabalhar a marca empresarial de forma consistente com esse público pode ser muito perigoso. Isso porque o mercado nos mostra que os profissionais que acham que a empresa não atende suas necessidades, não pensam duas vezes em deixá-la.

Por isso, o plano para a construção de uma marca empregadora, ou seja, que chame a atenção, consiste em adotar práticas e técnicas para promover a organização junto aos profissionais. Seu ponto central é criar uma identidade que seja capaz de atrair e manter talentos, estabelecendo a empresa como um lugar em que as pessoas desejam trabalhar.

Como implementar o employer branding?

Diante de tudo o que vimos, o que é necessário para que a organização seja um lugar onde as pessoas queiram trabalhar?

Separamos algumas sugestões para que você possa analisar e usar em sua empresa, se ainda não estiver utilizando. Vamos conferir?

Fortalecer a cultura organizacional

Quanto mais fortalecida for a cultura organizacional, mais fácil será para conduzir os funcionários a práticas que vão ao encontro dos objetivos do negócio.

A cultura organizacional tem um papel fundamental na motivação e estímulo dos colaboradores para seu crescimento e, consequentemente, o da empresa. 

Podemos perceber que uma organização que tem uma cultura organizacional fortalecida possui um ambiente de trabalho com um clima mais agradável, o que aumenta a produtividade. Isso porque os profissionais tendem a se comprometer e produzir mais quando se identificam com a visão e as ideias dos gestores, além das políticas implementadas.

Vejamos agora alguns passos que ajudarão no fortalecimento da cultura organizacional de sua empresa:

Contratar pessoas certas

A porta de entrada para trabalhar em uma empresa é o recrutamento e a seleção. Então, é a partir deste momento que o RH deve definir quais as características que o funcionário deverá ter para que se encaixe na cultura da organização.

Partir desse princípio traz uma relação benéfica para ambos os lados. O novo profissional já assume seu cargo sabendo o que a empresa espera dele, como se comportar, o que deve fazer e quais os valores defendidos por aquela organização. A empresa por sua vez contrata o profissional que agrega às suas ideias e que agirá de acordo com elas.

Ter um líder eficaz

Como o responsável pela criação da cultura da empresa, o líder tem a grande responsabilidade de dar o exemplo aos seus liderados. Por isso, deve ser o primeiro a respeitar os valores e as regras para que os outros o sigam.

Ele deve ser o grande motivador e incentivador de sua equipe, para que todos se comprometam com a identidade da empresa e priorizem as ações que agreguem à cultura da organização.

Reconhecimento e recompensa ao liderado também fazem parte do papel do líder. Dessa forma, eles se sentirão valorizados e, consequentemente, procurarão atingir ainda mais os resultados esperados.

Engajamento e reconhecimento

Através do reconhecimento de seu trabalho e esforço por seu líder e pela empresa, o funcionário passará a se engajar cada vez mais, para que possa ter oportunidades de crescimento pessoal e financeiro.

O reconhecimento profissional pode acontecer de diversas formas. Um feedback positivo, um elogio, uma promoção, um bônus salarial, benefícios, treinamentos, ou até um plano de carreira podem ser formas de reconhecer um funcionário ou um time todo.

Comunicação interna eficaz

Para que a empresa seja vista no mercado como uma empresa que atrai bons funcionários, é necessário que sua comunicação interna seja impecável. Isso se dá porque a transmissão e o compartilhamento de informações são fatores importantíssimos para a cultura organizacional.

É através da comunicação interna que os valores, a missão, visão e objetivos da empresa serão vistos e entendidos pelos colaboradores. Podemos dizer então, que o objetivo principal da comunicação interna é alinhar e engajar os funcionários com o que a empresa prega.

Como resultados da comunicação interna eficaz temos alguns itens que com certeza melhorarão, e muito! Vejamos:

Melhoria do clima na organização

Quanto maior for o envolvimento entre os funcionários, mais respeitoso, produtivo e leve o clima interno será. Assim, com o engajamento e envolvimento dos colaboradores perceberemos que o entrosamento aumentará, fortalecendo a interação e a sintonia entre o time.

Aumento da produtividade

A partir do momento em que o funcionário passa a entender sua importância e do seu trabalho para o desenvolvimento da empresa, ele passa a produzir mais e melhor.

Diminui boatos

A partir do momento em que a comunicação interna é efetiva, os boatos e fofocas tendem a desaparecer, pois as informações não serão desencontradas e mal distribuídas. Sabemos que não há nada mais desagradável do que trabalhar em um ambiente cheio de fofocas e assuntos encobertos.

Desenvolvimento profissional e crescimento na empresa

Para finalizar, podemos dizer que o desenvolvimento profissional dos colaboradores está intimamente ligado ao crescimento da empresa. Ou seja, quanto mais o funcionário se desenvolver profissionalmente, maior será o crescimento da empresa, e consequentemente o seu!

Por isso é importante que toda empresa tenha em mente que seu bem mais precioso é seu funcionário, pois ele pode fazer a empresa se tornar um sucesso ou um fracasso, pense nisso!

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