Gestão

Capacitação profissional: sua importância no mercado de trabalho

Conheceremos hoje a importância da capacitação profissional no mercado de trabalho e os benefícios para a empresa e colaboradores.

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Gestão de capacitação profissional

19 de julho, 2024

No cenário atual, marcado pela rápida evolução tecnológica e mudanças constantes nos padrões de trabalho, a capacitação profissional tornou-se um diferencial competitivo indispensável. O mercado valoriza cada vez mais os indivíduos que buscam se manter atualizados e adaptados às demandas do ambiente profissional.

Profissionais capacitados têm maior segurança no emprego, pois estão mais preparados para lidar com os desafios e demandas do mercado. Eles são vistos como ativos valiosos pelas empresas, o que reduz o risco de desemprego em períodos de instabilidade econômica.

A capacitação profissional é uma melhor adaptação dos colaboradores dentro de uma empresa para que eles possam desempenhar melhor os seus respectivos papéis. Ela pode ser aplicada por treinamentos, cursos e palestras. Dessa forma, a capacitação profissional pode ser tanto pela área das hard skills como também das soft skills.

Além disso, ela visa proporcionar aos colaboradores conhecimentos e habilidades necessárias para desempenhar seus papéis de forma eficaz, auxiliando assim na execução dos objetivos da organização. Verdade seja dita, os resultados obtidos por meio dos treinamentos são capazes de contribuir diretamente para qualquer área da organização.

Qual a importância da capacitação profissional?

Veja abaixo alguns dos principais benefícios da capacitação profissional para os colaboradores:

sesame hr logo

Melhore os resultados de seus funcionários e de seu negócio da Sesame RH

Elimine tarefas mecânicas, economize tempo e aumente a produtividade. A inteligência de negócios para seus Recursos Humanos que transforma a experiência de sua equipe.

Desenvolvimento de competências

A capacitação profissional oferece aos colaboradores a oportunidade única de aprimorar suas competências técnicas e comportamentais. Esse desenvolvimento ajuda não só na melhoria na execução de suas atividades, mas também amplia seu conjunto de habilidades, preparando-os para assumir desafios mais complexos.

Adaptação

Quando os colaboradores adquirirem novos conhecimentos e habilidades, eles ganham mais segurança e acabam exercendo o seu trabalho com muito mais autonomia.

Dessa maneira, se sentem prontos para assumir projetos cada vez maiores e até mesmo para superar os desafios e mudanças que o mercado apresenta com mais confiança.

Aprendizado contínuo

A capacitação profissional também incentiva uma mentalidade de aprendizado contínuo. Com efeito, as pessoas se tornam mais abertas a novas ideias e determinadas a explorar fora de sua zona de conforto.

Oportunidades de crescimento

Certamente, a capacitação profissional é o caminho para abrir novas portas de crescimento na carreira. Certamente, as pessoas que demonstram comprometimento com seu desenvolvimento serão as escolhidas para posições de maior responsabilidade.

Reconhecimento

Colaboradores que investem em sua capacitação muitas vezes ganham reconhecimento dentro e fora da empresa, como aumento de salário, bonificações, promoções, e até mesmo premiações.

Quais são os tipos de capacitação profissional?

Sabendo da importância da capacitação profissional no ambiente de trabalho, não só para a empresa, mas também para os colaboradores, confira a seguir 10 diferentes tipos de capacitação profissional que você poderá aplicar:

Otimização de competências

A gestão eficaz de pessoas trás cada vez mais resultado aos negócios. Em um cenário em que as mudanças acontecem em um ritmo acelerado e as equipes precisam se adaptar mais rapidamente, a otimização de competências traz uma série de benefícios. Nesse contexto, as competências – o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para concorrer e ter sucesso em um mercado, desempenham um papel fundamental.

Onboarding e integração

Outro tipo de capacitação profissional muito importante diz respeito a integração de novos talentos, ou seja, o onboarding.

Garantir que o novo colaborador conheça melhor os processos da empresa e os novos colegas de trabalho pode acelerar a curva de aprendizado de um novo colaborador e por isso a adaptação dele será uma capacitação fundamental.

Capacitação profissional de novas lideranças

Sem dúvida, um dos papéis de um bom líder é garantir que dentro de sua equipe tenha profissionais que possam substitui-lo um dia. Sendo assim, é fundamental que o RH desenvolva programas de liderança e garanta que novas habilidades estejam sendo aprendidas pelos colaboradores com potencial de liderar.

Capacitação profissional de soft skills

As empresas costumam valorizar não somente as habilidades comportamentais, mas também as competências técnicas dos colaboradores. Diante disso, saber se comunicar, trabalhar em equipe e até trabalhar com feedbacks são habilidades muito valorizadas no mercado.

Dessa maneira, apoiar o colaborador para que ele desenvolva suas diferentes soft skills é uma ótima forma de capacitá-lo profissionalmente.

Treinamento de habilidades técnicas

Apoiar que o colaborador realize um treinamento, MBA e conquiste novas certificações é uma forma de capacitação profissional que a empresa poderá fornecer. A capacitação das hard skills é um dos pilares para qualquer empresa que deseja apoiar o desenvolvimento do seu corpo de profissionais.

Capacitação profissional obrigatória

Dependendo do campo de atuação do colaborador, existem capacitações profissionais que são obrigatórias. Esses treinamentos são comumente chamadas de Normas Regulamentadores, ou NRs.

Ensino à distância

O treinamento virtual está cada vez mais comum entre empresas que atuam no modelo híbrido ou no home office. Ele pode ser uma ótima forma de promover a capacitação profissional e identificar os canais em que o seu grupo de stakeholders mais se interessam, como vídeos, podcasts, leituras, entre outros.

Ensino presencial

Ele pode ser combinado para apoiar uma outra forma de capacitação profissional, como de hard skills ou obrigatória.

Blended learning

Método utilizado por corporações que oferecem um modelo híbrido de atuação. O blended learning se apoia na aplicação do ensino presencial e a distância, criando um treinamento dinâmico e estratégico para os colaboradores.

Gamificação

Modelo de treinamento e capacitação profissional bastante utilizado. Ele oferece senso de desenvolvimento prático, competitividade saudável e recompensas.  Diante disso os colaboradores tendem a serem mais engajados nos treinamentos, gerando resultados mais rápidos.

Benefícios de investir na capacitação profissional nas empresas

Vejamos agora os principais benefícios de investir no treinamento e capacitação de profissionais na empresa.

Retenção de talentos

Com efeito, quando a empresa oferece capacitação profissional, ela deixa de ser apenas um ambiente de trabalho e passa a ser vista como um espaço de aprendizado.  Assim, os profissionais que buscam constante evolução e novos desafios conseguirão crescer com a empresa e permanecer trabalhando nela. 

Engajamento das equipes

Quando a empresa se preocupa com o conhecimento e a carreira dos colaboradores, inegavelmente ocorrerão mudanças visíveis no ambiente. Os funcionários, certamente, sentem-se mais gratos e satisfeitos profissionalmente. Isso aumenta a produtividade e traz mais qualidade de vida aos profissionais. 

Diminuição de gastos

Podemos, certamente, dizer que a retenção de talentos e o aumento da produtividade causados pela capacitação profissional geram economia de recursos na empresa, pois novas contratações e constantes demissões tem um alto custo. 

Competitividade

Entretanto, quando a empresa capacita os colaboradores, isso aumenta o nível de profissionalismo da equipe e melhora os processos internos. Diante disso, a empresa se torna forte diante da concorrência e tem mais chances de se tornar referência em sua área. 

Como pudemos perceber, a capacitação profissional proporciona vantagens não somente para a empresa, mas também para o colaborado. A empresa ganha com profissionais mais engajados e da mesma forma, os colaboradores ganham em termos de competitividade profissional.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (85 votos)
VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


Economize tempo em todas as tarefas que você precisa fazer para gerenciar sua força de trabalho.