Gestão de turnos

Jornada flexível: estratégias para implementar a flexibilidade no ambiente corporativo

Vejamos como utilizar a gestão de jornada flexível para implementar a flexibilidade no ambiente corporativo e seus benefícios.

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Software para controle de jornada flexível de trabalho

15 de abril, 2024

Nossa conversa de hoje será sobre um assunto que vem sendo cada vez mais divulgado e utilizado pelas empresas: a jornada flexível de trabalho ou móvel, que permite maior flexibilização com relação aos horários dos funcionários e de sua entrada e saída com o objetivo de diminuir os índices de absenteísmo, atrasos e turnover, além de aumentar a motivação.

Abordaremos no decorrer deste texto alguns aspectos próprios desta modalidade de trabalho, suas vantagens e desvantagens, continuemos.

O que é a jornada flexível de trabalho?

O conceito de horário flexível ou horário livre pode ser conceituado como um modelo de gestão do tempo em que cada trabalhador tem autonomia para modificar seu horário de entrada ou saída em busca de conciliar o expediente de trabalho com seus próprios compromissos. Desde que atuando diariamente dentro de um faixa de horário fixo que será sempre definida pelo empregador.

sesame hr logo

Planeje as escalas de trabalho de sua equipe sem erros com a Sesame RH

Otimize a alocação de recursos, equilibre a carga de trabalho e garanta uma cobertura adequada em todos os momentos para manter a eficiência operacional.

O que diz a CLT sobre esta jornada?

De acordo com as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho é de oito horas diárias, totalizando 44 horas semanais. Isto significa que, segundo as leis trabalhistas vigentes, não há previsões para a jornada flexível, também conhecido como jornada flexível ou jornada móvel.

Em seu Artigo 58, a CLT diz que:

“A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”

Artigo 58 da CLT

Como a jornada de trabalho flexível não está prevista na legislação trabalhista, é importante que haja um acordo entre empresa e empregados determinando o horário em que o trabalhador poderá cumprir a sua jornada durante a semana sem que haja descontos por atrasos ou saídas antecipadas.

Quais são as vantagens e desvantagens da jornada flexível?

Para que você acabe de uma vez por todas com a dúvida de implantar um trabalho com horário flexível em sua empresa, trouxemos alguns prós e contra para que você analise com muita calma e atenção.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens da jornada de trabalho flexível e entenda por que tantas empresas têm adotado essa modalidade.

Aumento da produtividade

Com o horário de trabalho flexível, é nítido o aumento da produtividade, pois permite que o profissional trabalhe nos momentos em que está realmente focado, o que contribui para horas mais produtivas.

Retenção de talentos

A possibilidade de uma jornada de trabalho flexível, juntamente com salário, benefícios e possibilidades de crescimento, está entre os fatores que mais contribuem para que as empresas retenham talentos. Afinal, os melhores profissionais ficam onde são oferecidas as melhores vantagens. E a liberdade é um dos principais fatores que muitos consideram atualmente.

Aumento do moral da equipe

Colaboradores que possuem a liberdade de definirem sua jornada de trabalho sentem que a empresa, com certeza, confia neles. Sendo assim, isso acaba por influenciar no bem-estar e contribuindo para um clima mais harmonioso e uma equipe mais engajada e colaborativa.

Vejamos agora quais são as desvantagens que podemos citar ao oferecer uma jornada de trabalho flexível na empresa.

Falta de foco

Sabemos que nem todos os profissionais possuem um espaço em casa que possam trabalhar tranquilamente sem interferências. Quando estas interferências ocorrem, podem acabar interferindo ou comprometendo a concentração do colaborador. Isso pode acabar impactando diretamente na queda da produtividade.

Dificuldade para controlar horários

Por mais que haja uma relação de confiança com os colaboradores, nos casos em que os funcionários têm liberdade para definir seu próprio horário, pode ficar complicado realizar o controle das escalas e jornadas. O controle de ponto evita que se confie totalmente na memória, porém, cada empresa deve encontrar a forma que fizer mais sentido dentro da sua realidade e da relação que tem com sua equipe.

Problemas de comunicação

Se cada colaborador praticar um horário diferente, poderá haver problemas na comunicação interna entre eles, o que, com certeza, acarretará uma grande dificuldade em se trabalhar em equipe.

Como saber se você deve ou não implementar a jornada flexível em sua empresa?

Mas, como saber se você deve ou não implementar a jornada flexível em sua empresa? Antes de mais nada, é necessário pensar que se trata de uma regulamentação recente e que exige um acordo muito claro entre empresa e empregado, sendo assim, é uma medida que exige cuidado!

Para que você possa refletir sobre o assunto, preparamos alguns pontos para que você analise antes de implantar este modelo de trabalho em sua empresa, vejamos:

Faça uma análise da cultura da empresa

Isso significa, portanto, analisar o perfil dos colaboradores, a hierarquia e modelo de liderança, processos, estrutura tecnológica, entre outros.

Converse com os colaboradores

Ouça a opinião dos colaboradores para saber se eles estão dispostos à implantação de horários flexíveis. Pesquisas de opinião também ajudam a oferecer uma visão geral sobre as expectativas dos colaboradores, bem como a reconhecer suas reais necessidades de flexibilidade.

Crie um plano de ação com políticas bem definidas

As políticas de flexibilidade na empresa necessitam ser bem estruturadas e documentadas. Porque isso garante que todos os funcionários compreendam o processo, as posturas exigidas de ambas as partes (colaboradores – empresa) e quais as regras legais.

Destaque quais são as regras internas e parâmetros legais que autorizam ao colaborador a usufruir da flexibilidade em sua jornada de trabalho.

Realize treinamento para gestores e líderes

Treinar gestores e estabelecer políticas de comunicação eficientes aumentam, sobretudo, suas chances de implementar um programa produtivo e bem-sucedido.

O desafio para muitas empresas não é o programa de trabalho flexível, mas uma questão de gerenciamento.

Tenha a certeza de que sua empresa está tecnologicamente preparada

Verifique quais tecnologias sua empresa precisa adquirir para a implementação do trabalho flexível. É importante que você invista na tecnologia e nos serviços apropriados. A saber: ponto digital, recursos de nuvem, aplicativos de gestão de projetos e automação de tarefas, bem como notebooks e smartphones corporativos.

Agora que você já tem conhecimento sobre o assunto, já poderá decidir se vai embarcar ou não em mais esta novidade em termos de gestão de trabalho.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
4 estrelas (99 votos)
Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.