Tendências de RH

Geração Z: entenda o que é e sua relação com o trabalho

Conheça as características da Geração Z no mercado de trabalho e saiba como se adaptar às mudanças que estão trazendo para as empresas!

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Isabel García

HR Consultant

geração z definição

23 de dezembro, 2022

Não é novidade que a geração Z já chegou no mercado de trabalho e está revolucionando várias empresas, que buscam se adequar ao seu estilo de ver o mundo para atrair esses talentos.

Porém, para algumas empresas é mais difícil se adaptar a essa nova realidade, já que exige uma grande mudança em várias esferas, como contratação, gestão de pessoas, gestão de tarefas e plano de carreira, por exemplo.

Se a sua empresa ainda não começou a olhar para essa nova geração ou está tendo dificuldade em entendê-la, continue lendo e comece a se preparar para o futuro do mercado de trabalho!

O que é geração Z?

Geração Z, também chamada de nativos digitais, é a nomenclatura sociológica dada para as pessoas que nasceram a partir da metade dos anos 90 até 2010, período em que houve a popularização da internet. Essa é a primeira geração que nasceu em um ambiente digital, já que vivenciou o boom tecnológico e se desenvolveu junto com essas tecnologias, tendo grande facilidade em lidar com elas.

Eles são frequentemente descritos como sendo mais independentes e adaptáveis do que as gerações anteriores, além de terem maior preocupação com a diversidade e a inclusão, e o desejo de fazer a diferença no mundo.

Segundo a ONU, essa os nativos digitais já representam 31,5% da população mundial, sendo que sua maioria já está no mercado de trabalho ou está entrando agora.

Características da geração Z

A geração Z traz diversas características que a diferencia das gerações anteriores, sendo algumas das principais:

Digitais

Por terem crescido já inseridos no meio tecnológico, essa geração conhece e interage com os mais diversos equipamentos eletrônicos e tecnológicos, inclusive simultaneamente. São grandes adeptos às redes sociais e usam o smartphone para tudo que for possível.

Imediatistas

Como estão acostumados com a instantaneidade do ambiente digital, também esperam que tudo aconteça de forma imediata na vida, muitas vezes não tendo paciência com processos e atividades cujos resultados são mais demorados.

Pragmáticos

Esses jovens são mais práticos, realistas e objetivos. Possuem um pensamento lógico, são autodidatas e responsáveis. Além disso, também prezam por satisfazer suas necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal.

Empreendedores

De acordo com a Forbes, a geração Z tem 55% mais interesse em abrir seu próprio negócio em comparação com a geração anterior, os millennials. Esse desejo está muito ligado ao desejo de uma maior independência e sucesso financeiro.

Comunicativos

Nascidos num momento onde a comunicação se transformou, tendem a ser muito mais comunicativos e tentam resolver as diferenças por meio do diálogo.

Até por isso, os feedbacks são muito valorizados por essa geração. Além disso, são mais ativistas e empáticos, buscando compreender as diferenças e respeitá-las.

Adaptáveis

Como passaram por diversas situações e contextos diferentes ao longo da vida, principalmente tecnológicos, essa nova geração possui uma facilidade muito maior a se adaptar a diferentes ambientes e realidades.

Geração Z e o mercado de trabalho

Por terem características diferentes das gerações anteriores, também trazem grandes mudanças para o mercado de trabalho, por isso, se a sua empresa quer contratá-los, precisa se adaptar a algumas novas realidades.

Qualidade de vida

A geração Z não é movida apenas pelo dinheiro. Para eles, conseguir conciliar a vida pessoal com a profissional é muito importante. 

Autonomia

Se a sua empresa é “quadrada”, com dress code rígido, hierarquia verticalizada e sem nenhuma flexibilidade de horário, saiba que, provavelmente, será muito difícil atrair e manter essa geração.

Eles buscam um ambiente flexível e horizontal, onde possam dar opiniões e ver suas ideias sendo valorizadas e executadas. 

Por isso, se você deseja contar com talentos dessa nova geração, é preciso rever os processos da sua empresa, desde a contratação até as formas de se relacionar com os funcionários e a gestão de pessoas.

Alta rotatividade

Por serem imediatistas, eles são impacientes e buscam crescimento rápido. Por isso, não se interessam por fazer carreira em uma empresa, assim como as gerações anteriores.

São movidos por desafios e estão sempre em busca de algo novo e que lhes permita novos aprendizados, além de uma melhor qualidade de vida.

Flexibilidade

Nada de horário fixo de entrada e saída do trabalho, ou ir ao escritório todos os dias. Essa geração prefere trabalhar em home office e ter a liberdade de poder viajar enquanto trabalha.

Para eles, a melhor forma de trabalhar é não ser cobrado pelas horas trabalhadas, mas sim pelas demandas entregues e metas atingidas. Por isso pode ser interessante possuir um gestor de tarefas para manter o controle de suas demandas.

Afinal, não faz diferença a hora que está trabalhando, desde que tudo seja entregue da melhor forma.

Crescimento profissional

Ficar em um mesmo cargo ou fazer a mesma coisa por muito tempo vai contra as expectativas dessa geração em relação ao trabalho.

Como possuem uma mentalidade mais empreendedora, estão sempre em busca de mais conhecimento e realização profissional. Por isso, possuem a necessidade de um plano de carreira claro e que os permita crescer de forma mais rápida.

Tecnologia

Por ser uma geração que nasceu no meio digital, buscam empresas que prezam pela tecnologia. Mesmo que não seja uma empresa do ramo de tecnologia, para eles é importante lidar com processos automatizados e digitalizados no seu dia a dia.

Contribuição social

Os jovens dessa geração buscam ver um propósito no seu trabalho e entender de que forma está contribuindo para a sociedade e para um mundo melhor.

Por isso, o propósito da empresa e sua ação social é algo que vai influenciar diretamente na decisão de permanecer na empresa por um período maior de tempo. Além disso, dificilmente permanecerão por muito tempo em um local que vai contra seus valores pessoais.

Importância da digitalização de processos para a geração Z

A digitalização de processos é importante para a geração Z por várias razões. Primeiro, a geração Z é muito fluente em tecnologia e está acostumada a usar smartphones e aplicativos para acessar informações e realizar tarefas. Portanto, a digitalização de processos facilita o acesso à informação e a realização de tarefas.

Além disso, a digitalização de processos pode aumentar a eficiência e a produtividade, pois permite que as tarefas sejam realizadas de forma mais rápida e eficiente. Isso pode ser especialmente importante para a geração Z, que é conhecida por valorizar a eficiência e a produtividade.

Por fim, a digitalização de processos pode aumentar a segurança e a privacidade dos dados, pois permite que as informações sejam armazenadas e transmitidas de forma mais segura. Isso pode ser especialmente importante para a geração Z, que valoriza essa maior segurança da informação.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha te ajudado a entender melhor as necessidades dessa nova geração que está entrando no mercado de trabalho. E para te ajudar a digitalizar os processos da sua empresa e se adaptar a esses novos talentos, conte com o software de Sesame RH!

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