Gestão

Gestão empresarial: sua importância para a inovação e crescimento

Mostraremos os tipos de gestão empresarial e como inovar para o benefício das empresas se você for um líder de equipe.

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Isabel García

HR Consultant

Software para a gestão empresarial

21 de maio, 2024

A princípio, devemos ter a consciência de que a qualidade da gestão empresarial influencia diretamente na qualidade dos serviços que sua empresa oferece, o que, por sua vez, impacta na solidez do seu negócio.

O mais recomendado é investir em um profissional qualificado e em ferramentas que possam aperfeiçoar esse processo e na gestão de pessoas.

Como fazer uma boa gestão empresarial?

A gestão empresarial busca administrar uma empresa de forma que ela tenha seu melhor desempenho e atue para garantir os melhores resultados. Dessa forma, separamos abaixo alguns tópicos para facilitar sua gestão, vejamos.

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Otimize a produtividade e a colaboração com o gerenciador de tarefas da Sesame RH

Atribua, acompanhe e conclua tarefas de maneira eficiente, mantenha sua equipe focada nos objetivos e alcance resultados excepcionais em cada projeto.

Conheça sua empresa

Conhecendo a fundo sua empresa, você será capaz de tomar as melhores decisões frente a qualquer necessidade, pois saberá do que é capaz ou se precisará de ajuda.

Conheça o mercado

O mercado se atualiza diariamente com novas ferramentas e soluções, por esse motivo, a empresa precisa estar ciente da importância de se manter atualizada com o que o mercado tem de melhor, para que desse modo não fique para trás.

Liderança

Com efeito, o líder é o grande responsável por manter seus colaboradores motivados. E isso somente será possível, se o profissional aplica a gestão empresarial diariamente e a tem como base para montar suas estratégias e modelos. Isso, com certeza, influenciará positivamente seus colaboradores.

Bom ambiente de trabalho

Empresas que buscam maior eficácia em seus processos precisam, obrigatoriamente, de uma equipe que possua uma excelente comunicação interna e uma relação perfeita. Em um ambiente onde exista o bom relacionamento entre os colaboradores haverá harmonia, respeito e a vontade de produzir com qualidade.

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada na gestão de qualquer empresa. Portanto, busque ferramentas que possam otimizar processos, aumentar a produtividade e melhorar a comunicação interna.

Capacite sua equipe

Seus funcionários são o coração da sua empresa. Por isso, invista em capacitação e treinamentos que desenvolvem suas habilidades e conhecimentos. Uma equipe bem treinada pode trazer grandes resultados para o seu negócio.

Estabeleça uma boa comunicação

A comunicação é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Por isso, crie canais eficientes de comunicação que permitam o fluxo de informações de maneira clara e objetiva.

Defina metas claras

Toda organização precisa saber onde quer chegar. Estabelecer metas claras e objetivos bem definidos ajudará a guiar suas ações e a motivar a equipe a alcançá-las.

Monitoramento e feedback

Saber como está o desempenho da organização e de cada membro da equipe é fundamental. Monitorar o progresso e dar feedbacks construtivos ajudará você a fazer ajustes necessários e permitirá que sua equipe saiba como está se saindo.

Qual são as funções de um gestor empresarial?

O papel principal do gestor é o de motivar as pessoas que estão na empresa com o propósito de contribuir para o crescimento individual. Porém, ainda existem outras funções que também são muito relevantes, vejamos abaixo.

Fazer o planejamento estratégico

O gestor deverá elaborar planejamento estratégico, a fim de delegar funções para cada um dos envolvidos na organização. Através de um documento, as equipes recebem direcionamentos e diretrizes para obter resultados.

Esse planejamento dará responsabilidade a cada um para que todos cooperem para o crescimento da empresa, mantendo um alto índice de produtividade.

Delegar as tarefas para as pessoas

O gestor não deve acumulador funções. Uma das características de uma boa gestão é delegar tarefas. Essa distribuição consegue distribuir as responsabilidades, o que contribui também para maior autonomia dos liderados.

Distribuir adequadamente os recursos disponíveis

A divisão dos recursos para a concretização de um projeto deve ser passada pelo gestor. Em síntese, essa função precisa ser cuidadosamente explorada pelo gestor organizacional.

Definir as metas e objetivos do time

As metas e os objetivos precisam estar de acordo com os interesses da organização com o alcance real da equipe. Existem empresas que colocam metas inalcançáveis para os colaboradores. Isso pode ser bem prejudicial para os liderados a ponto desmotivar o grupo.

Motivar a equipe

Esta é também função do gestor, afinal, ele tem uma visão capaz de enxergar as ameaças, oportunidades e capacidade individual dos seus colaboradores. Essa visão consegue direcionar a equipe para o objetivo e incentiva o alcance de resultados.

Gerenciar conflitos

É com a visão estratégica e de equilíbrio de um moderador que o gestor encontrará um ponto em comum para dirimir possíveis conflitos.

Monitorar resultados

A princípio, monitorar os resultados e saber para onde a empresa está indo é uma obrigação do líder. Para isso, torna-se fundamental o monitoramento dos resultados das equipes.

Ajustar as estratégias

O gestor precisa estar em constante ajuste, pois nem sempre o que está sendo feito trará o resultado esperado. Dessa forma, sua função exige também uma boa tomada de decisão.

Quais são os 3 principais tipos de gestão empresarial?

Vamos agora conhecer os três principais tipos de gestão empresarial.

Gestão por processos

O modelo de gestão por processos deseja atingir resultados a partir da diminuição de custos operacionais, ganhos na produtividade e da satisfação dos clientes. Portanto, para isso, identifica, executa, monitora, controla e melhora os processos.  

Auxilia na definição das políticas que orientam as operações da empresa, com foco na eficiência e eficácia. Os gestores são os grandes responsáveis pelo gerenciamento, ou seja, não há participação direta dos colaboradores. As principais características da Gestão de Processos:

  • Mapeamento e uniformização de processos organizacionais
  • Disponibilidade de informações a respeito dos processos
  • Identificação, criação e divulgação interna das melhores práticas
  • Monitoramento e avaliação de desempenho dos processos
  • Foco nas melhorias contínuas nos processos
  • Compromisso em atender às expectativas dos clientes

Gestão participativa

A participação realmente acontece, o que exige envolvimento dos colaboradores, pois trata-se de um formato mais aberto de gerenciamento. Nele, a tomada de decisão não está exclusivamente nas mãos das lideranças, mas de todos.

Na gestão participativa, as empresas fazem questão que seus funcionários sejam tão qualificados quanto os gestores para otimizar as tarefas diárias.

As principais características da gestão participativa:

  •  Produtividade e incentivo à proatividade
  •  Sentimento de pertencimento e colaboração nos colaboradores
  •  Crescimento profissional em todos os níveis da organização
  •  Otimização do tempo para solução e entrega de demandas
  •  Redução de custos em razão da proposta de autogestão

Gestão por resultados

É um modelo de gestão de empresas que prioriza, acima de tudo, o que pode ser feito para alcançar os resultados desejados, acima de como pode ser feito, como acontece na gestão tradicional.

Por ser focado em objetivos e metas, esse tipo de gestão gera a otimização de custos e tempo, melhorando o desempenho e a eficiência, não apenas, da empresa, como também de suas equipes.

Separamos as principais características da gestão por resultados, sendo elas:

  • Foco no resultado, acima dos processos;
  • Liderança participativa;
  • Integração de todos os setores da empresa;
  • Participação e responsabilidade de todos os colaboradores na formulação e cumprimento dos objetivos e resultados;
  • Determinação de metas para as equipes;
  • Acompanhamento do desenrolar das metas impostas;
  • Feedbacks sobre o alcance das metas.

Importância do departamento de RH na gestão empresarial

O departamento de RH, com toda a certeza, desempenha uma função fundamental na definição da estratégia de negócios da empresa. Dessa forma colabora com a alta administração identificando as necessidades de pessoal, desenvolvendo planos de sucessão, promovendo a diversidade e a inclusão e garantindo uma cultura organizacional adequada.

Dessa forma, esse setor se tornou um parceiro estratégico, e contribui para o crescimento e o sucesso da empresa.

Se você quiser saber mais sobre gestão empresarial e a importância de uma boa gestão de pessoas, continue no blog da Sesame RH.

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