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Pesquisa de clima organizacional: como melhorar o ambiente de trabalho
Saiba o que é a pesquisa de clima organizacional, seus benefícios e como aplicá-la da melhor forma na a sua empresa. Acesse e entenda!
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Saiba o que é a pesquisa de clima organizacional, seus benefícios e como aplicá-la da melhor forma na a sua empresa. Acesse e entenda!
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Isabel García
HR Consultant
23 de janeiro, 2024
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseje manter seus funcionários satisfeitos no ambiente de trabalho e sua alta produtividade.
Garantir que os funcionários estejam engajados e motivados com o trabalho é essencial para que a empresa tenha um crescimento saudável. Além disso, ouvir o funcionário e permitir que seus sentimentos sejam levados em conta, estabelece uma relação de confiança com a empresa.
Por isso, é importante que os profissionais de RH encontrem formas de dar voz aos funcionários de forma contínua. A partir disso é possível entender a percepção que eles têm sobre a empresa, seu ambiente interno e o que os motiva no dia a dia.
Segundo Idalberto Chiavenato, um dos autores mais respeitados na área de RH, quando há motivação elevada entre os colaboradores, a tendência é que haja mais satisfação, interesse e colaboração.
Porém, a baixa motivação traz um ambiente insatisfeito, desinteressado e improdutivo.
Veja tudo o que você precisa saber para criar uma boa pesquisa de clima e levar sua estratégia de RH para outro nível!
A pesquisa de clima organizacional tem como principal objetivo medir o índice de satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho, mapeando suas percepções sobre diferentes aspectos da empresa.
Este é um método utilizado pelas empresas para identificar seus pontos positivos e negativos, de acordo com a experiência de seus funcionários, para serem trabalhados em uma estratégia de RH mais eficaz.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta essencial para entender a relação entre empresa, funcionários e seus pares. É a partir dela que podem ser criadas ações mais assertivas para engajar e motivar, aumentando o índice de produtividade.
A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo principal avaliar o ambiente de trabalho, identificar a satisfação e percepções dos colaboradores em relação à empresa, e entender como fatores internos influenciam o desempenho, a motivação e o bem-estar no trabalho.
Essa pesquisa visa fornecer insights valiosos para a gestão de recursos humanos e liderança da empresa. Aqui estão alguns objetivos específicos da pesquisa de clima organizacional:
Em geral, esse tipo de pesquisa é feito por meio de um questionário, que pode ser físico ou digital. Hoje em dia existem alguns softwares, como o Sesame RH, que auxiliam o time de RH na automatização das pesquisas de clima organizacional.
Aqui vão algumas dicas para que você tenha sucesso na aplicação da pesquisa e possa tirar os melhores insights de melhoria:
Pode parecer óbvio, mas se a pesquisa não for feita com base em um bom planejamento, todo o seu esforço pode ser em vão.
Nesta etapa vários pontos devem ser analisados, como o objetivo da pesquisa, o formato, o tamanho do questionário e o período em que será aplicado, por exemplo. Importante também se certificar de que todas as perguntas sejam bem escritas e relevantes para o objetivo.
Para que a pesquisa seja realizada com sucesso é preciso que a maioria dos funcionários participe. Por isso, ao compartilhar a pesquisa, é importante explicar seu objetivo, como será realizada a análise e o que a empresa fará com essas respostas.
Sobretudo em uma empresa onde esse tipo de ação nunca foi realizada, é muito importante deixar claro aos funcionários a sua importância e de que forma ela ajudará a melhorar o dia a dia no trabalho.
Garantir a confidencialidade da pesquisa fará com que os funcionários não se sintam desconfortáveis e sejam mais sinceros ao respondê-la. Afinal, é pouco provável que exponham problemas da empresa, da área ou de seus gestores se for possível identificar de quem é cada uma das respostas.
Além disso, tornar a pesquisa anônima impede que a análise das respostas tenha alguma influência pessoal por parte do time de RH ou dos gestores.
Automatizar essa pesquisa com o uso de um software também ajuda a garantir que apenas o time de RH terá acesso às respostas e de forma anônima.
Ninguém gosta de ser obrigado a participar de algo. Isso pode fazer com que o funcionário não responda com a devida atenção ou sinceridade, prejudicando o resultado final da pesquisa.
Deixe claro que a participação não é obrigatória e que não haverá nenhum tipo de penalização para quem não responder (até porque a pesquisa é anônima).
Por não ser obrigatória, a etapa de incentivo à participação é muito importante e pode ser reforçada os ganhos que os funcionários terão a partir das ações planejadas. Tudo com base nos resultados.
De nada adianta descobrir os pontos positivos e negativos da empresa se não forem realizadas ações em cima deles.
Por isso, após a análise dos resultados, é importante que sejam planejadas ações para melhorar os pontos negativos.
Se julgar necessário, ainda é possível realizar ações para continuar os pontos positivos. Estes também podem ajudar a melhorar o clima da organização.
É a partir dessas ações que os funcionários se sentirão ouvidos e verão que sua opinião foi a sério valorizada. Isso também irá incentivá-los a participar de pesquisas futuras.
É muito importante que o time de RH estabeleça uma periodicidade para a realização da pesquisa. É comum ver esse tipo de pesquisa sendo aplicada cada seis meses ou anual. Essa definição depende de empresa para empresa.
O ideal é que seja um período em que seja possível aplicar a pesquisa, analisar os resultados, criar e aplicar as estratégias de melhorias.
Após todo esse processo é que deve ser realizada uma nova pesquisa, visando entender como elas impactaram o dia a dia dos funcionários.
A pesquisa de clima é importante por várias razões:
Existem diferentes tipos de pesquisa de clima, cada um projetado para atender a objetivos específicos e coletar dados relevantes para a análise do ambiente organizacional. Aqui estão alguns dos principais tipos de pesquisa de clima:
Uma pesquisa bem feita e, sobretudo, ações bem estruturadas a partir dos resultados, fazem com que o ambiente organizacional seja muito mais motivador.
Veja alguns dos benefícios que a pesquisa de clima pode trazer para a empresa:
Estar feliz e motivado no ambiente de trabalho faz com que as pessoas trabalhem melhor e entreguem melhores resultados em suas tarefas.
Além de participarem mais ativamente dos projetos da sua área e da empresa. Isso faz com que a organização cresça de forma mais saudável e consiga extrair o melhor de cada um de seus profissionais.
Não pense que só um bom salário e vários benefícios são capazes de reter os talentos de uma empresa. Quando o clima organizacional não é bom, isso acaba afetando a saúde dos funcionários e repercute de forma negativa no seu crescimento profissional.
Esse é um dos motivos pelos quais eles acabam procurando novas oportunidades no mercado e a empresa pode acabar perdendo talentos importantes.
Assim como as pessoas não querem trabalhar em uma empresa onde o clima organizacional é ruim, elas também não vão indicá-la para outros profissionais. Por isso, a pesquisa de clima pode ajudar também na atração de novos talentos.
A empresa que ouve os funcionários e leva suas opiniões em consideração tendem a ser bem vistas no mercado. É necessário mostrar que bons profissionais se interessem em participar de seus processos de selecção de pessoal.
Uma boa comunicação interna não é baseada apenas na troca de informações entre as pessoas no dia a dia. É preciso também que a organização comunique de forma clara sua cultura, seus objetivos e suas metas.
A pesquisa de clima também ajuda a organização a entender se a forma com que estão passando esses pontos para os colaboradores está sendo feita da melhor forma.
A partir da pesquisa de clima é possível saber o que os colaboradores pensam sobre as lideranças e identificar pontos de melhoria em seu trabalho.
Os líderes são pessoas fundamentais para ajudar a manter um bom clima de trabalho no dia a dia, por isso, aperfeiçoar seu trabalho é essencial para manter o time motivado.
Entendeu a importância da pesquisa de clima organizacional? Saiba mais sobre o software de pesquisa organizacional do Sesame RH e veja como ele pode te ajudar a otimizar os processos da sua empresa!
A análise dos resultados da pesquisa de clima é uma etapa crucial para extrair insights valiosos e tomar decisões informadas para melhorar o ambiente de trabalho. Aqui estão algumas etapas e práticas recomendadas para analisar os resultados da pesquisa de clima:
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.