Gestão

Gestão de Salários e Cargos: Estratégias e Melhores Práticas para RH

Entenda o que é a gestão de salários e cargos, sua importância e quais as melhores estratégias para adotar na sua empresa. Acesse!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

gestao-salarios-cargos

9 de janeiro, 2024

As empresas necessitam não somente contratar bons funcionários, mas também existe o desafio de mantê-los. E, para isso, nada melhor para incentivar e manter bons profissionais do que uma gestão eficaz de cargos e salários.

Pensando nisso, neste conteúdo veremos as melhores práticas e estratégias para que o setor de RH consiga colocar as pessoas certas nos cargos certos, oferecendo um salário justo para a sua posição.

O que é Gestão de Salários e Cargos?

Como podemos definir gestão de cargos e salários dentro de uma empresa?

Em uma definição bem simplificada podemos dizer que se trata de uma prática empresarial que estabelece uma estrutura para definir cada cargo e suas atribuições, bem como os seus requisitos e responsabilidades, gerenciando a remuneração de cada um.

Um ponto que vale a pena ressaltar é que não podemos confundir a gestão de cargos e salários com plano de carreira. Essa gestão refere-se aos cargos que a empresa oferece, já o plano de carreira diz respeito a trajetória pessoal de cada funcionário.

Vejamos agora a importância da gestão de cargos e salários para a empresa.

A importância da gestão de salários e cargos para a empresa

A gestão de salários e cargos é uma ferramenta muito importante na motivação dos funcionários, pois é a partir daí que eles poderão analisar as possibilidades que a organização oferece e o que necessita ser feito para que ele possa alavancar sua carreira.

Além disso, podemos citar alguns pontos importantes para que a gestão de cargos e salários seja vista com mais atenção na empresa:

  • Definir para cada funcionário o que a organização espera dele no desempenho de sua função;
  • Garantir que todos os colaboradores entendam seus direitos e deveres com clareza;
  • Melhorar a retenção de talentos;
  • Contribuir para o planejamento das finanças da empresa;
  • Oferecer suporte ao setor de RH para a montagem da folha de pagamento;
  • Aumentar a produtividade;
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores;
  • Criar um sentimento de pertencimento e satisfação aos colaboradores.

 Benefícios da Gestão de Salários e Cargos

Para o colaborador os benefícios da gestão de cargos e salário são muito significativos, pois isso mostra que a empresa se preocupa com o crescimento de seus funcionários.

Para a organização são vários os motivos, porém vamos elencar a seguir os mais importantes:

  • Equipes mais determinadas e comprometidas em alcançar resultados;
  • Consciência de que as promoções ofertadas a determinados colaboradores são justas e por mérito;
  • Adoção de planos de carreira transparentes e alcançáveis;
  • Maior atração e retenção de talentos;
  • Ajuda a empresa a ter flexibilidade e rapidez para ajustes salariais adequados.

Estrutura de Cargos e Salários

Um ponto também muito importante a ser abordado é a estrutura de cargos e salários. Ela é composta por conjuntos de cargos e suas funções, e esse conjuntos formam as diversas áreas da organização.

A organização das áreas e cargos em uma empresa é a base da gestão de pessoas, é sobre ela que a empresa elabora a descrição de cargos, os processos seletivos, define os planos de cargos e salários, as avaliações e treinamentos.

Como criar e manter uma estrutura de cargos e salários sólida

Para que sua organização consiga criar e manter uma sólida estrutura de cargos e salários, são necessárias algumas etapas, vamos a elas:

  • Realize a análise e diagnóstico do negócio;
  • Defina a descrição dos cargos;
  • Faça o mapeamento de competências;
  • Realize a análise e avaliação de cargos;
  • Crie a classificação dos cargos;
  • Faça uma pesquisa salarial;
  • Estruture a tabela salarial;
  • Defina qual será a Política de Remuneração;
  • Realize a implementação de todas essas ações.

Mas não esqueça, após todo esse processo você deve sempre avaliar o andamento do projeto e, se necessário, realizar as adequações necessárias.

Avaliação e Pesquisa Salarial

Pesquisa salarial é uma ferramenta de consulta que serve para que as empresas saibam se estão remunerando seus colaboradores de acordo com o que vem sendo praticado em outras organizações.

Já a avaliação salarial são pesquisas que captam informações sobre remuneração de colaboradores, incluindo salários e benefícios. Elas são realizadas para determinar níveis salariais para categorias específicas de empregos, sendo geralmente realizadas por região, setor ou classificação de trabalho para fins de comparação.

 Equidade Salarial e Discriminação

A equidade salarial é um assunto que vem se tornando cada vez mais importante dentro do ambiente de trabalho. Essa é uma preocupação constante para empresas que buscam aprimorar a experiência de seus colaboradores a partir da igualdade de gênero, isonomia e valorização da mulher.

Além disso, essas práticas são importantes para desenvolver uma reputação positiva e demonstrar o compromisso da empresa com questões como a responsabilidade social.

A equidade salarial é um princípio segundo o qual os trabalhadores que desempenham a mesma função devem receber os mesmos salários, independentemente de sua raça, gênero, idade ou outras características pessoais.

A lei determina que, na hipótese de se comprovada a discriminação por qualquer motivo, o pagamento das diferenças salariais devidas não exclui o direito de quem sofreu a discriminação ajuizar uma ação trabalhista de indenização por danos morais.

Mas o que nos diz a lei? O Artigo 461 da CLT deixa essa questão bem clara: “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade”.

Mas, infelizmente, a realidade que vemos todos os dias nos mostra o quanto esta lei não é seguida. Por isso, cabe às empresas serem mais responsáveis socialmente para que em conjunto possam se posicionar e defender os trabalhadores fazendo com a que a lei seja cumprida, e a justiça feita.

Garantir a equidade salarial e evitar discriminação de gênero e raça

Para sua empresa colocar em prática uma cultura de igualdade, elaboramos algumas dicas que podem ser essenciais, vejamos:

  • Despertar a consciência através de campanhas de que todos são iguais e devem ser tratados assim;
  • Saber ouvir e dialogar. Caso aconteça algum problema relacionado a esse dentro da empresa, chamar as partes envolvidas, entender o que ocorreu e acabar com o problema;
  • Repudiar atitudes machistas e discriminatórias. Não amenize nunca uma situação destas, pois você será conivente;
  • Ser exemplo. Não se deixe levar por brincadeiras, piadas ou outros tipos de comentários que podem parecer inofensivos, mas que na verdade são discriminatórios;
  • Promover um ambiente organizacional seguro onde as pessoas possam ter certeza de que se por acaso acontecer algum problema ela será ouvida e a questão solucionada;
  • Proporcionar equidade salarial entre os colaboradores e mostrar que a empresa se preocupa de maneira igual com todos os seus colaboradores, não importando qualquer outra característica, a não ser o resultado do trabalho do indivíduo.

Colocando em prática estas dicas, temos certeza de que sua empresa observará ótimos resultados ao mesmo tempo em que luta e colabora para a aceitação da diversidade e pelos direitos iguais para todos.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (94 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.