Gestão

Desvendando perfis no ambiente de trabalho: análise das 16 personalidades

Entenda como funciona o teste das 16 Personalidades e saiba todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa. Acesse!

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

16 Personalidades: Identificando Perfis no Ambiente de Trabalho

25 de agosto, 2023

A busca pelo autoconhecimento é essencial tanto para o desenvolvimento pessoal como profissional do indivíduo. Por isso, diversas empresas utilizam testes de personalidade e comportamento para tomar decisões estratégicas, seja para a contratação ou para a criação de times para projetos. Tendo isso em vista, um dos testes mais utilizados atualmente é o das 16 personalidades.

Esse é um teste gratuito que vem ganhando cada vez mais adeptos, seja por pessoas que buscam entender melhor as características de sua personalidade, como por empresas que querem tomar decisões com maior embasamento.

Ao longo desse conteúdo, vamos abordar como funciona o questionário das 16 Personalidades, quais os benefícios que ele traz para empresa e profissional, além dos desafios que devem ser considerados antes de implementá-lo. Vamos lá!

O que é o teste das 16 Personalidades?

Também conhecido como Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), o teste das 16 Personalidades é uma ferramenta de avaliação para auxiliar na identificação de padrões de personalidade. Ele foi desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs, baseado na teoria das personalidades do psiquiatra Carl Gustav Jung.

Basicamente, o teste busca classificar as pessoas em 16 personalidades diferentes. Cada uma é formada por uma combinação de quatro traços de personalidades opostos, sendo eles:

  • Extrovertido (E) e Introvertido (I): esses traços se referem à fonte de energia do indivíduo. Os extrovertidos costumam focar no mundo exterior e nas interações sociais, enquanto os introvertidos buscam a reflexão e o significado internamente.
  • Sensorial (S) e Intuitivo (N): esses traços mostram como a pessoa tende a coletar informações. Enquanto a sensorial foca em fatos e detalhes, os intuitivos preferem padrões, possibilidades e significados ocultos.
  • Racional (R) e Sentimental (S): estes são sobre como o indivíduo toma uma decisão. Os racionais são mais objetivos e agem de acordo com a razão, já os sentimentais prezam pelas emoções e valores pessoais.
  • Julgador (J) e Perceptivo (P): descrevem como a pessoa lida com o mundo externo. Os julgadores buscam uma estrutura e um planejamento prévio. Já os perceptivos preferem manter as opções em aberto, sendo mais adaptativos.

Além disso, os 16 tipos de personalidades formados pelas combinações dessas letras são distribuídos em 4 grupos, sendo eles: Analistas, Diplomatas, Sentinelas e Exploradores.

Quais são as 16 personalidades?

Para você entender melhor quais são as 16 personalidades, elencamos abaixo cada uma juntamente com suas características específicas, de acordo com o seu grupo.

Analistas

  • Arquiteto (INTJ-A / INTJ-T): pensadores criativos e estratégicos, com um plano para tudo.
  • Lógico (INTP-A / INTP-T): criadores inovadores com uma sede insaciável por conhecimento.
  • Comandante (ENTJ-A / ENTJ-T): líderes ousados, criativos e energéticos, sempre dando um jeito em tudo.
  • Inovador (ENTP-A / ENTP-T): pensadores espertos e curiosos que não resistem a um desafio intelectual.

Diplomatas

  • Advogado (INFJ-A / INFJ-T): idealistas quietos e místicos, porém muito inspiradores e incansáveis.
  • Mediador (INFP-A / INFP-T): pessoas poéticas, bondosas e altruístas, sempre prontas para ajudar uma boa causa.
  • Protagonista (INFJ-A / ENFJ-T): líderes inspiradores e carismáticos, que conseguem hipnotizar sua audiência.
  • Ativista (ENFP-A / ENFP-T): espíritos livres, criativos, sociáveis e entusiasmáticos, sempre encontrando uma razão para sorrir.

Sentinelas

  • Logístico (ISTJ-A / ISTJ-T): indivíduos práticos e extremamente confiáveis.
  • Defensor (ISFJ-A / ISFJ-T): protetores dedicados e acolhedores, estão sempre prontos para defender seus amados.
  • Executivo (ESTJ-A / ESTJ-T): administradores excelentes, inigualáveis em gerenciar coisas – ou pessoas.
  • Cônsul (ESFJ-A / ESFJ-T): pessoas extraordinariamente atenciosas, sociais e populares, sempre prontas para ajudar.

Exploradores

  • Virtuoso (ISTP-A / ISTP-T): experimentadores práticos e ousados, mestres em todos os tipos de ferramentas.
  • Aventureiro (ISFP-A / ISFP-T): artistas flexíveis e charmosos, sempre prontos para explorar e experimentar algo novo.
  • Empresário (ESTP-A / ESTP-T): pessoas inteligentes, enérgicas e perceptivas, que realmente gostam de arriscar.
  • Animador (ESFP-A / ESFP-T): animadores entusiasmados, enérgicos e espontâneos – a vida nunca fica entediante perto deles.

Benefícios do teste das 16 Personalidades no ambiente de trabalho

O teste das 16 personalidades pode ter diversas funções dentro do ambiente de trabalho, trazendo benefícios tanto para a organização como para o profissional.

Por isso, confira algumas das principais vantagens de utilizar essa estratégia na sua empresa:

Melhoria no autoconhecimento

Entender melhor suas características pessoais, preferências e tendências comportamentais faz com que as pessoas tenham um maior autoconhecimento. Assim, é possível haver um aumento na auto aceitação e auto confiança, seja na vida pessoal ou no trabalho.

Além disso, ele permite que a pessoa conheça melhor seus pontos fortes, que é onde deve focar para contribuir com a equipe de trabalho, e os pontos a desenvolver, visando se tornar um profissional cada vez mais completo.

Formação de equipes equilibradas

Os gestores de recursos humanos podem utilizar o resultado desse teste para formar equipes mais equilibradas e com habilidades complementares. Isso porque ao conhecer as preferências e pontos fortes de cada um, eles podem criar times com diferentes pontos de vista, deixando o ambiente mais eficiente, produtivo e colaborativo.

Orientação profissional e desenvolvimento de carreira

Apesar de não ter uma base científica sólida, esse teste pode ajudar o profissional a entender melhor suas preferências e quais tipos de trabalho e ambientes podem ser melhores para o seu desenvolvimento e satisfação.

Dessa forma, é possível planejar uma carreira voltada para o campo que mais faz sentido com a sua personalidade. Ou seja, se deve buscar por uma posição mais analítica, de liderança ou executora, por exemplo. Além disso, também é possível entender se ambientes mais competitivos são capazes de trazer um estímulo positivo ou negativo para o seu desenvolvimento.

Melhoria na comunicação e gestão de conflitos

O teste de personalidade não ajuda só no autoconhecimento, mas também no entendimento do outro. Conhecer melhor as preferências e modo de agir dos pares, faz com que a comunicação interna seja mais assertiva, criando um ambiente mais tolerante e compreensivo.

Programas de treinamento e desenvolvimento

As empresas que utilizam esse teste possuem um poderoso instrumento para criar um programa de treinamento e desenvolvimento para os funcionários. A partir dele é possível entender quais profissionais precisam aprimorar suas habilidades de liderança, comunicação, analítica ou de trabalho em equipe, por exemplo.

Desafios na aplicação do teste das 16 Personalidades

Porém, mesmo trazendo inúmeros benefícios, existem alguns desafios que devem ser considerados antes de implementá-lo na empresa. Dessa forma, é possível se preparar para não deixar que eles afetem o ambiente organizacional.

Veja alguns dos principais desafios que podem ser encontrados nas organizações:

Possíveis resistências

Apesar de ser um teste utilizado por diversas empresas ao redor do mundo, a comunidade científica de psicologia frequentemente questiona sua validade e confiabilidade.

Isso porque o teste não possui uma base científica sólida, além de que os profissionais acreditam que a personalidade pode ser mutável, seja ao longo do tempo ou de acordo com diferentes situações.

Estereotipação dos funcionários

A classificação das pessoas dentro de 16 personalidades diferentes pode fazer com que os indivíduos sejam resumidos a estereótipos e rótulos muito simplistas, que não levam em consideração outros fatores como valores, crenças, habilidades e experiências.

Interpretação inadequada dos resultados

Como resultado do ponto anterior, é muito fácil que alguém faça uma interpretação errada sobre um indivíduo, pautada exclusivamente no resultado do teste. Isso pode fazer com que sejam tomadas decisões erradas e precipitadas.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Quer aplicar o teste das 16 personalidades na sua empresa? Então conte com o Sesame para analisar todos os resultados e tomar as melhores decisões!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
4 estrelas (83 votos)
VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


O software que capacita sua equipe a aproveitar seus talentos