Gestão
Descubra o que são doenças ocupacionais e como preveni-las em sua empresa
Entenda o que são doenças ocupacionais e o que fazer para preveni-las na sua empresa. Acesse nosso blog e confira todas as dicas!
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Marcos Lopez
HR Consultant
16 de março, 2023
Garantir a saúde e bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho é um dos deveres de toda empresa. Porém, alguns tipos de atividades acabam expondo o profissional a algumas situações que podem levar às chamadas doenças ocupacionais.
Por isso, é essencial que toda organização conheça as causas dessas doenças e de qual forma o seu ambiente de trabalho pode fazer com que os colaboradores possam adquiri-las.
Neste conteúdo vamos falar sobre o que são as doenças ocupacionais, quais as principais e como preveni-las na sua empresa. É muito importante levar a prevenção e a gestão de documentos relacionados a doenças para trâmites futuros.
Doenças ocupacionais são todas aquelas que se desenvolvem por conta do exercício do trabalho e das condições às quais o colaborador é exposto.
Esse é um termo genérico para tratar das doenças profissionais e das doenças do trabalho que, apesar de parecerem se tratar da mesma coisa, são diferenciadas pela Lei 8.213/91.
As doenças ocupacionais podem ser tanto físicas como psicológicas, e podem se originar por conta de atividades repetitivas, exposição a um ambiente tóxico, falta de ergonomia, exposição a riscos químicos, dentre muitos outros fatores.
Ainda segundo a Lei 8.213/91, esse tipo de doença é igualada ao acidente de trabalho para fins previdenciários e fiscais.
As doenças profissionais possuem ligação direta com a atividade que o colaborador realiza. Alguns exemplos são estresse ocupacional, Síndrome de Burnout e dermatose ocupacional.
Já a doença do trabalho é desenvolvida por conta das condições do ambiente de trabalho, podendo ser desenvolvida em qualquer atividade.
Alguns exemplos são surdez ou perda auditiva, cegueira ou perda de visão, LER, DORT e doenças causadas por vírus ou bactérias.
As doenças ocupacionais mais comuns variam de acordo com o tipo de atividade desempenhada e os riscos presentes no ambiente de trabalho. Algumas das mais frequentes são:
Como o próprio nome já diz, essa doença é causada por atividades repetitivas, que forçam os tendões, músculos e nervos, podendo causar lesões.
Alguns exemplos de trabalho repetitivo que podem ocasionar LER são os trabalhos realizados no computador, linha de montagem, músicos e trabalhos manuais, como tricô e crochê. Dentre os tipos de LER estão a tendinite, bursite e miosite.
O DORT muitas vezes é classificado como LER, já que também afeta os músculos, tendões e articulações. Porém, esse tipo de distúrbio é causado pela postura inadequada, esforço físico e falta de pausas durante o trabalho, por exemplo.
A dorsalgia está relacionada às condições que podem causar problemas na coluna, como a hérnia de disco.
Assim como as anteriores, também pode ser originada por conta de movimentos repetitivos e pela má ergonomia no trabalho. Porém, a dorsalgia também pode surgir pelo excesso de força no tronco, causado pela elevação de muito peso.
As varizes são causadas pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Isso pode ocorrer por conta de longos períodos em pé ou sentado, sem muita movimentação, ou até mesmo pelo sedentarismo.
Cada vez mais comuns, podemos citar dentre os principais a ansiedade, depressão, estresse e Síndrome de Burnout.
Essas doenças surgem principalmente em profissionais que trabalham em um ambiente tóxico, muito competitivo e com alto nível de pressão.
A exposição prolongada a níveis elevados de ruído podem causar perda auditiva parcial ou total.
É bastante comum entre trabalhadores da construção civil e pode ser evitada com o uso de EPIs, como o protetor auricular.
O ambiente de trabalho algumas vezes também pode causar doenças respiratórias como a asma ocupacional, decorrente da inalação de substâncias irritantes ou que causam reações alérgicas.
Outra doença respiratória que podemos citar é a pneumoconiose, que é causada pela exposição a poeiras minerais.
Dentre as doenças dermatológicas causadas pelo trabalho podemos citar dermatites, eczemas e queimaduras químicas.
Elas podem ser desencadeadas pela exposição do profissional a agentes químicos irritantes à pele e solventes.
Os funcionários que desenvolvem doenças ocupacionais têm direitos garantidos por lei, que visam proteger a sua saúde e segurança no ambiente de trabalho. Alguns desses direitos são:
A empresa deverá arcar com os custos do tratamento do funcionário, como consultas, exames e medicamentos, por exemplo.
Caso o profissional não se recupere completamente da doença e fique impossibilitado de trabalhar de forma permanente, a organização deverá pagar uma pensão mensal para o funcionário para o resto da sua vida.
Caso a doença afaste o trabalhador por mais de 15 dias, ele pode solicitar o auxílio-doença acidentário.
A empresa deverá arcar com o salário dos primeiros 15 dias. Já a partir do 16° dia, o INSS será o responsável pelo salário. Porém, para isso, o profissional deve ser segurado pelo INSS no período em que foi acometido pela doença.
O funcionário garante estabilidade por 12 meses a partir do diagnóstico da doença. Ou seja, se não houver justa causa, ele não pode ser demitido por um período de um ano.
Existem diversas medidas que as empresas podem, e devem, tomar para reduzir o risco de doenças ocupacionais em seus funcionários. Vejamos algumas das principais:
O primeiro passo é fazer uma avaliação de riscos, com o objetivo de mapear todas as possíveis causas de doenças que o ambiente de trabalho possa causar nos funcionários.
Assim, é possível elaborar um plano de prevenção com todas as medidas que devem ser tomadas para preveni-las.
Garanta que o ambiente de trabalho siga todas as normas criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nas Normas Regulamentadoras voltadas para a ergonomia.
Se for necessário, disponibilize e monitore a utilização das EPIs por cada funcionário. Explique a importância do uso de cada um deles e a melhor forma de usá-los.
Benefícios como academia, psicólogo e plano de saúde podem auxiliar com a diminuição das doenças ocupacionais.
Além disso, oferecer aulas de ginástica laboral, yoga e outras atividades no ambiente de trabalho, diminui o estresse e a tensão do dia a dia.
Realize palestras periódicas para reforçar os riscos aos quais os colaboradores estão expostos no dia a dia. Além disso, realize treinamentos de uso de EPIs, garantindo que todos os utilizem da forma correta para se protegerem.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor o que são as doenças ocupacionais e como evitá-las na sua empresa. Assim, conseguiremos reduzir os riscos e melhorar a saúde dos seus profissionais.
Para continuar se informando mais sobre as melhores formas de gerenciar o setor de RH da sua empresa, continue lendo o blog de Sesame HR.