Gestão
eNPS: entenda o que é o Employee Net Promoter Score
Entenda o que é eNPS, como esse método funciona e como medi-lo. Descubra todos os benefícios que ele pode levar para a sua empresa!
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Entenda o que é eNPS, como esse método funciona e como medi-lo. Descubra todos os benefícios que ele pode levar para a sua empresa!
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Marcos Lopez
HR Consultant
9 de março, 2023
Realizar pesquisas de satisfação é de extrema importância para que as empresas possam crescer de forma saudável. Por isso, o eNPS não pode estar de fora da sua estratégia.
Muitas organizações focam todos os seus esforços no cliente e acabam esquecendo de que os colaboradores também são peça fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, um funcionário feliz é capaz de produzir mais e melhor.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é a pesquisa de eNPS, qual a sua importância para empresa e como medir essa métrica. Vamos lá!
O eNPS (Employee Net Promoter Score) é um método utilizado por empresas para medir o grau de satisfação, engajamento e lealdade de seus colaboradores com a organização.
Ele pode ser aplicado de forma recorrente (geralmente de forma mensal), visando acompanhar a evolução desses sentimentos ao longo do tempo. Por isso, é uma ótima forma de avaliar o impacto das ações do RH no engajamento dos colaboradores e na satisfação com o trabalho.
O formulário do eNPS possui apenas uma pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um ótimo lugar para trabalhar?”.
Cada faixa de nota representa um tipo de colaborador: promotor, neutro e detrator. Vejamos o que cada um deles representa:
Para medir o eNPS da empresa é muito simples. Basta subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Ou seja:
eNPS = % de promotores – % de detratores
Você deve estar pensando, “mas e os neutros?”. Bem, por não serem nem engajados e nem insatisfeitos, eles acabam não entrando na conta.
Desta forma, o eNPS de uma empresa pode ir de -100 (quando todos os funcionários são detratores) até 100 (quando todos eles são promotores).
Após realizar o cálculo, é importante entender em qual Zona de Qualidade do eNPS a organização se encontra. São elas:
Mas não quer dizer que se a empresa está numa zona excelente, ela não deve se preocupar com a experiência do funcionário. Mesmo com notas acima de +50 é importante realizar ações de engajamento, ainda que de forma menos intensa.
O eNPS é, na verdade, uma derivação do NPS. Como vimos, o eNPS é uma forma de medir a satisfação dos funcionários em relação à organização, ou seja, entender se eles a consideram como um bom local para se trabalhar.
Já com o NPS, medimos a satisfação do cliente em relação à empresa. Geralmente ela é realizada após uma interação do cliente com a organização, principalmente após uma compra.
Nessa pesquisa, é comum encontrar a pergunta “Qual a probabilidade de você indicar nosso produto/serviço para um amigo ou familiar?”, com a resposta indo de 0 a 10.
Como você já deve ter percebido, o eNPS traz diversos benefícios para a empresa. Por isso, trouxemos alguns dos principais para entender mais a fundo:
O eNPS ajuda a identificar problemas na empresa como um todo e em áreas específicas. Assim, tanto o RH como os gestores têm informações suficientes para agir rapidamente em ações para corrigir os problemas e melhorar a experiência dos funcionários.
Por se tratar de uma pesquisa anônima, o colaborador se sente seguro em dar sua opinião sincera sobre a empresa. Com isso, ela pode conseguir informações valiosas sobre como melhorar a experiência no trabalho.
A possibilidade de poder receber feedbacks sinceros da sua equipe, é sempre válida para que a gerência possa retirar insights valiosos.
Por ser uma ferramenta poderosa para melhorar a satisfação e o engajamento dos funcionários, a empresa pode reduzir a rotatividade de funcionários e, consequentemente, as despesas com contratações.
Além disso, esse é um método simples, rápido e barato. Desta forma, não é preciso investir grandes quantias em pesquisas internas.
Também pelo fato de ser simples de aplicar, tabular e analisar, esse método pode ser realizado periodicamente. Assim, é possível ter uma visão clara da evolução da empresa nessas métricas e coletar mais insumos para melhorias.
Apesar de ser um método simples, realizar e analisar esse tipo de pesquisa pode ser muito trabalhoso caso não tenha uma ferramenta para auxiliá-lo.
Com Sesame, você pode criar questionários personalizados para seus funcionários e automatizar o seu envio. Você ainda pode programar os disparos para que ela seja respondida periodicamente. Desta forma, você não precisa se preocupar em mandar para cada funcionário toda vez que quiser que a avaliação seja respondida.
Além disso, com o software você consegue analisar os resultados de forma muito mais rápida e eficiente. Basta acessar os relatórios que preparamos para analisar na própria plataforma ou baixá-los para ver depois.
Agora que você já entendeu a importância do eNPS e como Sesame pode te ajudar, conte conosco para dar mais um passo na estratégia do seu setor de RH!