Gestão
Feedback: entenda sua importância no ambiente de trabalho
Entenda o que é feedback no trabalho e como ele pode ajudar no desenvolvimento dos seus funcionários. Acesse e entenda tudo sobre o assunto!
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Entenda o que é feedback no trabalho e como ele pode ajudar no desenvolvimento dos seus funcionários. Acesse e entenda tudo sobre o assunto!
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Marcos Lopez
HR Consultant
30 de dezembro, 2022
Na sua empresa, os gestores costumam dar um feedback aos funcionários? Esta é uma prática muitas vezes esquecida em muitas empresas, que acabam por não gozar de seus benefícios.
Neste artigo veremos do que se trata um feedback no trabalho, sua importância e benefícios. Você também aprenderá como coletar dados dos funcionários para dar um feedback mais preciso. Então, vamos lá!
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar, ou dar resposta a um pedido ou acontecimento. Basicamente, o feedback consiste em alguém entregar algo (seja um serviço, trabalho, produto ou até mesmo atitudes e conversas) e receber uma resposta quanto a isso.
Funcionários, gerentes e equipes utilizam o feedback como forma de dar feedback sobre seu trabalho ou comportamento no mundo dos negócios. É uma atitude que demonstra consideração e respeito.
Além de mostrar se o profissional está atendendo às expectativas e o que é necessário para mudar ou melhorar seu desempenho.
Agora que já temos em mente o que é feedback, vamos procurar entender a importância que ele tem no ambiente de trabalho e entre os colaboradores.
Quando você tem uma resposta sobre o trabalho realizado, é mais fácil saber se está no caminho certo, ou se deve mudar suas estratégias para alcançar o objetivo estipulado.
Um bom feedback poderá nortear suas ações e esforços para que, de maneira mais confortável e precisa, os funcionários consigam um bom resultado.
Entre as vantagens que essa resposta pode trazer para o time de trabalho podemos citar algumas de suma importância:
Se o funcionário recebe um feedback positivo ele saberá que está no caminho certo e produzirá com maior empenho.
Além de que, ter ciência de que se está fazendo um bom trabalho, sempre é um grande motivador em qualquer atividade. Assim o funcionário poderá alcançar uma maior produtividade em seu trabalho.
Com a prática recorrente do feedback, os funcionários poderão ver que podem contar um com o outro para levarem a empresa ao sucesso. Além disso, também mostra o comprometimento de um com o sucesso profissional do outro.
Receber feedbacks dos líderes também abre portas quanto a comunicação interna. Este canal deve ser explorado para deixar tanto os líderes como os funcionários confortáveis em se comunicar.
O líder pode e deve, através de uma conversa sincera, perceber que o colaborador seria melhor aproveitado em outra tarefa ou setor. E assim, ajustar suas funções dentro da empresa, para melhor aproveitamento de seu potencial.
Com o feedback, é possível verificar a necessidade de treinamento para que o funcionário desempenhe melhor suas atribuições. Perceber espaço para melhoras é um dos maiores benefícios de realizar dar feedbacks periódicos.
O turnover é a rotatividade de colaboradores. Quando essa métrica está alta, é porque estão saindo muitos funcionários, o que pode trazer prejuízos para a empresa. Ao realizar feedbacks, os funcionários podem reajustar seu comprometimento e corrigir dinâmicas de trabalho para um melhor desempenho.
Assim, se pode reciclar um funcionário que não está desempenhando o esperado, sem a necessidade de contratar um novo para seu lugar. Além de melhorar a satisfação dos funcionários, o turnover pode ser bastante custoso para a empresa.
Na medida em que o colaborador tem um retorno de seu trabalho, caso não esteja realizando suas tarefas de forma satisfatória há algum tempo, se pode indicar mudanças e assim evitar erros ao final do trabalho.
O modo escolhido pelo gestor para dar esse feedback, contribui de maneira positiva ou negativa para a empresa.
Um feedback mal sucedido ou até mesmo inexistente pode aumentar os índices de insatisfação, insegurança e até mesmo piorar a saúde emocional dos funcionários, gerando problemas como ansiedade.
Temos que ter em mente, que um feedback pode envolver aspectos positivos ou negativos.
O feedback positivo, claro, é o mais esperado. Contudo, muitos gestores não o fazem por pensar que são dispensáveis. É aí que se enganam, pois não se trata de um elogio aleatório, mas de uma resposta positiva por algo feito que deu certo.
Já o feedback construtivo, aponta para os pontos a serem melhorados que podem ser referentes ao comportamento ou relativo às atividades executadas. O feedback deve ser dado de maneira clara e com base em quesitos palpáveis. Nunca deve ser pautado em fofocas ou achismos.
Veremos a seguir, uma ferramenta segura para que possamos ter a base necessária para dar um bom feedback aos colaboradores.
Uma ferramenta segura para se basear e dar um feedback preciso para um colaborador é através do People Analytics. Essa abordagem coleta, organiza e diagnostica dados sobre as equipes da empresa e cruzam informações de diversas fontes.
Esta ferramenta também é conhecida como análise de talentos e pode ajudar no acompanhamento da satisfação, engajamento e produtividade dos colaboradores.
O processo costuma ser dividido em três momentos distintos:
É a fase inicial onde se coleta o maior número de dados possíveis e relevantes para a organização. Estas informações podem vir de vários locais: das redes sociais, pesquisas realizadas dentro da empresa, do sistema de gestão da organização ou até mesmo através da observação dos gestores.
Com o cruzamento dos dados da fase inicial, criam-se informações mais sólidas que dão aos gestores meios para entender o que está realmente acontecendo.
Podendo assim, tomar as decisões com maior certeza para a perfeita gestão da companhia e permitindo que ela cresça cada vez mais. Dessa forma, podem ser descobertas tendências, oportunidades e riscos.
Posteriormente a análise dos dados, pode-se chegar à conclusão de qual o melhor caminho para a empresa. É momento de decidir quais os rumos tomar com a força de trabalho que se tem.
Pode-se analisar as melhores maneiras de dividir os funcionários, montar equipes, distribuir benefícios e planejar campanhas. O mais importante é que se deve agir com base nos dados e insights obtidos.
Como pudemos observar neste artigo, o feedback é muito importante para o funcionário, que saberá onde se encaixa na empresa, e se está seguindo o caminho esperado.
Para a empresa também é importante, pois ajuda a saber se os funcionários contratados estão de acordo com as diretrizes e objetivos da empresa.
Uma liderança de sucesso deve apostar numa gestão de pessoas humanizada, e deve acreditar que os bons exemplos e as boas práticas devem ser sempre realizadas para manter a alta qualidade de competências da equipe.
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