Gestão
Gestão corporativa: sua importância para a sustentabilidade empresarial
Conhece como a gestão corporativa oferece sua importância para a sustentabilidade e sucesso das empresas nos dias atuais.
Gestão
Conhece como a gestão corporativa oferece sua importância para a sustentabilidade e sucesso das empresas nos dias atuais.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
31 de maio, 2024
Você alguma vez já ouviu falar sobre gestão corporativa? Sabe quais são os seus benefícios e o papel principal no crescimento de uma empresa? Suas características e técnicas? Acompanhe este post, que responderemos essas e outras perguntas sobre o assunto e como melhorar com uso de sistema para empresas existentes!
A gestão ou governança corporativa é um mecanismo de gerência que funciona como uma entidade responsável por estabelecer e manter a harmonia das regras dentro de uma organização.
A gestão corporativa promove um papel de suma importância para o sucesso de uma organização. Ela exige algumas habilidades essenciais, tais como habilidades de liderar, planejar, coordenar e controlar todas as atividades internas e externas. Estas habilidades garantem a eficiência operacional, o aumento dos lucros e a conquista de uma vantagem competitiva.
Seu objetivo é melhorar a qualidade financeira, o alcance de metas e o crescimento de uma empresa. Portanto, seria a gestão de todos os setores e recursos de uma empresa, incluindo suas finanças e pessoas colaboradoras.
Vejamos abaixo as características mais expressivas da gestão corporativa.
Para sua melhor interação com o assunto, abaixo destacamos as principais características da gestão corporativa:
A transparência refere-se à prática de disponibilizar informações aos interessados, não apenas por imposição de leis e regulamentos.
Não podemos pensar em transparência de maneira restrita ao desempenho financeiro da empresa, ela pode contemplar outros aspectos ligados à gestão do negócio e que contribuam para sua continuidade e valorização.
Significa o tratamento justo e imparcial a todas as pessoas sócias e demais grupos de interesse, considerando seus direitos, obrigações, necessidades, interesses e expectativas.
Trata-se de agir de forma responsável, considerando que suas decisões e ações impactarão em todas as partes interessadas. Isso inclui a adoção de práticas de negócios éticas, o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis.
Este princípio completa o princípio da transparência, e estabelece que as pessoas que participam da gestão corporativa prestem contas de sua atuação de forma clara e objetiva.
Elas devem também se dispor a assumir as consequências por seus atos e desempenhar seus papéis com extrema responsabilidade.
A gestão corporativa deve considerar também os aspectos ambientais, sociais e econômicos de suas operações. Estas ações implicam em tomar decisões que ofereçam sustentabilidade a longo prazo. Deverão também minimizar o impacto ambiental, respeitando os direitos humanos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e garantindo a viabilidade do negócio a longo prazo.
De acordo com este princípio, é dever dos agentes da governança zelar pela manutenção e crescimento da empresa. Para isso, elas devem considerar o capital financeiro, humano, intelectual, ambiental, entre outros.
Separamos para seu conhecimento algumas das muitas técnicas de gestão corporativa. Elas trarão muito mais agilidade e dinamismo para seu negócio. Vamos conhecê-las?
Para que a empresa estimule o engajamento e a cooperação dos colaboradores uma boa estratégia é compartilhar as informações com os colaboradores. Esta estratégia possibilita que os profissionais acompanhem a situação atual da empresa e colaborem na busca de soluções e desenvolvimento de alternativas para a resolução dos problemas encontrados.
Com as informações passadas de forma transparente, os colaboradores permanecem conscientes das potencialidades e dificuldades que a empresa enfrenta no momento. Com a consciência real do que está acontecendo isso, eles podem cooperar e ajudar os gestores a desenvolverem soluções e ajustes.
O estabelecimento de metas é fundamental para otimizar os resultados e promover o desenvolvimento da equipe e dos negócios. Qualquer crescimento organizacional segue uma direção e os objetivos são os elementos que direcionam esses avanços.
Podemos dizer que as finalidades são fatores de grande importância para a orientação e planejamento das ações.
Com objetivos de empresa estruturados, a equipe tem mais foco e precisão em suas ações. Dessa forma, geralmente, os colaboradores veem as metas como motivação, melhorando o empenho e a satisfação.
Os indicadores chave de desempenho (KPIs), em princípio, são métricas que auxiliam na avaliação do desempenho do negócio. Esses indicadores são desenvolvidos de acordo com a área em que a empresa atua.
A intenção é que eles sejam utilizados como elementos estratégicos, uma vez que, isso é importante compor KPIs que reflitam as metas da organização, que sejam baseados em informações precisas e mensuráveis, que sejam fáceis de calcular e que tenham regras claras na definição da métrica.
A comunicação entre sistemas que não operam de forma integrada, certamente será uma grande fonte de inconvenientes. O mercado, porém, oferece recursos que integram estes sistemas, os chamados APIs, que viabilizam a comunicação entre plataformas distintas.
Essas ferramentas realizam uma multiplicidade de funções, com o intuito de proporcionar à organização, agilidade, comodidade e produtividade para seu negócio.
A realização e gestão dessas tarefas repetitivas com toda a certeza leva muito tempo, e pode ser extremamente desgastante para o time. No entanto, uma alternativa que facilita a rotina e torna os processos muito mais ágeis é a automatização dessas atividades.
Como vimos, a gestão corporativa pode contribuir para o crescimento de uma empresa de muitas maneiras. Ela pode, certamente, promover a eficiência operacional, otimizando processos e recursos. Ao mesmo tempo, também deve fomentar a inovação, estimulando a busca por novas oportunidades de negócios.
Pois a gestão corporativa ajuda a priorizar a responsabilidade social e ambiental, garantindo uma atuação ética e sustentável ao longo prazo.
Por fim. esses são apenas alguns dos princípios básicos da gestão corporativa. Sabemos que cada organização é única e pode adotar diferentes princípios, de acordo com sua missão, valores e contexto operacional.
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.