Gestão de tarefas

10 ferramentas de IA para organizar tarefas e ser mais produtivo

Aqui você pode encontrar as 10 ferramentas de IA para organizar suas tarefas e ser mais produtivo, não deixe de acompanhar.

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

inteligência artificial para tarefas

6 de fevereiro, 2024

Hoje, vamos conversar um pouco sobre as 10 ferramentas de IA para organizar tarefas, e que tornam suas atividades mais produtivas.

Antes de mais nada, vejamos quando o termo inteligência artificial foi criado. O termo foi criado em 1956, mas só se popularizou hoje graças aos crescentes volumes de dados disponíveis, algoritmos avançados e melhorias no poder e no armazenamento computacionais.

Mas, antes de tudo, vejamos o que é um software de inteligência artificial. Continue a leitura e saiba muito mais sobre o assunto!

sesame hr logo

Otimize a produtividade e a colaboração com o gerenciador de tarefas da Sesame RH

Atribua, acompanhe e conclua tarefas de maneira eficiente, mantenha sua equipe focada nos objetivos e alcance resultados excepcionais em cada projeto.

O que é um software de inteligência artificial?

Um software de inteligência artificial é uma aplicação que utiliza algoritmos e técnicas de aprendizado de máquina para processar dados e executar tarefas de forma autônoma.

Nesse sentido, podemos dizer que em sua forma mais simples, a inteligência artificial é um campo que combina ciência da computação e conjuntos de dados robustos para possibilitar a solução de problemas.

Ela analisa informações, identifica padrões e toma decisões com base nesses dados. Esses programas são projetados para simular a inteligência humana, realizando tarefas como reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural e tomada de decisões.

Eles são amplamente utilizados em uma variedade de setores, incluindo saúde, finanças, varejo e automação industrial. Sobretudo, esses softwares estão se tornando cada vez mais sofisticados e, além disso, são capazes de aprender e se adaptar com o tempo, melhorando continuamente sua capacidade de realizar tarefas complexas.

Ferramentas de Inteligência artificial para organizar tarefas de trabalho

A inteligência artificial para organizar tarefas pode ajudar as pessoas a aumentar sua produtividade de várias maneiras. Além disso, ela pode:

  • Fornecer assistência pessoal para organizar agendas e tarefas,
  • Automatizar tarefas rotineiras e repetitivas,
  • Ajudar na tomada de decisões com base em dados,
  • Analisar grandes volumes de informações em tempo real e fornecendo insights úteis,
  • Ao mesmo tempo, permitir a comunicação e colaboração remota em tempo real,
  • Desenvolver soluções personalizadas para problemas específicos,
  • Aumentar a eficiência dos processos de negócios, permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas.

Separamos para você as 10 melhores ferramentas de IA para organizar tarefas, para que você escolha a que mais se adapte em sua gestão de negócios. Vejamos:

Ferramentas de IA para organizar tarefas de trabalho

  • Copilot: oferece assistência inteligente durante o desenvolvimento do software, para fornecer sugestões de código em tempo real.
  • Google Duet: a ferramenta foi feita para auxiliar os profissionais de empresas que usam o sistema Google Workspace a ter maior produtividade.
  • Zoom QI: possibilita a criação de insights acionáveis diretamente das interações com clientes do Zoom Meetings e Zoom Phone.
  • Motion: ferramenta poderosa de animação que facilita a criação de títulos em 2D, 3D e 360°, transições e efeitos realistas em temporeal.
  • Timely: aplicativo de monitoramento de tempo totalmente automático e baseado em nuvem, com aplicativos nativos para iOS, Android, Mac e Windows.
  • Smarttask: sistema de gestão de tarefas que auxilia na colaboração para equipes de diversos segmentos.
  • Ellie: ferramenta de produtividade que imita o seu estilo de escrita para criar respostas personalizadas, aumentando a eficiência da comunicação.
  • Clayboard: com ele, você pode criar agendas e procedimentos de reunião. Nesse sentido, você poderá usar notas, apresentações, divisões e solicitações para aplicativos e atividades
  • Timehero: à primeira vista, é um aplicativo inteligente de gestão de trabalho que facilita o planejamento automático da melhor hora para trabalhar em tarefas e projetos diários.
  • Sesame RH: com esse software de recursos humanos, você pode automatizar o acompanhamento das tarefas da sua equipe. Além disso, você pode contar com a ajuda da IA para planejar melhor o tempo e a função de cada funcionário nos projetos.

Como usar a IA para organizar tarefas e para melhorar a produtividade dos funcionários?

No pico da era digital, a inteligência artificial surge como uma força transformadora nas operações corporativas.

Além disso, ela pode desempenhar um papel central na remodelação da maneira como as empresas conduzem suas tarefas essenciais em diversas esferas de atuação.

Sobretudo, para usar a IA na organização de tarefas e para melhorar a produtividade dos funcionários, é necessário seguir algumas etapas chave. Vamos ver a seguir quais são:

  • Identificação da área: primeiramente, é essencial identificar as áreas específicas onde a IA pode ser aplicada com eficácia.
  • Selecionar as ferramentas: Em seguida, é importante selecionar as ferramentas de IA adequadas que atendam às necessidades da equipe e dos projetos em questão.
  • Integração: Uma vez que as ferramentas de IA tenham sido escolhidas, é crucial integrá-las ao ambiente de trabalho de forma eficiente.
  • Treinamento: contudo, isso pode envolver o treinamento da equipe para utilizar as novas ferramentas, a personalização dos algoritmos de IA para se alinharem com os processos internos da empresa e o estabelecimento de protocolos para garantir a segurança e privacidade dos dados.
  • Monitoramento e avaliação: além disso, é fundamental monitorar e avaliar regularmente o desempenho das ferramentas de IA fazendo ajustes conforme necessário, para garantir que elas estejam realmente contribuindo para a organização de tarefas e para a melhoria da produtividade dos funcionários.

Benefícios da IA para organizar tarefas

Ao implementar a IA de maneira estratégica e cuidadosa, as empresas podem colher uma série de benefícios, vejamos cada um deles:

Melhoria de processos e automação da comunicação

Os processos e ações passam a ser mais rápidos e eficientes, justamente porque são automatizados a partir de um sistema de algoritmos que reconhecem padrões e contexto.

Tempo e carga de trabalho reduzidos

A Inteligência Artificial permite que a empresa e seus funcionários aproveitem melhor o tempo para outras atividades que demandam mais tempo de trabalho, pois soluciona tarefas rotineiras e repetitivas.

Segurança

Os sistemas de IA podem detectar transações suspeitas em tempo real e evitar fraudes ou ataques cibernéticos. Com a atualização constante, existe a possibilidade de criar sistemas robustos de proteção, que protegem não só a empresa e seus funcionários, mas o usuário também.

Redução de custos

Depois de implementada e devidamente treinada, a inteligência artificial ajuda a reduzir custos, evitando problemas como inatividade e acidentes, ao mesmo tempo que pode manter o cliente engajado para solucionar algum problema padrão. O mesmo ocorre com os funcionários: a IA contribui para otimizar e personalizar seu trabalho de acordo com a demanda.

Agora que você já conhece as principais características da Inteligência Artificial, é hora de inseri-la em sua empresa, não é mesmo?

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
4 estrelas (52 votos)
VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


Economize tempo em todas as tarefas que você precisa fazer para gerenciar sua força de trabalho.