Gestão
O papel da gestão de mudanças na transformação empresarial
Nosso post de hoje mostrará como o papel da gestão de mudanças atua ativamente na transformação das empresas atualmente.
Gestão
Nosso post de hoje mostrará como o papel da gestão de mudanças atua ativamente na transformação das empresas atualmente.
Precisa de ajuda?
Isabel García
HR Consultant
31 de maio, 2024
A princípio, podemos dizer que gestão de mudanças é uma forma de fazer com que as transformações que necessitam ser realizadas na empresa possam acontecer de forma mais tranquila possível, sem prejudicar todo o sistema da organização e a rotina dos funcionários. Mas, para que isso aconteça, um bom planejamento operacional é essencial.
Seguindo nosso tema de hoje, abaixo vermos como fazer uma gestão de mudança, sua importância e como implementá-la. Vamos lá?
Estruture a gestão da mudança através de um plano com os seguintes conceitos:
O primeiro passo é a identificação da necessidade da mudança. Existem alguns motivos que são os mais frequentes de serem encontrados nas empresas, que são:
Outra pergunta que não poder, nunca, deixar de ser feita é quais os objetivos desta mudança.? Imediatamente após entender o que será modificado, é hora de planejar e centralizar as ideias, mensurando onde se quer chegar. Isso tudo deve ser feito com a maior estruturação possível.
Você deve identificar os processos impactados pela mudança e verificar se será necessário modificar os procedimentos administrativos, operacionais e as instruções de trabalho.
Neste outro passo, deverão ser planejados como serão realizados os novos processos? E como será a maneira de gerenciar o negócio. E para que os melhores resultados consigam ser obtido, existe a necessidade de informar, capacitar, reciclar e treinar todos envolvidos.
Finalmente, agora que a empresa sabe o que vai fazer, como vai fazer e todos os envolvidos estão informados, preparados e capacitados, é a hora de implementar as mudanças organizacionais.
É necessário monitorar os resultados através de indicadores de desempenho para saber se as mudanças implementadas estão atingindo os objetivos inicialmente planejados. Caso não estejam, esta é a hora de tomar ações para ajustes e correções do processo de forma clara e transparente para todos.
Em algum momento de sua existência a empresa inevitavelmente terá que passar por algum tipo de modificação ou atualização. Ela, com certeza, precisará contratar novos talentos, demitir uma liderança ou realizar qualquer outra alteração em seus produtos ou serviços.
Em outras palavras, a mudança ocorrerá e isso é inevitável. A resistência acontecerá por certo, mas mesmo que haja resistência no começo, a companhia e seus colaboradores terão que se adaptar.
É para tornar mais simples e tranquila essa transição que a gestão de mudanças se faz necessária. É a partir desse controle que a organização vai tentar reduzir ao máximo as chances de oposição.
Além disso, a prática também ajudará os profissionais responsáveis pela aplicação e gestão da mudança a minimizar os impactos negativos provenientes dessas modificações.
A busca por uma verdadeira transformação se fundamenta em quatro pilares que demonstram sua essencialidade para a evolução das empresas. Esses pilares poderão delinear as bases para que a empresa trilhe um caminho eficaz em direção ao progresso e à excelência nos negócios. Vejamos:
As organizações que necessitam realizar mudanças estão comprometidas em aprender e evoluir de maneira constante. Podemos dizer que a mudança é um processo contínuo que envolve adaptação e aprendizado.
É perceptível que a capacidade de se manter atualizado define o sucesso a longo prazo, destacando assim a importância de uma mentalidade de aprendizado constante.
As organizações devem se adaptar a diferentes cenários, pois isso é importante para enfrentar desafios inesperados e explorar as oportunidades que surgem. Empresas flexíveis, são aquelas que não apenas sobrevivem, mas prosperam em qualquer que sejam as circunstâncias.
Desse modo, essa agilidade na prática de experimentação e sondagem é essencial pois demonstra o quanto a empresa é capaz de se integrar em mercados incertos e complexos.
O terceiro pilar nos mostra que a tomada de decisões é o fator central para o sucesso de qualquer negócio. A inteligência analítica oferece uma base sólida para decisões estratégicas, pois permite que as organizações se destaquem na era da informação.
Por isso, é importante extrair ideias significativas dos dados como uma competência para a vantagem competitiva.
Para tornar seu trabalho mais fácil, separamos alguns tópico, que com certeza, o ajudarão a implementar a gestão de mudanças, vejamos:
Nets etapa, é necessário que se defina clara e objetivamente a mudança que se quer fazer, mas ela somente terá êxito se estiver alinhada aos objetivos da empresa. Pois assim, se garantirá que a mudança leve sua empresa à direção certa do ponto de vista estratégico, financeiro e ético.
É hora de determinar os impactos que essas transformações podem causar em diferentes níveis organizacionais. Pense o efeito em cada departamento e como ele ocorrerá através da estrutura organizacional para os colaboradores. Essas informações começarão a indicar onde o treinamento e o suporte serão mais necessários para minimizar os impactos.
Para que a gestão da mudança organizacional funcione, é necessário que haja uma ótima comunicação interna. Caso contrário, os colaboradores não saberão quais são as mudanças, porque elas estão acontecendo e quem será afetado.
Após a comunicação da mudança, é importante que seus funcionários recebam treinamento. Caso não haja essa comunicação, não há como fazer a correta gestão da mudança organizacional.
Dessa forma, eles vão adquirir habilidades e conhecimento necessários para operarem com eficiência à medida que a mudança for implementada.
Fornecer uma estrutura de suporte, por exemplo, é essencial para ajudar os funcionários a se adaptarem à mudança. Assim, eles se sentirão mais livres para fazer perguntas e esclarecer dúvidas à medida que elas forem surgindo durante a transição.
Durante o processo de gerenciamento de mudanças, a equipe implementa uma estrutura que mede o impacto das transformações.
O plano de gerenciamento de mudanças, certamente, também deverá ser avaliado para determinar sua eficácia e documentar as lições aprendidas. Enfim, com todas estas dicas, e com todo o aprendizado que você obteve até aqui não será difícil
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.