Relatórios de RH

Guia de relatório anual de RH para empresas

Com este guia de relatório anual, sua equipe de RH poderá identificar aspectos da sua empresa para tomar as melhores decisões para o ano.

consultor

Precisa de ajuda?

Isabel García

HR Consultant

guia relatorio anual rh

17 de novembro, 2022

Todo mundo que trabalha em departamento de recursos humanos sabe o que significa o fim de ano: relatórios. Janeiro é o mês perfeito para tomar novas decisões, olhar para o último ano e recapitular todo o trabalho feito em cada departamento.

Hora de rever aspectos importantes como gestão de pessoal, rastreamento de tempo, salários, clima organizacional ou taxa de rotatividade de funcionários.

Além disso, geralmente, no fim do ano, um relatório anual de Recursos Humanos deve ser apresentado. Veja como prepará-lo!

Etapas para elaborar um relatório anual de desempenho de Recursos Humanos

O primeiro passo na criação de um relatório de desempenho de RH é manter em mente métricas e análises.

Quais métricas devem ser incluídas no relatório anual de RH?

O mais importante aqui é incluir o resultado de métricas relevantes que representam bem o que aconteceu durante o ano, esses dados geralmente são bastante básicos.

  • Taxa de rotatividade: Quantas pessoas novas entraram na empresa? Quantos ainda estão na empresa? Esses dados devem levar em conta os custos dos processos de recrutamento e os meses necessários para que o trabalhador seja produtivo após a adesão à empresa.
  • Retenção de talentos: A empresa está fazendo com que os funcionários queiram ficar? Os funcionários estão motivados? A senioridade dos funcionários determina se a estratégia de retenção de talentos da empresa está sendo bem-sucedida ou não.
  • Média de idade da empresa: Conhecer a média de idade atual da sua empresa é importante para poder gerenciar e entender as necessidades da sua força de trabalho. Como, por exemplo, o tipo de benefícios sociais que mais lhes convêm.
  • Salário médio: A empresa está oferecendo salário justo, e como sua remuneração se compara com a de seus concorrentes? Essa é uma informação importante para saber se novas medidas devem ser tomadas para melhorar a remuneração dos funcionários, como oferecer remuneração flexível.
  • Absenteísmo no trabalho: O absenteísmo sem justificativa pode se tornar um grande problema para as empresas, uma vez que implica em uma série de custos e leva à desmotivação dos funcionários.

Como exibir dados do departamento de recursos humanos?

Agora que você já reuniu todos os dados nos relatórios de RH e fez todos os cálculos relevantes, qual a melhor maneira de apresentá-los? Pela nossa experiência, não basta apenas mostrar os dados, você também deve explicar suas conclusões e potenciais planos para melhorias.

O papel do departamento de recursos humanos deve ser processar informações a partir de dados, tirar conclusões e planejar ações para melhorar ou manter os resultados durante o ano seguinte.

A maneira mais comum de fornecer todas essas informações é através de um arquivo com todos os dados a serem utilizados como suporte em uma reunião anual da empresa. Geralmente é apresentado em formato PDF com cópias impressas e acompanhado de uma apresentação.

Uma vez que se conheça os principais passos para se criar um relatório anual de RH, é hora de implementá-los em sua empresa. No início do último trimestre do ano, o departamento de RH deve começar a coletar todas as informações de seus funcionários, bem como outros dados interessantes para concluir o relatório. Dessa maneira, eles poderão apresentar os resultados anuais. 

Se tiver mais perguntas sobre relatórios de RH ou quiser seguir explorando este e outros assuntos, você encontrará informações realmente úteis continuando em Sesame HR.

Você gostou deste artigo? Avalie-o e diga-nos o que você achou
[Total: 0 Average: 0]