Gestão
Inteligência emocional no trabalho: importância nas empresas
Entenda o que é a inteligência emocional no ambiente de trabalho e como ela pode ajudar na liderança dos funcionários. Acesse!
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Entenda o que é a inteligência emocional no ambiente de trabalho e como ela pode ajudar na liderança dos funcionários. Acesse!
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Marcos Lopez
HR Consultant
13 de fevereiro, 2024
De acordo com a psicologia, a inteligência emocional no trabalho é uma competência comportamental que se fundamenta na facilidade com que a pessoa identifica e lida com emoções e sentimentos no trabalho.
Podemos com certeza dizer que a inteligência emocional é um ativo para o sucesso da empresa, pois ter em seu corpo pessoas que saibam lidar de maneira eficaz com seus próprios sentimentos e ainda com os dos outros é um grande diferencial. Por isso é uma soft skill muito buscada na fase de recrutamento.
Vejamos a seguir, neste post, outros tópicos que muito nos ajudarão a entender sobre a importância da inteligência emocional nas empresas nos dias de hoje.
Para que possamos compreender de maneira mais assertiva o que é inteligência emocional no ambiente de trabalho e porque é tão importante, vejamos primeiro na prática seu conceito.
A psicologia descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos de maneira apropriada e eficaz, permitindo que eles sejam expressos.
Quanto maior a capacidade de entender o que está sentindo, maior é a chance de saber como lidar com esse sentimento ou essa emoção sem afetar o seu trabalho e o dos outros.
Agora vejamos abaixo os cinco componentes da inteligência emocional.
Sabemos que no ambiente organizacional a inteligência emocional se sustenta por pilares que direcionam a conduta das pessoas.
Abaixo vamos descrever cada um destes pilares de uma forma resumida.
É o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. É uma investigação individual que busca identificar quais são suas características mais marcantes.
É a capacidade de dominar seus próprios impulsos, emoções e paixões. É uma habilidade que regula nosso comportamento e nos leva a agir de forma mais equilibrada.
Consiste em ter a capacidade de estimular a si mesmo a alcançar seus objetivos, é trazer sentido à nossa existência.
É a capacidade de perceber e interpretar as emoções de terceiros ao se imaginar no lugar deles. A empatia é considerada uma das principais competências da liderança do futuro, já que ela ajuda a olhar para um problema sob diversos pontos de vista diferentes.
São os talentos que as pessoas possuem para se comunicar e interagir com as outras sem causar nenhum tipo de problema.
A inteligência emocional é de extrema relevância para a liderança de uma equipe, pois o líder deve ser a pessoa em quem os colaboradores possam se apoiar e buscar orientações e soluções nos momentos de dúvidas e dificuldades.
Quando os líderes dão atenção para suas emoções e a de seus liderados, conseguem melhorar o relacionamento da equipe, evitar problemas de gestão, conflitos interpessoais e situações negativas dentro da empresa.
Vejamos abaixo como a inteligência emocional pode afetar uma liderança eficaz.
Inteligência emocional e liderança eficaz são características profissionais que se completam. Ou seja, os líderes que possuem inteligência emocional, possuem empatia pelo próximo, o que reflete diretamente em suas decisões.
Lidar com as emoções de toda a equipe não é nada fácil, especialmente considerando o ritmo acelerado em que vivemos no ambiente de trabalho diariamente.
Por outro lado, a falta de inteligência emocional na liderança inibe a colaboração, pois quando um líder não tem controle sobre suas próprias emoções, seus colaboradores tendem a não contribuir com suas ideias, por medo de como o líder irá responder.
A inteligência emocional no trabalho para gerir equipes nunca foi tão valorizada no ambiente corporativo como agora. A capacidade de identificar as emoções e saber lidar com elas, faz com que os líderes tenham um relacionamento saudável e colaborativo com a equipe.
Desenvolver essa competência permite lidar melhor com situações de estresse, ajuda a passar por momentos de crise e a reagir bem em situações de pressão. Sem controle sobre as próprias emoções, os colaboradores podem se tornar muito mais estressados com situações que poderiam ser conduzidas com calma e paciência.
Um profissional com inteligência emocional tem maior clareza na tomada de decisões. E se considerarmos o número de decisões tomadas diariamente no ambiente organizacional, as mais assertivas são aquelas em que a emoção e razão estão equilibradas.
Estas pessoas, certamente, estão mais preparadas para a resolução de conflitos dentro do seu time. Isso acontece porque poderão compreender e ter a sensibilidade de tomar a decisão mais acertada, verificando com cuidado todos os aspectos que estão envolvidos na questão e, sendo totalmente imparcial, tomar a decisão que melhor trará resultado para o todo.
A resolução dos conflitos sendo feita de maneira assertiva e coerente pelo líder da equipe, trará maior confiança, tranquilidade e colaboração por parte dos colaboradores. Isso porque eles verão seus problemas sendo tratados de forma mais humana e imparcial.
A área de RH é responsável pela promoção de ações de engajamento, de acompanhamento do clima organizacional, da satisfação e bem-estar dos funcionários, então o desenvolvimento da inteligência emocional deve começar já no ato da contratação.
Um importante papel que o Recursos Humanos tem na empresa é garantir que os funcionários estejam plenamente preparados para gerir suas próprias emoções. Dessa forma, eles conseguem se manter produtivos e satisfeitos em um ambiente de trabalho que seja agradável e saudável de se trabalhar.
Uma outra dica importantíssima que o Recursos Humanos pode colocar em prática são os treinamentos especializados e específicos. Com eles, os funcionários conseguem desenvolver a inteligência emocional de forma a contribuir com o sucesso da empresa.
Sabendo da importância da inteligência emocional no trabalho, é hora de colocar tudo em prática, não é mesmo?
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.