Home office
Maximize a produtividade do trabalho home office: dicas para empresas
Maximize a produtividade do trabalho home office. Dicas para empresas obterem os melhores resultados com o trabalho em casa.
Home office
Maximize a produtividade do trabalho home office. Dicas para empresas obterem os melhores resultados com o trabalho em casa.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
17 de dezembro, 2024
O trabalho home office foi uma necessidade vivida nos tempos de pandemia do Covid19. As pessoas não podiam sair para nenhum lugar, muito menos ir ao escritório cumprir suas tarefas.
Porém, o tempo foi passando, a pandemia acabou e o trabalho em home office foi ficando.
Agora trabalhar em casa já faz parte da vida de muitos brasileiros e pessoas de todo o mundo, que podem vivenciar uma rotina de trabalho mais flexível.
Antes da pandemia, era comum que apenas freelancers ou algumas raras categorias profissionais trabalhassem em home office. Agora, essa é uma realidade para profissionais das mais diversas áreas.
Na tradução literal da palavra de origem inglesa, quer dizer “trabalho em casa”, e é realmente isso que significa. É quando o colaborador faz da sua própria casa seu escritório onde todas as suas atividades profissionais são realizadas.
Nosso próximo tópico falará um pouco de como trabalhar em home office. Acompanhe.
Esse tipo de trabalho é mais comum para profissionais autônomos, porém encontramos trabalhadores de todas as áreas nesse modelo de trabalho.
A modalidade de trabalho pode ser adaptada tanto à rotina dos que trabalham sob regime de CLT quanto aos que atuam como freelancers.
O artigo 75-B da CLT define o home office como: a prestação de serviços realizada fora das dependências da empresa. Nesse caso, o colaborador presta serviços sob regime da CLTL, mas sem a exigência de trabalhar presencialmente nas dependências da empresa.
Não é porque o colaborador está trabalhando de casa que ele não cumpre obrigações e faz tudo do seu jeito. Não é bem por aí. Os colaboradores possuem regras como qualquer outro colaborador que trabalha na empresa.
Só para exemplificar, elencamos algumas obrigações que o colaborador em home office deve cumprir.
Os horários de trabalho acordadas entre empresa e empregado devem ser respeitadas e cumpridas rigorosamente. Comumente os trabalhadores registram seu horário de entrada, intervalo e saída através de sistema de controle de ponto digital.
O trabalho remoto requer muita disciplina e organização, pois é obrigação do colaborador manter a produtividade e a qualidade do trabalho, respeitando todos os prazos e as entregas acordadas.
Um ponto muito importante, é seguir todas as normas impostas pela empresa com relação à proteção de dados e informações confidenciais. Para isso, o colaborador deverá sempre utilizar redes seguras e utilizar apenas ferramentas de trabalho fornecidas pelo empregador.
Qualquer problema que surgir referente tanto ao trabalho como ao funcionário deverá ser reportado imediatamente ao empregador. A comunicação é primordial para que problemas sejam resolvidos rapidamente e com eficiência.
Como todo profissional, o trabalhador em home office também tem seus direitos garantidos por lei. Vejamos abaixo quais são.
Entre os principais direitos no home office, está o direito à integridade do salário. O colaborador que faz o chamado trabalho remoto, certamente, tem direito ao mesmo salário e benefícios que teria se estivesse no trabalho presencial.
A jornada de trabalho dever ser respeitada de acordo com o que consta no contrato de trabalho do colaborados. É recomendável que as horas trabalhadas sejam controladas, com o propósito de controlar as horas extras.
Não é porque o trabalhador está em casa que não necessite do repouso semanal remunerado. A empresa deve ter em mente que é um direito do trabalhador o descanso semanal remunerado, geralmente aos domingos, conforme prevê a legislação.
Todos os direitos que se referem às férias remuneradas, que são o descanso e a remuneração são devidos aos trabalhadores em home office também.
A empresa tem duas maneiras de cumprir este requisito, ou fornece os equipamentos necessários para o trabalho, tais como computador e internet, ou reembolsa as despesas relacionadas ao trabalho remoto. Mas atenção, isto deve constar em acordo entre ambas as partes.
É dever da empresa garantir que o ambiente de trabalho em casa seja seguro e adequado, fornecendo orientações sobre condições adequadas de trabalho.
É direito do trabalhador fora do horário de trabalho não atender a nenhuma solicitação de trabalho, respeitando seu direito ao descanso.
A empresa deve ofertar oportunidades de desenvolvimento profissional e acesso a treinamentos, assim como no trabalho presencial.
Com o aumento cada vez maior do trabalho em home office, as lideranças empresariais começaram a enfrentar grandes desafios. Manter uma equipe organizada e motiva é uma tarefa difícil, por isso listamos algumas estratégias para que você consiga da conta de tudo.
Nada de criar metas que, por certo, até você sabe que são impossíveis de se atingir. Isso gera frustração e desânimo. Metas claras e alcançáveis impulsionam a produtividade e causam um sentimento de dever cumprido.
Sabemos que a comunicação é a base de qualquer equipe bem-sucedida, pois quem se comunica de maneira transparente cria um ambiente de confiança. Pois uma comunicação interna aberta garante que cada membro do time se sinta ouvido e compreendido.
Ferramentas de gerenciamento facilitam o acompanhamento e a conclusão de tarefas. Porém, você deve escolher a mais adequada à dinâmica do seu time. Dessa forma, avalie recursos como facilidade de uso e integração com outros aplicativos.
Se você quer saber mais deste tipo de ferramentas, consulte sobre Sesame HR: Um software que não apenas organiza e centraliza informações, mas também automatiza tarefas rotineiras, permitindo que o RH seja mais estratégico e produtivo. Simplifique processos e leve sua gestão de pessoas para o próximo nível. Faça seu cadastro e comece hoje mesmo a usufruir de todos os nossos serviços gratuitamente!
Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.