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Prevenção e Gestão de Acidentes de Trabalho: Como Proteger seus Colaboradores e sua Empresa
Descubra como realizar a prevenção e gestão dos acidentes de trabalho para manter empresa e funcionários em segurança. Acesse!
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Marcos Lopez
HR Consultant
25 de setembro, 2023
A prevenção contra acidentes de trabalho é um dos tópicos mais importantes para qualquer empresa, não importa se é um escritório, uma indústria, uma loja ou um canteiro de obras. Isso porque a segurança dos trabalhadores deve ser sempre um dos principais pilares de qualquer organização.
Apesar de sua importância, esse é um assunto complexo, que envolve alguns processos, como a identificação dos riscos, os procedimentos após um acidente, além da reabilitação e retorno do funcionário.
Por isso, o setor de RH deve estar sempre atento aos procedimentos e possíveis mudanças na lei, para executar a gestão de documentos de acordo com as exigências legais.
Neste artigo veremos de forma mais profunda qual a importância desse tópico, como fazer com que a sua empresa possa prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho, além de todos os procedimentos caso aconteça. Continue a leitura!
Você já deve imaginar o quanto esse assunto é importante para a empresa e seus colaboradores, certo? Afinal, estamos falando da saúde e segurança das pessoas. Mas para deixar essa importância mais clara, separamos os principais motivos para que as organizações invistam nesse tipo de prevenção.
A depender do tipo de acidente, o colaborador pode desenvolver doenças, lesões graves, incapacidades permanentes ou até mesmo ser levado a morte. E não é porque o funcionário trabalha em um escritório que esse tipo de acidente não pode acontecer. Mesmo em um ambiente aparentemente mais seguro existem ocasiões que podem resultar em um acidente.
Quando ocorre um acidente de trabalho, pode haver interrupções na produção, atrasos e perda na eficiência do time, seja pela falta de um integrante por um período ou até mesmo pelo receio de continuar exercendo aquela tarefa.
Além disso, a prevenção de acidentes cria um ambiente seguro e saudável, fazendo com que os colaboradores estejam mais propensos a serem produtivos.
Empresas que cuidam da segurança e bem-estar de seus funcionários acabam criando uma imagem positiva entre seus funcionários, fornecedores, parceiros e investidores. Com isso, fica mais fácil atrair e reter talentos, além de ganhar a confiança da comunidade como um todo, o que pode ser essencial para manter boas relações no mercado.
Um acidente de trabalho pode sair caro para a empresa. Isso porque ela acaba tendo que arcar com despesas médicas e indenizações. Além disso, em alguns casos ainda pode ser necessário contratar ou treinar um novo funcionário para ocupar temporariamente o cargo da pessoa lesionada.
Identificar os riscos e avaliar a segurança do local de trabalho são duas das etapas mais importantes do processo de prevenção contra acidentes de trabalho. Veja o passo a passo de como proceder quando estiver no início do seu processo de prevenção:
Realize uma inspeção completa no local de trabalho para identificar possíveis perigos relacionados a equipamentos, áreas físicas, processos de trabalho, substâncias químicas, dentre outros. É importante que pessoas de diversas áreas participem desse processo para auxiliar na detecção dos perigos.
Tendo todos os riscos mapeados, é hora de classificá-los conforme sua gravidade e possibilidade de ocorrência. Assim, a empresa poderá tratar dos mais graves com maior prioridade.
Identifique o impacto potencial de cada um dos riscos identificados, levando em conta as suas consequências para funcionários, ambiente e produção, por exemplo. Depois disso, determine as medidas de controle para cada um deles, como treinamentos, dispositivos de segurança e procedimentos.
Avalie o nível de exposição dos funcionários aos riscos mapeados. Isso ajudará a garantir que a exposição a ruídos, substâncias químicas e outros fatores estejam dentro do limite estipulado como seguro.
Crie medidas de controle para cada um dos riscos analisados, desenvolvendo um plano de ação detalhado para cada uma delas. Pode ser considerado a implementação de procedimentos operacionais e equipamentos de segurança e treinamentos, por exemplo.
No plano de ação devem ser estipulados os responsáveis por cada medida, os prazos e os recursos necessários. Além disso, é importante se certificar de que todas elas são viáveis para a organização.
De nada adianta realizar todas essas etapas se a equipe não for informada dos procedimentos criados. Por isso, comunique-os para todos os times e realize treinamentos gerais e para equipes específicas, caso seja necessário.
É importante que haja um processo de monitoramento constante, para que sejam encontrados novos riscos, além de melhorar as estratégias criadas.
Na hora em que ocorre um acidente de trabalho é importante agir rapidamente para garantir o atendimento do colaborador e identificar a causa, visando evitar que ele aconteça novamente.
Confira o passo a passo com os procedimentos que devem ser realizados em caso de acidente no ambiente de trabalho:
Em primeiro lugar, a empresa deve prestar assistência ao colaborador acidentado. Isso inclui fornecer os primeiros socorros e ligar para a emergência, caso seja necessário.
Depois de socorrer o funcionário, é importante identificar o que causou o acidente e, se necessário, isolar a área para que outros profissionais não se acidentem também.
É importante também notificar a gestão e o RH sobre os detalhes do acidente, como data, hora, local, envolvidos e uma descrição do ocorrido.
Também conhecido como CAT, esse documento é obrigatório e deve ser preenchido em até um dia útil pela empresa sempre que houver um acidente de trabalho.
Não é apenas no momento do acidente que a empresa deve se preocupar com a saúde e bem-estar do funcionário. Ela deve auxiliá-lo durante todo o tratamento, oferecendo assistência médica e psicológica.
Depois de passar por todo o processo de recuperação após o acidente, a empresa deve auxiliar o funcionário e sua volta ao trabalho. Para isso, deve dispor toda a estrutura necessária para que ele retorne com plenas condições de exercer suas atividades.
Além disso, é importante que haja uma conscientização sobre a prevenção de novos acidentes para que nada do tipo volte a acontecer. E é nesse cenário que a ferramenta de gestão documental se torna essencial.
Por meio dela, todos os funcionários podem encontrar de forma fácil as diretrizes relacionadas à segurança no trabalho, além de treinamentos sobre as ações incorporadas na organização.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender melhor a importância da prevenção e gestão de acidentes de trabalho, bem como as melhores práticas sobre o assunto.