Comunicação empresarial
Benefícios dos instrumentos de comunicação interna no ambiente de trabalho
Entenda todos os benefícios dos diferentes instrumentos de comunicação interna para o ambiente de trabalho. Acesse e confira!
Comunicação empresarial
Entenda todos os benefícios dos diferentes instrumentos de comunicação interna para o ambiente de trabalho. Acesse e confira!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
16 de janeiro, 2024
Os benefícios dos instrumentos de comunicação interna no ambiente de trabalho sempre foram importantes, mas agora tornou-se uma ferramenta indispensável para as empresas que querem se destacar no mercado.
A partir do advento do home office, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, tornou-se impossível uma comunicação interna ineficaz, pois ela deve chegar a todos os colaboradores em tempo real e em uma linguagem que todos entendam e tenham acesso.
Vejamos agora o assunto mais detalhadamente.
Podemos dizer que comunicação interna é o processo de compartilhar informações, ideias e mensagens em uma organização. Assim, ela poderá ocorrer entre diferentes departamentos, níveis hierárquicos ou entre os próprios colaboradores de uma mesma equipe.
O objetivo principal da comunicação interna é garantir que todos os colaboradores entendam a visão, os objetivos e as políticas da empresa.
Sendo assim, uma comunicação interna eficaz no mundo corporativo pode melhorar a moral dos profissionais, aumentar a produtividade e a eficiência, e reduzir conflitos e mal-entendidos. Falaremos sobre isso no próximo tópico, continue a leitura!
Separamos alguns instrumentos de comunicação interna mais usados para que você tome conhecimento e, segundo seu interesse, possa utilizar em sua empresa.
É uma das ferramentas de comunicação interna mais utilizadas pelas empresas, ainda assim, ele precisa de uma atenção especial, pois as mensagens devem curtas e que garantam que o empregado entenda rapidamente.
Além disso, é preciso que ele seja atualizado periodicamente e que esteja localizado em um lugar de fácil visualização e de fluxo intenso de trabalhadores.
Trata-se de uma rede corporativa que pode ser acessada apenas pelos funcionários da empresa, permite a comunicação rápida e instantânea da publicação de regras da empresa, manuais de treinamento, integrar diferentes departamentos e até para engajar melhor os funcionários.
Foi uma das primeiras ferramentas digitais de comunicação interna, permite uma comunicação instantânea, além do envio de documentos, imagens, sons, vídeos, links e demais materiais.
Trata-se de um material com as regras de comportamento e a descrição dos benefícios pode ajudar o novo funcionário a se familiarizar com o ambiente. Além disso, pode conter também informações sobre missão, valores e objetivos da empresa.
Um calendário periódico de conversa entre gestores e colaboradores garante que os pontos positivos sejam ressaltados e que os negativos sejam corrigidos com a comunicação assertiva.
Esta é uma ferramenta ideal que estimula a participação de colaboradores, ou seja, é uma maneira de ele contar os problemas sem precisar se identificar. Assim, é possível saber como as estratégias da gerência estão sendo vistas pelos colaboradores.
Foi a ferramenta de comunicação interna mais foi utilizada na época da pandemia, afinal, com muitos funcionários trabalhando em home office, a conversa apenas por e-mail poderia ser ineficiente.
Pode ser utilizado para treinamentos específicos, além de produzir conteúdo próprio para esse canal.
São os antigos jornaizinhos, é uma maneira de você compilar as principais notícias de um período e enviar a seus colaboradores por e-mail.
São as os canais mais acessados na internet nos dias de hoje, então por que não as incorporar à sua empresa? Existem redes sociais corporativas que podem fornecer diferentes formas de interação entre seus colaboradores.
Serve para que os gestores saibam se as campanhas de comunicação interna estão surtindo resultado através da medição do engajamento dos colaboradores.
As reuniões ou eventos corporativos são o meio tradicional de reunir colaboradores de diferentes setores da empresa com seus líderes e administradores.
Agora que você conhece todos os instrumentos de comunicação interna que sua empresa pode aplicar, é hora de verificar quais os benefícios que eles trarão.
Por isso, vejamos abaixo mais algumas das vantagens com os quais uma empresa pode contar com a correta aplicação dos instrumentos de comunicação interna:
Veículos oficiais dão maior credibilidade à mensagem propagada e maior transparência à organização.
Em um veículo de comunicação interno, a comunicação é alinhada com o que a empresa pretende comunicar, então, tudo é publicado de uma forma muito mais precisa.
Uma comunicação interna eficiente apresenta aos colaboradores as principais ações e projetos daquela organização, então, dessa forma, os colaboradores sabem tudo o que acontece.
Quando o colaborador é informado sobre o posicionamento, as novidades e políticas da empresa, ele sente que faz parte de negócio.
É através das ações de comunicação interna que a empresa reconhece os funcionários que mais se destacam em determinadas áreas. Eles podem ser reconhecidos através de premiações e promoções incentivado os demais membros da equipe.
Quanto mais bem informados forem os colaboradores sobre as principais ações, objetivos e estratégias da empresa, mais motivados ficarão no desempenho de suas tarefas.
Além de levar informação aos colaboradores, a comunicação interna possibilita um feedback da equipe, que, por sua vez, auxilia no direcionamento de outras ações no futuro.
Mas para que todos esses benefícios aconteçam de verdade o gestor precisa ter em mente que a comunicação interna é estratégica e realmente traz resultados.
Conhecer as ferramentas de comunicação interna é apenas o primeiro passo para implementar um fluxo de informações eficiente entre os colaboradores. Para que isso seja, de fato, possível, estratégia e organização são fundamentais.
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.