Gestão de turnos
Escala 5×1: Como implementar e gerenciar a jornada de trabalho na sua equipe
Saiba como implementar e gerenciar a jornada na sua equipe através da escala de trabalho 5x1 e tire proveito dessa facilidade.
Gestão de turnos
Saiba como implementar e gerenciar a jornada na sua equipe através da escala de trabalho 5x1 e tire proveito dessa facilidade.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
16 de outubro, 2024
No artigo de hoje conheceremos a escala de trabalho 5×1, como implementá-la em seu negócio e fazer o correto gerenciamento da sua equipe.
Empregados e empregadores têm por meio da Constituição Federal e na Consolidação das Leis Trabalhistas importantes instrumentos que determinam as regras que devem ser cumpridas nos diversos tipos de escalas de trabalho disponíveis.
Com o surgimento de novas profissões e novas demandas, foi preciso alterar as jornadas de trabalho para comportar as necessidades do mercado. Com isso, novas escalas surgiram para se adequar a essa nova realidade.
Porém, ainda existem empesas que não respeitam a lei e que acabam gerando transtornos e doenças tanto físicas quanto emocionais para seus colaboradores.
Caso seja a pretensão de seu negócio trabalhar neste tipo de escala, vamos abordar pontos bem estratégicos. Vejamos.
Na escala de revezamento 5×1, a cada 5 dias trabalhos pelo funcionário, ele tem uma folga. Dessa forma trabalha-se 6 dias na semana, portanto a jornada de trabalho não deve ultrapassar 7 horas e 20 minutos. Na escala 5×1 folga-se um domingo a cada sete semanas, conforme determina a lei.
Só para exemplificar, se em uma semana o funcionário começa a trabalhar na segunda, sua folga cairá no sábado. Retornará ao trabalho a partir de domingo até sexta e assim por diante.
Com efeito, vale a pena lembrar que os intervalos também são contemplados na escala 5×1. Em outras palavras, o trabalhador que cumpre mais de seis horas de jornada tem direito a uma hora de intervalo intrajornada; no mínimo 11 horas de intervalo interjornada; e 24 horas de descanso na semana (DSR). Tudo isso sem desconto no pagamento.
Vejamos agora a maneira mais eficaz de fazer esse controle de horário de jornada de trabalho.
O meio mais eficaz de realizar o controle da jornada de trabalho é por meio do registro de ponto. É possível gerar esse documento automaticamente com o uso de um ponto eletrônico, ou ainda de forma mecânica ou manual.
Pois, é na folha de ponto que são registradas todas as entradas e saídas do funcionário, inclusive para o intervalo intrajornada, bem como atrasos e faltas.
Desse modo, é de suma importância que a empresa conte com um sistema de controle de ponto que agregue praticidade, rapidez e confiabilidade.
Cada tipo de escala serve para atender diferentes necessidades de uma vaga. Nesse sentido, cada modalidade de horário e trabalho existem benefício e desafios a serem enfrentados. E com esse tipo de escala não seria diferente.
A escala 5×1 tem o máximo de aproveitamento quando a função a ser cumprida precisa de um revezamento. Dessa forma, mais de um funcionário vai ocupar a mesma função em horários alternados, ou seja, são feitos os turnos.
Para os trabalhadores um benefício significativo é a quantidade de horas trabalhadas. Na escala 5×1 o trabalhador permanece em serviço por até 7 horas e 20 minutos com, no mínimo, uma hora de almoço.
Já para as empresas a vantagem é não ficar desguarnecida de funcionários em nenhum momento das 24 horas do dia.
Segundo a CLT, a jornada de trabalho semanal de um trabalhador deve ser de no máximo 44 horas.Entretanto, quando o trabalhador excede esse tempo de trabalho, a empresa precisa pagá-lo por isso.
Com essa base, então, é possível distribuir essas 44 horas semanais de diversas formas como em uma escala 5 por 2, 5×1, 6×1, etc. A maneira como elas se dividem é justamente a escala de trabalho, variando de acordo com a empresa, o tipo de cargo e a área.
A escala 5×1 gera algumas discussões quanto à lei, embora não a infrinja. A CLT define que o descanso semanal remunerado deve ser dado preferencialmente aos domingos, contudo, não é obrigatório, o que permite que ele aconteça em outros dias.
No entanto, devido à natureza do trabalho em escala 5×1, nem sempre será possível a folga no domingo. Desse modo, a lei prevê que a folga aos domingos seja obrigatória e realizada da seguinte forma:
A empresa deve pagar uma multa pelo não cumprimento desta norma.
A princípio, esse formato de horário de trabalho é ideal para funções de atuação contínua, ou seja, quando os profissionais fazem revezamento para garantir que sempre haja um funcionário em serviço. Em suma, serve para empresas que funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Podemos aqui citar algumas profissões que podem seguir esse tipo de escala:
Para que a escala 5×1, dê certo de modo que os horários sejam cumpridos sem lacunas, são necessários três turnos. Desta forma, o posto nunca ficará desguarnecido.
A escala 5×1 atinge sua eficácia máxima quando é necessário revezar a função a ser cumprida.. Isso significa que mais de um funcionário ocupa a mesma função em horários alternados.
Essa prática, normalmente, recebe o nome de turno. Cada turno se inicia no momento exato em que o turno anterior se encerra, de modo que haja o rendimento do funcionário, ou seja, que ele seja substituído por outro sem que o posto fique vazio.
Os turnos costumam acontecer nos seguintes horários:
É importante destacar que, em escalas como essas, é necessário contratar um quarto trabalhador. Ele ocupará o posto em caso de ausências, licenças médicas ou férias. Normalmente, nomeamos esse colaborador de folguista.
Como já dissemos, cada tipo de trabalho tem suas características, cabe ao trabalhador se adequar a estas diferenças, e ficar sempre atento para que todos os seus direitos trabalhistas estejam sendo respeitados.
Já as empresas devem sempre estar bem assessoradas para que não descumprir nenhuma lei trabalhista e precisem passar pelo incômodo de responder a uma ação trabalhista.
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.