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Como realizar a gestão remota de equipes em sua empresa
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Isabel García
HR Consultant
27 de abril, 2023
A gestão de equipes sempre foi um tema bastante discutido devido a sua importância e complexidade. Porém, com a disseminação do trabalho remoto após a pandemia da Covid-19, a gestão remota de equipes passou a ganhar maior destaque dentro dessa discussão.
Além de uma mudança na forma de pensar a gestão das equipes, esse novo cenário também trouxe diversas vantagens e desafios para os gestores e funcionários.
E se você tem dúvidas de como fazer essa gestão na sua organização, continue lendo esse texto e entenda melhor as diversas estratégias para ter sucesso nesse processo de gestão de funcionários em home office. Boa leitura!
A gestão remota de equipes se trata do gerenciamento dos funcionários que trabalham de forma híbrida ou de home office. Ou seja, é o processo de gerenciar os profissionais que operam fora do escritório.
Por estarem fisicamente distantes, e em alguns casos até mesmo em um fuso horário diferente, essa gestão precisa ser muito bem feita, para que não atrapalhe a performance da empresa, o clima organizacional e o desenvolvimento dos funcionários.
Esse tipo de gestão é fortemente apoiada pela tecnologia, que auxilia na comunicação entre líder e liderados, gerenciamento de projetos, avaliação de desempenho e na manutenção da cultura empresarial.
Nesse tipo de gestão, o líder tem a missão de manter os funcionários engajados, motivados e produtivos mesmo estando longe do ambiente empresarial e de seus colegas. Por isso, precisa ter boas habilidades de comunicação, organização e saber lidar bem com a diversidade.
O trabalho remoto trouxe diversas vantagens para as empresas e seus funcionários. Porém, essa nova realidade impõe alguns desafios para a gestão de pessoas.
Dentre as principais vantagens de permitir o trabalho remoto estão:
Mesmo com as vantagens trazidas com esse cenário, é muito importante se atentar aos desafios desse tipo de gestão. Assim, é possível contorná-los antes que causem problemas para a adaptação empresa.
Porém, apesar do trabalho em home office trazer alguns desafios, existem diversas estratégias para garantir uma gestão remota de equipes.
E para ajudar a sua empresa e os seus líderes nesse tipo de gestão, separamos algumas estratégias a serem adotadas:
Ter um planejamento da empresa e da área bem definido é um ponto-chave para gerir os funcionários remotos. É fundamental que eles tenham clareza dos objetivos, das metas a curto e longo prazo, além do que é esperado de cada um deles na execução do seu trabalho.
Esse planejamento deve ser apresentado e documentado para todos, além de estar disponível para que qualquer funcionário possa revisitar caso tenha alguma dúvida.
O feedback é importante independente da equipe trabalhar de forma presencial, híbrida ou remota. Porém, com o home office ele se torna ainda mais essencial, principalmente para garantir uma boa gestão da equipe.
É a partir do feedback que o líder pode exaltar os pontos positivos da equipe, para que sigam nesse caminho e se sintam motivados a continuar o bom trabalho. E, claro, também é pelo feedback que o time pode saber como melhorar seu trabalho e o que é esperado de cada um.
Esse ponto é muito importante para a gestão remota, já que a distância pode tornar o entendimento da performance individual e do time mais difícil de assimilar, deixando os funcionários um pouco perdidos no que é esperado deles.
Ao deixar de ter a rotina presencial, muitos aspectos da cultura organizacional podem acabar se perdendo, já que os funcionários acabam ficando mais distantes e o contato entre as áreas pode acabar se perdendo.
Por isso, é muito importante buscar manter os pontos mais importantes da cultura, promovendo atividades online, como happy hours, jogos ou sessões de brainstorm, por exemplo.
Além disso, caso seja possível, faça encontros presenciais. Eles servem para criar um momento de conexão e diversão entre os funcionários, onde você pode ainda reforçar a missão e os valores da empresa, fortalecendo os vínculos entre as áreas.
Como dissemos no tópico anterior, proporcionar momentos de descontração entre os funcionários da empresa pode ajudar a manter viva a cultura da organização. Mas não é só nesse ponto que esses momentos de integração podem ajudar.
Fazer essas dinâmicas em grupo ou até mesmo presenciais aumentam o vínculo entre os funcionários, fortalecendo o contato interpessoal, aumentando o sentimento de pertencimento e a performance coletiva da empresa.
No trabalho presencial a comunicação é muito mais fácil e fluida, afinal, é só ir até a mesa do seu colega para resolver qualquer tipo de problema. Já na rotina remota essa comunicação se torna mais difícil de gerenciar.
Por isso, é essencial que a empresa tenha ferramentas de comunicação entre os funcionários, para que possam trocar mensagens e fazer reuniões. Isso facilita muito o dia a dia e o desenvolvimento dos projetos.
Além disso, reuniões diárias com os outros membros do time são ótimas para que todos saibam o que está sendo produzido e se alguém precisa de alguma ajuda para finalizar uma tarefa. Já com outras equipes, é importante ter reuniões semanais ou mensais, por exemplo, para que todos fiquem na mesma página quanto aos projetos da empresa.
Já pensando na comunicação da empresa com os funcionários, o ideal é dispor de uma ferramenta que permita uma comunicação interna fluida, que dispare a mensagem para todos os colaboradores, notifique-os e centralize todas as informações importantes em um só lugar.
Com as ferramentas disponibilizadas hoje em dia, é possível que o RH e o líder acompanhe a jornada de trabalho de cada colaborador a partir do ponto digital. Assim, é possível medir a frequência e as horas trabalhadas por cada um a partir do controle por biometria facial e geolocalização.
Desta forma, fica muito mais fácil realizar o cálculo das horas extras, do absenteísmo, dentre outras métricas importantes para questões burocráticas e de gestão de equipes.
Apesar do microgerenciamento não ser recomendado, o líder deve saber como está sendo o desempenho de cada integrante da sua equipe e o andamento de cada projeto.
Por isso, utilizar uma ferramenta de gestão de projetos é essencial para gerenciar equipes remotas. Com ela, é possível organizar e acompanhar os prazos de cada tarefa atribuída a um funcionário. Além disso, é possível medir o desempenho de cada funcionário a partir dos relatórios gerados pela ferramenta.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como fazer a gestão de seus funcionários remotos. E para realizar esse trabalho da melhor forma, conte com todas as ferramentas que Sesame disponibiliza para a sua empresa. Experimente de forma gratuita por 14 dias agora mesmo!