Gestão
Pilares do RH: os 7 principais e sua importância estratégica
Saiba quais são os 7 principais pilares do RH e qual sua importância estratégica para o plano de recursos humanos.
Gestão
Saiba quais são os 7 principais pilares do RH e qual sua importância estratégica para o plano de recursos humanos.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
10 de julho, 2024
Hoje você acompanhará em nosso blog quais são os sete pilares do RH de uma corporação, e a importância estratégica que eles possuem.
O uso de um software de Recursos Humanos traz uma série de benefícios para a sua empresa. Se você quer melhorar os lucros da sua organização, saiba que uma boa gestão de pessoas pode fazer toda a diferença. E para que esse trabalho seja realizado, o RH deve focar nesse objetivo.
Continue a leitura para que você os conheça e se familiarize com cada um deles, para assim saber usá-los em seu dia a dia para que tudo se torne mais fácil.
Descreveremos abaixo detalhadamente quais são os sete pilares do RH, acompanhe e tire suas dúvidas.
É de responsabilidade da liderança da empresa cuidar dos colaboradores da empresa no dia a dia e que, com o apoio do RH, colocam muitas das estratégias voltadas para o bem-estar e desenvolvimento das equipes em prática.
Além disso, eles possuem um impacto direto na experiência dos funcionários ao longo de toda a jornada deles na empresa, sendo grandes responsáveis por manter o engajamento, a produtividade e a retenção das equipes sempre em alta.
Quando existem falhas na comunicação interna, elas podem resultar em diversos desafios para a organização, como por exemplo:
Nestas situações, o papel do gestor de pessoas é promover a comunicação clara e transparente, enquanto o RH entende como quebrar as possíveis barreiras e ruídos existentes no ambiente de trabalho.
Enfim, existem diversas ferramentas que melhoram a comunicação interna nas empresas. Diante disso certifique-se de que os colaboradores saibam quais canais são utilizados para quais tipos de comunicação.
A motivação no ambiente de trabalho pode vir de diversas fontes.
Seja como for, dentre os principais fatores, podemos citar: o reconhecimento pelo trabalho, admiração pelos líderes, ambiente de trabalho saudável e engajador, perspectiva de crescimento, metas condizentes com a realidade.
Dessa maneira, o RH deve aplicar pesquisas de clima organizacional ou de satisfação organizacional para conseguir entender quais as reais necessidades de motivação dos funcionários.
Analisando as respostas obtidas, a empresa pode desenvolver ações de engajamento e motivação, tais como, plano de carreira, benefícios flexíveis, espaço de descanso, entre outros que estão elencados na pesquisa.
Já o engajamento, engloba elementos como o empenho, envolvimento, conexão e comprometimento com algo que está sendo realizado.
Certamente, aumentando o engajamento dos funcionários, a empresa consegue melhorias na produtividade, taxas de rotatividade, clima organizacional, além de felicidade e motivação do profissional.
E, finalmente, para manter os trabalhadores engajados, a companhia deve:
Para que as equipem se mostrem mais integradas e consigam resolver problemas de forma mais eficiente, alcançando assim melhores resultados, os gestores precisam destacar o que cada colaborador tem de melhor, tais como suas características e habilidades.
Veja abaixo quais as estratégias que você deverá utilizar para implementar os pilares de RH de forma mais eficaz:
O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização. Dessa maneira, são estabelecidas e estimuladas condutas que vão de encontro ao que a empresa prega.
A empresa deve investir na assimilação da cultura da organização, que são o conjunto de hábitos e crenças firmados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes compartilhados por todos os integrantes de uma empresa.
Podemos dizer que ela também representa as percepções da liderança e colaboradores, assim como reflete a forma de pensar que predomina na organização. Isso significa que a cultura corporativa é a representação das normas não escritas e informais que orientam o comportamento das pessoas em uma empresa.
Uma alta taxa de rotatividade de funcionários tem o poder de gerar grande impacto negativo em uma empresa, pois o custo para substituir um colaborador é alto.
No contexto empresarial atual, reter talentos é mais do que uma estratégia; é uma necessidade já que a rotatividade traz inúmeros problemas.
As práticas para diminuir a rotatividade envolvem mudanças na cultura da empresa e nos processos de RH. A preocupação em ser um excelente lugar para trabalhar deve entrar na pauta dos gestores, e o RH precisa atuar para contratar pessoas que se identifiquem com a cultura da empresa.
O engajamento acontece quando os colaboradores criam um envolvimento pessoal e profissional com a empresa. Um colaborador engajado confia na organização e principalmente se identifica com os objetivos dela.
Quando o profissional se sente engajado, ele se une a organização, não só pelo próprio sucesso, mas também para que a empresa conquiste bons resultados e para que o trabalho seja realizado com excelência.
O desenvolvimento de uma equipe de alta performance é essencial para a produtividade de qualquer organização. Uma equipe que seja bem coordenada e alinhada ajuda a impulsionar os resultados e alcançar metas.
Uma característica das equipes de alta performance é a comunicação eficiente, ou seja, é essencial que, em uma equipe de alto desempenho, a comunicação seja clara, aberta e transparente. Todos os membros da equipe devem sentir-se confortáveis para expressar ideias, preocupações e feedbacks de maneira construtiva.
O papel do líder de transformação digital é realizar um planejamento estratégico eficiente e executável, além de liderar as equipes em direção a essa nova realidade, com engajamento e empreendedorismo interno.
A otimização de resultados está diretamente ligada à capacidade de uma empresa de melhorar o seu desempenho, utilizando os recursos já existentes. Com efeito, esse processo passa pelo aumento de produtividade e por uma boa gestão de inovação.
Logo após fazer uma minuciosa pesquisa de mercado você deverá escolher o software que melhor se adeque ao seu negócio. Ele deverá cumprir tudo o que promete de maneira fácil, rápida e com máxima excelência.
O software de Recursos Humanos como Sesame RH irá ajudá-lo na medida em que conseguir, por exemplo, realizar todas as adequações que vimos no tópico anterior de maneira clara, objetiva e sem erros.
Digitalizar os processos que antes eram manuais eleva a qualidade, produtividade e assertividade das tarefas realizadas.
Tenho certeza de que é isso que você estava procurando, não é mesmo? Não perca tempo e facilite seu dia a dia! Solicita um teste gratuito por 14 dias e otimiza a gestão de RH de tua empresa.
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.