Gestão
Gestão humanizada: inspirando pessoas e alcançando resultados
Vejamos como a gestão humanizada está inspirando pessoas e alcançando resultados extremamente favoráveis nas empresas
Gestão
Vejamos como a gestão humanizada está inspirando pessoas e alcançando resultados extremamente favoráveis nas empresas
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
5 de agosto, 2024
A gestão humanizada é uma abordagem que objetiva priorizar as necessidades dos colaboradores, ao invés de se concentrar apenas nas metas e objetivos determinados pela empresa. As empresas começaram a perceber que colaboradores satisfeitos, felizes e saudáveis são mais engajados e produtivos.
As empresas não podem mais ver seus colaboradores apenas como um meio de obter lucro e sucesso. Mas como o recurso mais importante de qualquer negócio, pois nada pode ser feito sem sua participação.
Dessa maneira, o investimento nas pessoas da sua empresa é indispensável para o sucesso organizacional. Neste quesito, o RH humanizado aparece como referência de gestão de pessoas. E ninguém pode negar que a expressão é linda, mas, cá entre nós, você sabe o que realmente significa e qual a importância disso?
A princípio, vamos explorar neste texto o que é a gestão humanizada, seus principais benefícios, seus pilares e importância para o sucesso das empresas.
A gestão humanizada é uma forma de administrar os colaboradores de uma empresa, na qual se enfatiza as principais necessidades dessas pessoas, nos seus processos e estratégias.
Podemos dizer que uma gestão humanizada foca nas particularidades de cada colaborador e centraliza suas necessidades, expectativas e bem-estar.
O objetivo principal desta gestão é garantir que os colaboradores se sintam satisfeitos com seus trabalhos e, assim, contribuam com maior eficiência para alcançar os resultados da empresa.
Em outras palavras, podemos afirmar que a gestão humanizada é, um modelo de gestão que coloca os colaboradores no centro das decisões, garantindo assim as melhores condições para que eles, de fato, desempenhem bem os seus papéis dentro da organização.
No modelo da gestão humanizada, a empresa busca garantir o bem estar e os benefícios que farão com que seus colaboradores fiquem satisfeitos e tenham a empresa como uma referência de acolhimento e pertença.
Para entendermos melhor a importância que a gestão humanizada tem para as organizações, falemos sobre os benefícios que esta estratégia trará para seu negócio:
Vejamos abaixo detalhadamente quais são os pilares nos quais a gestão humanizada se sustenta.
Agora, veremos mais detalhadamente cada um dos pilares da gestão humanizada.
Podemos dizer que toso o processo de tomada de decisão quando se trata de uma gestão humanizada deve partir de um minucioso processo de observação. Essa observação atenta, metódica e delicada do líder é que vai dar o tom das necessidades individuais e coletivas de todo o time.
Quando se lidera com humanidade, que é um processo oposto às formas tradicionais de comando, conseguimos dar condições para que o colaborador tenha uma excelente performance sem sacrificar os aspectos pessoais da sua vida.
Salientamos que essa observação não deve ser feita de uma forma fria, partindo de um ponto de vista neutro. Para que dê certo, o líder da equipe deve ter proximidade com seu time e estar realmente interessado em conhecer cada pessoa da organização.
Por este motivo utilizar as soft skills ou habilidades sociais são tão importantes para ser um líder humanizado, sobretudo aquelas que afetam sua habilidade de comunicação.
A comunicação interna na gestão humanizada, é preciso ser realizada de forma horizontal. De maneira aberta e sincera, onde a liderança deve exercitar suas habilidades de escuta ativa e empatia para conduzir o diálogo e captar as reais necessidades do liderado.
Assim, espera-se que quem lidera de forma humanizada demonstre um alto nível de comprometimento ético em relação a tudo o que é conversado com cada colaborador. Isso evita expor qualquer situação delicada para terceiros, reduzindo o risco de perder a confiança da equipe e comprometer todo o esforço realizado.
Inegavelmente sabemos que os times mais integrados e unidos conseguem ir mais longe na busca pelos objetivos comuns.
Ao incentivar a comunicação através de uma cultura de feedbacks e de troca de experiências individuais dos funcionários, conseguimos abrir um caminho seguro para impulsionar essa integração.
Essa troca deve ocorrer num ambiente informal e durante o horário de trabalho, ajustando as demandas do dia para que o exercício não se transforme em sobrecarga.
Podemos dizer que a adaptação é a parte prática do processo de humanização da gestão. De fato, é onde se observa a mudança resultante do aprendizado do líder sendo aplicada aos liderados. Isso acontece no exercício diário de observação e nas trocas com uma equipe bem integrada e que tem liberdade de comunicação entre si.
Com efeito, a empresa só alcançará a gestão humanizada se estiver disposta a adaptar seus processos e investir em recursos que melhorem significativamente a rotina dos trabalhadores.
A motivação e o engajamento dos colaboradores somente irão crescer na medida em que ele perceber que seu empregador soma forças com os líderes e as equipes para garantir seu bem-estar e segurança.
Em conclusão, a gestão humanizada é, sobretudo, um modelo que estabelece o foco em pessoas para impactar positivamente os resultados da empresa. Com efeito, esse formato é a prova de que, quando o bem-estar dos colaboradores está no centro das ações de uma empresa, o sucesso é apenas uma questão de tempo, não é mesmo?
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.