Comunicação empresarial

LinkedIn para Empresas: Como Potencializar a Marca Empregadora e Expandir sua Rede Profissional

Veja como o LinkedIn para Empresas pode potencializar a marca empregadora da sua empresa e ajudar a expandir sua rede profissional. Acesse!

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Marcos Lopez

HR Consultant


2 de outubro, 2023

O LinkedIn para empresas ajuda a potencializar a marca empregadora e expandir a rede profissional da organização, pois aproxima a empresa de profissionais da mesma área e ajuda a recrutar talentos para a composição de seu time. Por isso, essa poderosa ferramenta irá ajudar você a apresentar, posicionar e tornar sua marca no mercado uma referência.

Este também é um eficiente modo de filtrar informações sobre os candidatos e encontrar um profissional de acordo com as visões da empresa, assim não se perde tempo com processos que não terão resultados positivos no futuro.

Um motivo também muito interessante em fazer parte dessa rede é ficar muito próximo a seus clientes, parceiros e fornecedores, interagindo e compartilhando informações importantes.

Vejamos abaixo mais algumas características que essa ferramenta pode apresentar.

LinkedIn para empresas: a plataforma de negócios e networking

Podemos dizer que o LinkedIn é uma plataforma de negócios que constrói uma rede de pessoas que trocam contatos e informações profissionais, o que conhecemos também por networking.

O networking pode nos ajudar a encontrar vagas de trabalho, e até mesmo clientes potenciais, pois auxilia na construção e estreitamento de relacionamentos. Dessa forma, o verdadeiro networking está baseado em relações de troca, onde você não pode pensar apenas nos benefícios que ganha, mas também nos que tem a oferecer. 

Para que um networking seja realmente eficaz não é necessário apenas falar, mas também ouvir. Por isso, você não precisa ser um grande comunicador para conquistar o outro, basta fazer as perguntas certas e demonstrar verdadeiro interesse nas respostas. 

Uma outra dica bastante eficaz, é que não adianta apenas conhecer novas pessoas, é necessário manter contato com elas. E não se preocupe com quantidade de contatos, mas com qualidade e relevância.

Criando uma presença profissional no LinkedIn para empresas

Como já vimos acima, o LinkedIn é uma rede social que tem como foco os relacionamentos profissionais.

Podemos dizer também que é uma grande plataforma que ajuda pessoas e empresas a anunciarem vagas, procurar empregos, alimentar a sua rede de contatos (networking) e fazer parcerias.

Mas, na prática, o que entendemos por presença digital?

Presença digital é estar presente nos canais digitais de uma forma direcionada e criando conteúdos que façam sentido para quem está do outro lado, não apenas fazendo coisas aleatórias e sem nenhum sentido. Mas devemos ter o cuidado de lembrar sempre que no LinkedIn as pessoas estão procurando por perfis profissionais, então as postagens devem sempre ser nesta direção.

Para facilitar um pouco sua vida, separamos algumas dicas essenciais para quem está procurando criar uma presença profissional no LinkedIn, vamos acompanhar?

Preenchimento completo

Preencha de forma total as informações solicitadas, colocando também uma foto de perfil e de capa. Assim, o perfil de sua empresa ficará mais atraente e chamará mais atenção de colaboradores e parceiros em potencial.

Personalização do link do perfil da empresa

Isso significa que você deve colocar um nome que identifique sua empresa quando ela for procurada no Google, assim sua empresa será encontrada mais facilmente. Fique atento para que a URL de sua página não tenha duplo sentido ou seja fictícia, pois isto é proibido segundo as recomendações do LinkedIn.

Planeje suas postagens

Não é necessário postar o tempo todo, mas é aconselhável que se tenha uma frequência nas publicações, duas postagens por semana são suficientes. Poste também sobre treinamentos, eventos e cursos que sua empresa contribui e compartilhe conteúdos de pessoas inspiradoras para você, e que possam também inspirar outras pessoas.

Crie conexões

Crie conexões com outras empresas e pessoas, mas além disso interaja curtindo, comentando e compartilhando conteúdos, pois isso é importante para que o alcance de sua página aumente.

Vejamos agora algumas estratégias que podem ser usadas para engajamento.

Estratégias de conteúdo para engajamento no LinkedIn para empresas

O LinkedIn é um canal importantíssimo para que você construa sua marca pessoal, mas para que você utilize todos os benefícios desta plataforma, temos algumas dicas que poderão, e muito, te ajudar.

Faça postagens regularmente

Procure manter um processo regular de postagens, mas sem exagero! Em seguida, você pode revisitar essas postagens para responder a quaisquer comentários feitos pelos usuários e aumentar o seu engajamento.

Faça compartilhamento de conteúdo visual

Os artigos que contêm imagens são muito mais visualizados. Mas não se trata apenas de incluir imagens, você poderá também incluir vídeos e até mesmo slides em sua postagem.

Faça compartilhamento com conteúdo de outras pessoas

Quando você compartilha conteúdo com outras pessoas, você fornece informações úteis e relevantes que foram escritas por outras pessoas para seu público. Mas não esqueça de dar também sua opinião sobre o assunto, pois isso poderá gerar um debate e sua postagem terá muito mais engajamento.

Faça marketing, não venda

Não seja muito agressivo em suas postagens, pois apesar de você estar fazendo propaganda de si e de sua empresa, você não quer parecer desesperado colocando-se à venda, não é mesmo?

Esperamos que estas dicas sejam de grande proveito para que você utilize esta ferramenta da melhor e mais produtiva maneira possível.

LinkedIn Recruiter

Trata-se de uma plataforma de contratação completa que ajuda profissionais de talentos a encontrar, contatar e gerenciar os candidatos que desejam contratar para suas equipes.

Vejamos agora como a ferramenta LinkedIn Recruiter ajudará você a entrar nessa rede de conteúdos e a tirar o maior proveito possível de suas vantagens.

  • Você pode expandir suas pesquisas de candidatos além de suas conexões pessoais. Além disso, você pode utilizar vários filtros e encontrar perfis semelhantes fazendo uma pesquisa com base nos candidatos que você considera ideais para a vaga disponível.
  • Outra vantagem considerável do sistema é a possibilidade de contatar qualquer candidato por InMail, que é um sistema de mensagens seguras que o LinkedIn dispõe.
  • Use o aplicativo do LinkedIn Recruiter para acompanhar seu processo de seleção em qualquer lugar. 
  • Fale com candidatos assim que eles responderem às suas mensagens.
  • Receba notificações em tempo real quando os candidatos responderem às suas mensagens e dê retorno imediatamente.

Estas são algumas vantagens que você certamente terá ao usar esta moderna e prática ferramenta.

Agora é só você começar a utilizar e tirar vantagem de todos os recursos e facilidades na hora de procurar e encontrar o profissional na medida certa para a vaga disponível em sua empresa.

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