Home office
Conheça as 5 ferramentas para home office essenciais
Conheça as 5 ferramentas para home office essenciais disponíveis no mercado. Otimize a gestão de sua equipe em remoto.
Home office
Conheça as 5 ferramentas para home office essenciais disponíveis no mercado. Otimize a gestão de sua equipe em remoto.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
10 de julho, 2024
Quando falamos em ferramentas para home office, acima de tudo, devemos ter em mente que o mercado oferece várias ferramentas corporativas para diversas funcionalidades.
Mas, no caso de adoção de um modelo de trabalho remoto para todos os colaboradores, o ideal é focar em poucas ferramentas, que sejam integradas e vitais para o negócio.
Além disso, é muito importante ficar atento aos custos, pois grande parte das empresas que fornecem estas ferramentas cobram em dólar, o que no final pode encarecer muito o projeto.
Só para exemplificar, vejamos as cinco principais ferramentas que não podem faltar para o trabalho em home office. Acompanhe ferramentas de:
O home office é o modelo de trabalho remoto que, na maior parte das vezes, é feito pelo funcionário em sua própria casa. Com toda a certeza o home office tem sido uma tendência em todo o mundo, e muitas empresas começaram a aderir esta modalidade principalmente durante a pandemia.
Essa modalidade de trabalho foi regulamentada pela Reforma Trabalhista de 2017. Com efeito, as empresas enxergam vários benefícios na adoção do teletrabalho como redução nos gastos. Essa redução pode ser verificada através da economia com aluguel de espaço físico, energia elétrica e materiais de trabalho.
Além disso, os funcionários têm uma maior flexibilidade de horário, maior ganho de tempo sem precisar se deslocar até o local de trabalho e aumento da produtividade.
O grande desafio do home office é garantir a retenção de talentos, motivação, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores mesmo à distância.
Citaremos abaixo alguns quesitos necessários para que o trabalho em home office seja possível. Acompanhe:
Antes de iniciar um trabalho remoto, avalie se o local onde você irá trabalhar é adequado para o trabalho home office. Para isso, verifique se você possui:
Ter um local tranquilo e livre de distrações é essencial para manter a produtividade. Isso pode ser uma sala separada ou mesmo uma mesa num canto tranquilo da sua casa.
Para a maioria dos trabalhos home office são necessárias uma boa linha telefônica, computador, impressora, cadeira confortável e um espaço reservado exclusivamente para o trabalho. Em muitos casos, a dica é locar alguns dos equipamentos como a impressora.
É mais vantajoso financeiramente alugar uma impressora de qualidade, que terá todos os serviços de manutenção e reposição de suprimentos embutidos no preço.
Caso você resida em lugares muito barulhentos, como por exemplo, fábricas, escolas infantis ou próximos a obra de construção dificultará muito a concentração e boa produtividade
Em um ambiente de home office, a comunicação interna eficaz é ainda mais importante. Do mesmo modo, em virtude disso, você precisa ser capaz de se comunicar claramente através de e-mails, chamadas de vídeo e outros canais digitais.
Acima de tudo, sem um chefe ou colegas de trabalho fisicamente presentes, você precisará ser capaz de gerir o seu tempo eficazmente e manter-se motivado.
É importante que todos na casa saibam que você está em horário de trabalho e que não deve ser interrompido para trabalhos domésticos ou outras atividades que te farão perder o foco.
Se você mora em zona rural ou muito afastado dos grandes centros, certamente você terá problemas com ausência ou interferência no sinal de internet.
Um dos grandes problemas do home office que geralmente é observado é a baixa produtividade, como também o excesso de trabalho. Portanto, tome cuidado, e delimite bem os horários de trabalho para que você não atrapalhe a vida privada, nem a sua empresa.
Fizemos uma lista para que você saiba com quais ferramentas você poderá contar sem ter que pesquisar muito. Acompanhe:
O Slack é um app de mensagens para empresas que conecta as pessoas às informações de que elas precisam. Reunindo pessoas para trabalhar como uma equipe unificada, o Slack transforma a forma como as organizações se comunicam.
O Google Drive faz parte do Google Workspace, é um lugar seguro para armazenar, organizar de forma precisa e colaborar em arquivos e pastas em qualquer dispositivo.
O Google Meet é um app de videochamada com alta qualidade criado para você ter interações divertidas e relevantes com amigos, familiares, colegas de trabalho e de classe, onde quer que estejam.
O Zoom ajuda na consolidação de comunicações, na conexão de pessoas e na colaboração aperfeiçoada em salas de reunião, salas de aula, salas de operações e muitas outras.
Agora pense se você pudesse unificar tudo isso em um só lugar! E você pode! Ou seja, com o software de Recursos Humanos Sesame RH, você conseguirá centralizar toda a gestão de equipes e tarefas em home office em um único lugar.
Visite nossa página com a finalidade de conhecer este e muitos outros benefícios com os quais você poderá contar ao utilizar nossos serviços. E o melhor é que você pode fazer um teste gratuito.
Está esperando o que? Venha logo!
Como você pôde perceber, as diversas ferramentas que mencionamos neste post são utilizadas cada uma para uma tarefa distinta. Para que você alcance a maior produtividade possível, é importante que você as utilize corretamente e consiga extrair de cada uma delas a maior vantagem possível.
Você deve primeiramente entender o que sua empresa precisa, fazer uma pesquisa minuciosa e utilizar somente o que realmente auxiliar na melhoria da produtividade. Lembre-se de que algumas ferramentas mais atrapalharão do que ajudarão.
Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.