Desempenho e produtividade

Indicadores de desempenho: o que são e qual a sua importância para a empresa

Entenda o que são Indicadores de Desempenho e veja um passo a passo para implementá-los na sua empresa. Acesse agora mesmo!

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Isabel García

HR Consultant

indicadores de desempenho

7 de fevereiro, 2024

De nada adianta criar estratégias se não tivermos como medir o resultado das ações. Por isso, os indicadores de desempenho são essenciais em qualquer empresa. Mas para conseguir medir corretamente o desempenho das ações ou da organização como um todo, é necessário saber como definir os melhores indicadores para cada situação.

Os indicadores de desempenho são um conjunto de métricas que as empresas usam para avaliar suas performances ao longo do tempo. Os dados são usados para analisar os objetivos e resultados que foram estabelecidos em uma estratégia de negócio plantada.

E para te ajudar a medir o desempenho da sua empresa, preparamos um artigo completo que vai te ajudar a entender a importância dos indicadores, como determinar quais devem ser usados e como obter um relatório de desempenho. Continue conosco!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), são métricas utilizadas pelas empresas para analisar a efetividade de suas ações e campanhas.

A partir deles é possível entender se ela está sendo rentável, a qualidade da gestão e se está caminhando para atingir seus objetivos. Esses indicadores são medidos de acordo com a necessidade da empresa e devem ser facilmente mensuráveis com os dados disponíveis.

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Quais são os 5 indicadores de desempenho?

Existem inúmeros indicadores de desempenho que as organizações podem usar para medir o sucesso e o progresso em várias áreas. Aqui estão cinco exemplos comuns de indicadores de desempenho:

Taxa de rotatividade de funcionários

Este indicador mede a proporção de funcionários que deixam a empresa em um determinado período de tempo. Uma alta taxa de rotatividade pode indicar problemas de engajamento, cultura organizacional ou insatisfação dos funcionários.

Absenteísmo

O absenteísmo mede a frequência com que os funcionários faltam ao trabalho sem justificativa. Uma alta taxa de absenteísmo pode impactar negativamente a produtividade, a qualidade do trabalho e a moral da equipe.

Produtividade por funcionário

Este indicador mede a eficiência e a produtividade dos funcionários em relação ao tempo e recursos utilizados. Pode ser calculado como a produção total dividida pelo número de funcionários ou horas trabalhadas.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é essencial para o sucesso de qualquer organização. Este indicador mede a satisfação e a lealdade dos clientes por meio de pesquisas de satisfação, avaliações de feedback e outras métricas.

Taxa de retorno sobre investimento (ROI)

Este indicador mede o retorno financeiro gerado por um investimento específico em relação ao custo desse investimento. Pode ser usado para avaliar a eficácia de iniciativas de marketing, treinamento de funcionários, desenvolvimento de produtos, entre outros.

OKRs e sua importância de acompanhar os indicadores de desempenho

Agora que você já entendeu o que são os indicadores de desempenho, fica muito mais fácil entender qual a sua importância para as áreas e para a empresa como um todo.

O acompanhamento dos KPIs auxilia os gestores a gerir suas áreas e administrar as operações pelas quais são responsáveis, estando apto a tomar decisões mais assertivas, objetivas e estratégicas.

Os KPIs ajudam ainda a saber de forma mais rápida quais objetivos não estão sendo atingidos, permitindo que sejam propostas melhorias para otimizar os processos e resultados antes que uma crise possa acontecer.

Além disso, os indicadores de desempenho ajudam a mostrar a eficiência das ações e das áreas para o restante da empresa, ajudando na defesa de mais budget ou funcionários para aquela operação. Por isso, eles são essenciais para o planejamento futuro das organizações.

Ou seja, essa ferramenta deixa os resultados mais palpáveis e claros, permitindo que todos entendam o que está dando certo ou não e onde devem agir para que os resultados melhorem.

Como definir os indicadores de desempenho da sua empresa?

Apesar de ser muito importante ter indicadores e acompanhá-los, não é qualquer KPI que deve ser acompanhado por uma empresa. Mesmo existindo alguns indicadores comuns para qualquer tipo de organização, cada uma acaba tendo algumas métricas específicas que devem ser acompanhadas para garantir a sua boa performance.

Para te ajudar a implementar KPIs na sua empresa, preparamos um passo a passo para você se basear:

1. Defina os objetivos

Como dissemos, os indicadores que serão acompanhados vão depender dos objetivos que forem traçados para a empresa.

Para isso, é necessário entender primeiro quais os pontos a melhorar na empresa, assim fica mais fácil definir as métricas que precisam ser monitoradas e os KPIs serão realmente úteis para o desenvolvimento da organização. 

2. Integre-os com os KPIs

Depois de saber quais são os objetivos que buscam atingir, chegou a hora de identificar quais os melhores indicadores para acompanhar o desempenho das ações rumo aos objetivos.

Veja alguns KPIs comuns nas empresas:

  • Turnover: essa métrica mostra o índice de evasão de funcionários, representando a porcentagem de colaboradores que saíram da empresa (sejam eles demitidos ou que tenham pedido para sair).
  • Churn: essa métrica mostra o índice de evasão dos clientes. Ou seja, mostra a porcentagem de clientes que saíram da empresa em um determinado período de tempo. Logo, quanto menor o churn, melhor para a organização.
  • ROI: o Retorno sobre Investimento é uma métrica que mostra se a empresa está ganhando mais do que é investido. Ou seja, ela mede a performance de uma campanha para entender se o lucro está sendo maior do que os custos. 
  • LTV: o Lifetime Value, ou valor do tempo de vida, mostra o lucro que um cliente pode dar para a empresa em um determinado período. A ideia é que essa métrica seja cada vez maior, para que a empresa possa lucrar mais com os clientes que possui.
  • CAC: o Custo de Aquisição de Cliente mostra o quanto a empresa gasta para trazer um novo cliente. O objetivo das empresas é sempre ter um CAC cada vez menor, assim poderá trazer mais clientes gastando menos dinheiro.
  • NPS: o Net Promoter Score é uma métrica que mostra o nível de satisfação dos clientes com a organização. Ela é gerada a partir de uma pesquisa que calcula a probabilidade dos clientes recomendarem a empresa a outras pessoas.

Apesar de existirem essas e outras métricas que podem ser usadas como KPI, a empresa também pode criar suas próprias formas de acompanhar seu desempenho.

3. Defina os responsáveis pelo acompanhamento

Para garantir que os indicadores sejam acompanhados da melhor forma, o ideal é que sejam definidos responsáveis por monitorar periodicamente cada métrica. Assim, a empresa garante que nenhuma será esquecida ao longo do tempo.

Geralmente são os gestores de cada área que ficam encarregados de fazer essa análise, mas qualquer pessoa pode receber essa função.

4. Compartilhe as métricas

De nada adianta implementar os indicadores de desempenho se os times e a empresa como um todo não têm visibilidade da sua evolução.

Por isso, é importante realizar reuniões periódicas de acompanhamento dessas métricas para entender se a estratégia adotada está tendo o desempenho esperado ou se é necessário repensá-la.

5. Use a tecnologia de software

Hoje em dia, existem vários softwares, como Sesame RH, que permitem o acompanhamento de métricas de uma forma muito mais fácil e rápida.

Com eles, o time inteiro pode ter acesso à evolução do KPI em tempo real quando quiser. Além disso, essas ferramentas conferem maior segurança aos dados e evitam erros nos cálculos.

Agora que você já sabe como implementar os melhores indicadores de desempenho na sua empresa, continue em nosso blog e confira outras dicas para melhorar a performance da sua organização!

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