Gestão
Como criar um organograma estrutural eficiente: guia completo
Descubra como o organograma estrutural é fundamental para a visualização hierárquica e distribuição de responsabilidades nas organizações.
Gestão
Descubra como o organograma estrutural é fundamental para a visualização hierárquica e distribuição de responsabilidades nas organizações.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
9 de agosto, 2023
Você já se perguntou como criar um organograma estrutural eficiente para sua empresa?
Se a resposta é sim, você está no lugar certo! O organograma é uma ferramenta fundamental para a organização e visualização da estrutura hierárquica da empresa, além de definir as competências e responsabilidades de cada colaborador.
Com um organograma bem estruturado, é possível facilitar a comunicação interna, otimizar processos e evitar conflitos de competência.
Neste guia completo, você encontrará todas as informações necessárias para criar um organograma eficiente, desde a definição das funções e cargos até a escolha das melhores ferramentas para desenhar o diagrama.
Não perca mais tempo e comece agora a criar um organograma estrutural eficiente para sua empresa!
Quais os 7 tipos de organograma
Para criar um organograma estrutural eficiente, é essencial conhecer os diferentes tipos de organograma. Abaixo, listamos os sete principais tipos:
Agora que você conhece os diferentes tipos de organograma, pode escolher aquele que melhor se adapta à sua empresa e utilizar as dicas do nosso guia completo para criar um organograma estrutural eficiente.
A criação de um organograma estrutural eficiente é fundamental para o sucesso da sua empresa. Por meio dele, é possível visualizar a hierarquia e a relação entre os colaboradores, bem como determinar as responsabilidades de cada um.
Confira abaixo os pontos-chave para planejar um organograma eficiente:
Lembre-se que um organograma bem estruturado pode ajudar na tomada de decisões e no gerenciamento de equipes. Siga essas dicas e crie um organograma eficiente para a sua empresa.
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.