Gestão

Redução de custos responsável: 5 estratégias para evitar layoffs em sua empresa

Em tempos de crise econômica, o layoff acaba se tornando comum em algumas empresas. Veja 5 dicas para uma redução de custos responsável.

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Isabel García

HR Consultant

Layoff: 5 estratégias para evitar a demissão em massa

13 de julho, 2023

Layoff, mais conhecido como demissão em massa, é um termo corporativo utilizado para caracterizar uma situação na qual empresas diminuem sua força de trabalho por meio de uma redução significativa no número de funcionários. Isso geralmente é realizado quando a corporação necessita reduzir seus custos de funcionamento.

Entretanto, será esse o único e melhor caminho para a redução de custos? Afinal, todo os gastos gerados com o recrutamento não serão recuperados, além de que, se houver reposição, este gasto será o dobro no final.

Continue lendo o nosso artigo e descubra 5 estratégias responsáveis que são possíveis de serem implementadas antes de um layoff.

1. Faça avaliações e otimizações dos processos internos

A estratégia inicial para se obter uma ideia geral de como a empresa está funcionando é a realização de avaliações dos processos internos. Porém, após a análise, é necessário a execução de otimizações, pois, dessa forma, a redução de custos ocorrerá de modo certeiro e responsável. No entanto, quais são os três passos mais importantes?

Identifique os processos internos

O primeiro passo é realizar uma investigação minuciosa de todos os processos internos da corporação. Portanto, identifique quais são os fluxos de trabalho, recursos, tarefas e atividades vinculadas a esses procedimentos. Isso é necessário para que áreas de ineficiência sejam identificadas e possam ser melhoradas ou, em último caso, sofrerem um layoff.

Melhore a produtividade e reduza desperdícios

Algumas vezes, alguns processos internos não possuem a mesma capacidade e possibilidade de layoff. Sendo assim, priorize as oportunidades de melhoria na produtividade de um setor, baseando-se em benefícios futuros.

Também, esteja atento aos desperdícios de cada área, focando naquelas que possuem um maior potencial de economia ou que possuem custos elevados. Dessa maneira, tente implementar melhorias incrementais e, após algumas semanas, avaliar seu resultado. 

Relatórios de RH Sesame

Após a aplicação das mudanças e melhorias nos processos internos, é de extrema importância o monitoramento e avaliação dos resultados. Para facilitar essa análise, você pode utilizar softwares que otimizam, agilizam e criam relatórios de RH para o melhor acompanhamento dos processos. Um desses softwares é o da Sesame!

Sesame é um software que possui diversas funcionalidades voltadas para o RH da sua empresa. Com a gestão de tempo, você pode organizar a rotina de trabalho de sua equipe e aumentar a produtividade. Já com o talento e cultura, é possível estabelecer uma boa comunicação com seus colaboradores.

Do mesmo modo, a função administração e gestão agiliza as tarefas administrativas do RH, economizando tempo e custos. E, por fim, a ferramenta de People Analytics, na qual dados sobre sua equipe podem ser visualizados, auxiliando na tomada de decisão.

Assine já o software de RH da Sesame, automatize sua empresa e reduza gastos de forma eficiente e responsável!

2. Promova a requalificação e realocação de funcionários

Muitas vezes, para que um layoff não seja preciso, é necessário que as habilidades e experiências dos colaboradores sejam analisadas. Isso é realizado para que o funcionário seja encaminhado para um departamento que exige as competências que possui. Dessa forma, uma requalificação e realocação são realizadas, dando preferência para os antigos funcionários ao invés de contratar novos colaboradores.

Porém, ao implementar essa estratégia, é necessário que treinamentos e programas de desenvolvimento sejam oferecidos ao funcionário. Assim, ele desenvolverá as habilidades necessárias para as novas funções e atuações dentro da empresa. Isso pode ser feito por meio de workshops, coaching, mentoring ou cursos online, sempre visando a melhoria do colaborador para assumir um novo cargo.

3. Implemente programas de redução de custos

A segunda estratégia para evitar um layoff é a implementação de programas que visam reduzir custos desnecessários na empresa. Para isso, existem diversas alternativas que podem ser realizadas para se obter essa redução de forma eficiente. Continue lendo para saber quais são!

Renegociação de contratos

Um dos modos de se reduzir custos de forma efetiva é a revisão de contratos com fornecedores. Isso pode ser feito por meio da procura de melhores opções e preços no mercado. Dessa forma, já com as informações do comércio, é possível renegociar de forma estratégica, visando sempre a obtenção de descontos. 

Uso eficiente de recursos disponíveis

Outra maneira é a utilização de energia, água e materiais de forma consciente. Além de oferecer uma imagem ecológica à corporação, os custos associados ao consumo excessivo e desperdícios serão reduzidos.

Portanto, a implementação de medidas de conservação, eficiência energética, reciclagem e reutilização de materiais pode ser feita. No entanto, para que essa estratégia funcione, é preciso alterar a cultura da empresa e comunicar os funcionários sobre as novas alterações e economias propostas.

Automação e tecnologia

O advento da tecnologia trouxe diversos benefícios para as empresas e um deles está intimamente ligado à diminuição de layoffs. Sendo assim, a corporação pode adotar a automação para otimizar alguns processos internos, reduzindo a dependência de trabalhos manuais e mais demorados, além de minimizar erros.

Essa medida pode incluir a adesão de softwares de gestão, como o citado anteriormente da Sesame, e sistemas integrados. Além disso, jornadas remotas ou com horários flexíveis podem auxiliar na diminuição das despesas com o escritório, no deslocamento e entre outros gastos relacionados ao trabalho presencial.

4. Incentive a inovação e criatividade

Para essa estratégia, é necessário a criação de uma cultura que valorize a criatividade. Portanto, é preciso estimular os funcionários a buscar soluções criativas e novas ideias, a fim de enfrentar desafios e impulsionar seu crescimento. No entanto, para que isso seja um sucesso, é importante que os colaboradores possuam uma aprendizagem contínua.

Isso pode ser realizado por meio de workshops, cursos, livros, artigos e ferramentas que estimulem o pensamento criativo. Dessa maneira, os funcionários terão maior facilidade para serem realocados e layoffs serão feitos com menor frequência, causando redução nos custos.

5. Desenvolva uma cultura de comunicação transparente

Possuir uma cultura de comunicação clara para com os funcionários é um grande desafio, mas é de extrema importância para a manutenção da confiança e engajamento dos colaboradores. Porém, como realizar isso da forma correta?

Comunique a situação

A primeira etapa é a comunicação e explicação do cenário empresarial. Aqui, é muito importante a transparência e clareza dos fatos, sempre tentando, ao máximo, demonstrar honestidade.

Sendo assim, é preciso explicar a razão da redução dos gastos e como a organização lidará com a situação, a fim de promover um menor layoff possível. Além disso, é necessário mantê-los sempre atualizados sobre as decisões e os seus impactos, tanto na empresa quanto em suas vidas profissionais.

Inclua os colaboradores no processo

Além da cultura de comunicação e criatividade, é preciso que a empresa possua uma cultura participativa. Dessa maneira, incentive os colaboradores a contribuírem com ideias e sugestões que possam ajudar. Assim, os funcionários se sentem importantes e a confiança criada pela transparência na comunicação será mantida, senão aumentada.

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