Gestão

Feedforward: o poder da antecipação para tomar melhores decisões

Saiba como o método de Feedforward o ajudará a tomar as melhores decisões através da antecipação e criação de vantagens competitivas.

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Lukas Letieres

HR Consultant

feedforward

26 de setembro, 2024

Com o avanço comportamental dos consumidores, as organizações necessitam adaptar-se, ou até mesmo antecipar-se às suas necessidades com enorme rapidez. Aí é que entra o feedforward.

É exatamente para criar vantagens competitivas perante os concorrentes e garantir posicionamento no mercado é que o conceito de centralidade no cliente tem ganhado cada vez mais participação e mudança na cultura organizacional das empresas.

Mas, vejamos mais detalhadamente abaixo o que vem a ser feedforward.

O que é feedforward na comunicação?

A palavra feedforward em sua tradução literal significa “olhar para a frente” ou “avançar”.

Sua função principal é a de otimizar o potencial de cada profissional presente na empresa. Independente de hierarquia, formação ou cargo, pois todo indivíduo pode desenvolver e melhorar suas habilidades

O feedforward parte de um conceito que objetiva incentivar o desenvolvimento de novas habilidades com foco no aprimoramento futuro dos profissionais.

Podemos afirmar que essa metodologia segue o caminho inverso do feedback, pois este dá aos profissionais diretrizes com base em acontecimentos passados, ou seja, que já aconteceram e não tem mais como ser mudado.

Já o feedforward fornece sugestões para o futuro do colaborador, de modo a ajudá-lo a aprimorar seu comportamento e conhecimento para utilizá-lo em atividades futuras.

A avaliação feedforward é importante, pois ajuda as pessoas focarem em um futuro com propostas e respostas positivas, não em situações passadas que não deram bons resultados. Ele ajuda os colaboradores a aprenderem novos métodos que serão eficazes para resolução de problemas.

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Qual o objetivo do feedforward?

O objetivo principal do feedforward é fornecer orientação e realizar junto ao colaborador uma análise de como suas metas atuais refletirão em um desempenho de sucesso no futuro.

Além desse, vejamos outros objetivos que podem ser alcançados com a aplicação desta metodologia:

Desenvolvimento contínuo

O feedforward ajuda as empresas na promoção e desenvolvimento contínuo de seus funcionários. Através de direcionamentos específicos para o aprimoramento das habilidades e competências de cada colaborador, a empresa os capacita e constrói uma equipe de alta performance.

Cultura de aprendizado

Quando a empresa dá destaque nas possibilidades futuras que os colaboradores poderão ter, isso ajuda na criação de uma cultura de aprendizado contínuo. Com isso, incentiva os colaboradores para que busquem resultados cada vez mais positivos e com uma mentalidade aberta à inovação e crescimento pessoal e profissional.

Fortalecimento do engajamento

Ao receber constantemente orientações construtivas, as pessoas se sentem muito mais valorizadas e percebem que seu trabalho é reconhecido, dessa maneira estimula a motivação e o engajamento e faz com que os colaboradores criem um laço afetivo com a organização.

Aumento da produtividade

Através da utilização deste método podemos antecipar os desafios futuros e evitar que problemas ocorram. Desse modo, é possível realizar ajustes pontuais para que os processos fiquem mais produtivos e eficientes.

Estímulo à inovação

Enquanto foca nas oportunidades de crescimento, esse método consegue abrir espaço para novas ideias, incentivando assim a inovação e a criatividade. Permitindo, dessa maneira, que a empresa se adapte ao ritmo dinâmico do mercado em constante evolução.

Como fazer o feedforward?

Podemos contar com diversas maneiras de estruturar um processo de feedforward. Vejamos com mais detalhes:

Identifique o comportamento a desenvolver

Nesta primeira etapa é onde se traçam as metas de desenvolvimento. Ou seja, quais tarefas estão necessitando de maior atenção.

Defina mentores

É hora de escolher um ou mais parceiros para cada profissional. Nesse sentido, eles serão os responsáveis em oferecer sugestões de como atingir seu objetivo. O mais importante nesta etapa é que não deve haver nenhuma referência ao passado. Já que o foco é tornar o futuro melhor.

Crie um plano de desenvolvimento

Certamente, agora é o momento de criar o plano de desenvolvimento do colaborador. Ele deve se adequar perfeitamente ao seu estilo, motivação e aspiração. Caso esse plano não esteja adequado ao colaborador, todo o trabalho estará perdido, pois com certeza não dará o resultado esperado.

Desenvolva um ciclo contínuo

O feedforward pode e deve ser repetido sempre que necessário. A repetição permite que se façam ajustes e otimizações eficazes. Da mesma forma, cria espaço para a prevenção de problemas e apoio imediato dos supervisores quando as coisas saem do rumo esperado. Além disso, a frequência também ajuda a manter o foco.

Qual é a diferença entre feedback e feedforward?

Se falarmos, por exemplo, de uma forma bastante simples e resumida, a diferença é que o feedback foca no que passou, e feedforward no que ainda está por vir. Um pensa no que não deu certo no passado, e a outra no que dará certo no futuro.

Porém, ambas apoiam seus colaboradores no processo de desenvolvimento profissional por meio da comunicação.

O feedback parte da situação presente na empresa e oferece respostas pontuais e objetivas sobre o desempenho do profissional, fornecendo assim um diagnóstico sobre seus pontos fortes e fracos.

Já o feedforward foca nos aspectos nos quais o funcionário deve trabalhar com a finalidade de superar seus desafios, alcançar melhor performance possível e atingir seus objetivos profissionais dentro da organização.

O feedforward também se diferencia por possuir uma abordagem mais positiva, em outras palavras, ela dá ênfase às competências e virtudes do indivíduo que devem ser reforçadas em sua trajetória de desenvolvimento.

Além disso, ele tende a ser melhor recebido pelos colaboradores, pois por muitas vezes o feedback gera resistência e acaba sendo levado para o lado pessoal, pois aborda situações que já foram vivenciadas na empresa.

Com o feedforward, isso não acontece, pois a avaliação é sempre baseada em cenários que poderão acontecer no futuro, ele oferece uma visão mais otimista da equipe, já que incentiva projetos futuros em vez de retornar às ações passadas.

O processo de feedforward se adapta a todos os funcionários, dessa maneira, pode ser ensinado e implementado em todos os níveis e partes da organização.

Portanto, para finalizar, agora que você já conhece o método de feedforward é muito interessante que você o coloque em prática em sua organização para fazer uma excelente gestão de desempenho e obter resultados incríveis!

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VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


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