Gestão

Indicadores de gestão: como medir os KPIs para impulsionar resultados?

Conheça melhor os indicadores de gestão e saiba como medir os KPIs para impulsionar resultados sua empresa.

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Marcos Lopez

HR Consultant

Indicadores e KPIs de gestão

25 de julho, 2024

Você sabe para que servem indicadores de gestão e qual sua finalidade? Sabemos que cada ação ou estratégia adotada por uma empresa traz um resultado diferente. No final, precisamos avaliar se este resultado atingiu aquilo que era esperado ou não. Depois de entender o que é KPI e descobrir como utilizá-lo, essa tarefa se torna muito mais simples.

KPIs são indicadores, grandes aliados na hora de determinar se as medidas adotadas foram eficazes. Todos os setores de uma empresa podem utilizá-los de uma forma estratégica, pois existem diferentes tipos para as mais diversas análises.

Seu negócio também pode colher benefícios com essas ferramentas, então, preparamos este artigo para ajudá-lo. Nele você entenderá o que são os KPIs, vai conferir alguns exemplos de indicadores e descobrir como melhorá-los. Continue lendo!

O que são indicadores de gestão?

Primeiramente, vejamos o que se entende por indicadores de gestão. São uma importante ferramenta para tomada de decisão que analisa as informações disponíveis sobre os processos corporativos.

Isso contribui para que todos tenham em mãos uma visão da performance da empresa. Permite também uma leitura objetiva sobre aspectos como rentabilidade, produtividade, lucratividade, competitividade, pontos fortes e pontos que merecem atenção.

Eles servem também para analisar as informações disponíveis, organizá-las e usá-las para dar embasamento aos planos de ação.  Isso permite uma leitura objetiva de muitos pontos fortes e fracos da empresa e auxilia em melhoras.

Por meio deles, também é possível mensurar os resultados de cada ação e entender o que faz sentido dentro da estratégia de uma empresa, e quais são os pontos de melhoria.

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Quais são os 4 tipos de indicadores de gestão?

Vejamos abaixo quais são os quatro principais indicadores de gestão e para o que cada um é indicado.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, como o próprio nome diz, se referem ao desempenho produtivo da empresa ou de algum departamento específico em relação à utilização de recursos em determinado processo de produção.

Em outras palavras, os indicadores de produtividade analisam o quanto a empresa consegue produzir utilizando o mínimo de recursos possíveis, ou seja, maximizar a produção e minimizar os recursos.

Podemos evidenciar alguns benefícios desse indicador, que são:

  • Aumento da assertividade nas decisões diárias;
  • Acompanhamento efetivo das equipes;
  • Maior exatidão na definição de metas.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são responsáveis por verificar a qualidade dos processos e dos produtos. Eles conseguem identificar não conformidades nas entregas. Indicadores desse tipo tratam basicamente da relação entre saídas totais e saídas com desvios ou defeituosas.

Indicadores de capacidade

Os indicadores de capacidade mostram o quanto a empresa, equipe, ou o funcionário é capaz de produzir durante um determinado período. Ou seja, eles medem o quanto de entrega se consegue fazer em um determinado prazo específico.

Indicadores estratégicos

Os indicadores de desempenho estratégicos estão diretamente relacionados ao planejamento estratégico da empresa. Ou seja, eles têm relação direta com os objetivos mais amplos de uma organização, pensados a médio e a longo prazo.

Podemos afirmar que ao adotar esses 4 principais tipos de indicadores de desempenho em sua empresa, seu negócio se tornará capaz de fazer melhorias nos processos e chegar mais rápido aos objetivos. Mas é preciso ficar atento para que você não cometa erros ao escolher os indicadores de desempenho para o seu negócio.

Como implementar os indicadores de gestão de forma eficaz?

Passaremos agora para a fase de como realizar a implementação dos indicadores de gestão eficazmente.

Para realizar a gestão de indicadores é necessário preparação e planejamento bem estruturados. Essa abordagem requer uma implementação cuidadosa e detalhada para oferecer todas as suas vantagens.

Abaixo separamos os passos essenciais você para que você criar e manter um sistema de objetivos e indicadores de gestão eficaz na sua empresa. Vejamos:

Defina objetivos claros

Objetivos claros são a base de qualquer sistema de indicadores de gestão. Eles devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo de início e término.

Identifique indicadores relevantes

Procure sempre escolher indicadores que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Taxa de conversão de vendas

Trata-se de um indicador chave (KPI) que indica quantos leads passaram de uma etapa do ciclo de vendas para outra, até se tornarem clientes de fato.

Colete dados adequados

Definição de um processo para coletar dados relevantes e confiáveis. Geralmente, há a necessidade da implementação dos sistemas de coleta de dados automatizados, como um software de gestão empresarial, ERP. Nesta etapa é muito importante que os dados sejam atualizados regularmente e com alta qualidade.

Análise e interpretação de dados

As análises devem fazer parte da gestão de indicadores de desempenho constantemente.

Por isso, realize diversificados tipos de análises: periódicas para identificar tendências, padrões e áreas de melhoria. Para facilitar esse momento, você pode usar ferramentas específicas para analisar dados e obter insights significativos.

Comunique os resultados

Nunca se esqueça de comunicar os resultados dos indicadores de gestão, pois sabemos que a comunicação e a transparência são primordiais em qualquer tipo de negócio. Então, não se esqueça de comunicar os resultados dos indicadores para todas as equipes de forma transparente.

O ideal é que você crie relatórios e dashboards que sejam fáceis de entender, ajudando a criar um senso de responsabilidade e engajamento nos times.

Ajuste as estratégias

Tendo como base as análises e acompanhando dos indicadores de gestão escolhidos, ajuste suas estratégias e planos de ação conforme necessário. Ou seja, caso os resultados não estejam alinhados com os objetivos determinados, faça mudanças e teste novas abordagens até que os resultados esperados comecem a aparecer.

Você pode, inclusive, considerar investir em ferramentas que automatizem processos e forneçam insights em tempo real.

Capacite a equipe

Outro passo importante para que este modelo de gestão funcione, é oferecer um treinamento adequado e uma boa capacitação para as equipes.

Isso, certamente, fará com que elas possam entender a importância dos indicadores e como eles estão relacionados aos objetivos da empresa. Assim, será possível a criar uma cultura de responsabilidade e melhoria contínua.

Busque promover uma cultura organizacional que valorize a medição e o uso de indicadores para tomar decisões assertivas e estratégicas.

Incentive a colaboração e o compartilhamento de ideais sobre os indicadores de gestão, com as diferentes equipes de trabalho e garanta que elas entendam a importância que eles oferecem para o sucesso da empresa.

A implementação de um sistema eficaz de gestão de indicadores requer um planejamento cuidadoso, escolha de indicadores relevantes, coleta e análise de dados, comunicação transparente e um compromisso contínuo com a melhoria.

Nesse sentido, quando feito corretamente, esse sistema permite que a sua empresa monitore o desempenho, tome decisões informadas e alcance os objetivos estratégicos de forma saudável.

Então, agora que você se tornou um expert em indicadores de gestão está mais do que na hora de utilizar esta tecnologia ao seu favor e ao da sua empresa, não é mesmo?

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VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


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