Onboarding

Como criar um manual de integração para novos funcionários?

Vejamos como como criar um manual de integração para novos funcionários que desperte interesse e seja de fácil compreensão.

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Isabel García

HR Consultant

Software para a integração de novos funcionários

8 de julho, 2024

É muito comum que em muitas organizações não seja dada a devida importância para a criação de um manual de integração, até que se precise de um!

Neste artigo, veremos por que é tão importante criar um manual de integração eficaz e detalhamos com passos práticos como criar um manual que não apenas informe, mas também inspire e integre os novos colaboradores de maneira significativa.

É necessário que tenhamos em mente, que em um mundo em constante evolução, realizar a integração eficiente de novos membros da equipe é essencial para o sucesso das organizações.

Podemos, certamente, dizer que um manual de integração é muito mais do que um simples pacote no processo de onboarding é uma ferramenta estratégica que modela a experiência dos funcionários desde a entrada na empresa.

Venha aprender como transformar a integração de novos funcionários numa experiência que impulsione a produtividade e a harmonia da equipa.

O que é um manual de integração?

Podemos dizer que um manual de integração é um instrumento de fundamental importância no processo de comunicação interna. Ele geralmente é utilizado para nortear as ações, definir normas e regras, atividades e objetivos propostos pela empresa. Além disso, define também como estas ações e objetivos devem ser executados, seja individualmente ou em grupo.

É através do manual de integração que a empresa estabelece suas normas, seus princípios morais e éticos. Através dele também são desenvolvidas as regras relacionadas ao ambiente de trabalho, à convivência entre os colaboradores que visam orientar sua atuação quanto às condições de seu contrato de trabalho e os benefícios que estão à sua disposição, além de procedimentos para as circunstâncias do seu dia a dia.

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Melhora a colaboração e fortalece os laços dentro da sua equipe, facilita a interação entre departamentos, compartilha atualizações importantes e promove uma cultura de transparência

Qual a importância de um manual de integração para novos funcionários?

A integração de um colaborador é de grande importância para que o indivíduo se sinta pertencente à empresa. Esse sentimento de pertencer ao grupo, de fazer parte de algo maior influencia diretamente na produtividade, desempenho e resultado de cada trabalhador. Muitas empresas ainda desconhecem essa importância, mas isso preciso mudar o mais rápido possível.

Os benefícios que você alcançará também são muitos, vejamos resumidamente alguns deles:

Agilidade

Quando os colaboradores entendem todas as instruções necessárias, eles adquirem rapidamente conhecimentos, habilidades e comportamentos, tornando-se assim membros efetivos da empresa, apresentando resultados mais cedo.

Eficiência

Os manuais ajudam os funcionários a crescerem e melhorar em seus afazeres. Eles garantem que os colaboradores não percam instruções cruciais, e atinjam seus objetivos mais rapidamente.

Retenção 

Quando os funcionários enfrentam dificuldades no trabalho que desconhecem, acabam sentindo vergonha de pedir ajuda e isso acaba gerando frustração. Por outro lado, se ele souber que possui uma fonte de consulta completa, que o ajude na solução de problemas, isso aumenta a satisfação e a percepção de capacidade sobre si mesmo.

Economia de tempo

Para que o colaborador não peca horas pesquisando sobre algo, não é muito melhor disponibilizar esse treinamento rede? Sem contar que isso também acaba sobrecarregando gerentes e colegas que, no final, precisam ajudá-lo na solução. Com a ajuda do manual, eles podem usar esse tempo para tarefas mais importantes, como desenvolver estratégias de negócios ou recrutar novos talentos.

Você pode minimizar todos esses riscos tendo todos os seus procedimentos documentados em um manual de treinamento.

Por esse motivo, criamos alguns tópicos importantes para que você crie um manual de integração para sua empresa que vá de encontro aos seus princípio e objetivos.

Continue atento à leitura!

Como criar um manual de integração passo a passo?

Os manuais modernos de treinamento podem ao mesmo tempo ser visualmente atraentes, breves e mais eficazes do que aqueles manuais que trazem informações inúteis e complicadas. Em vez de obrigar a sua equipe a ler um folheto operacional de segurança, por exemplo, você poderá criar um manual interativo on-line com o qual seus funcionários terão mais facilidade de entendimento.

E quais os pontos que ele deve abordar? Veja quais pontos não podem faltar.

Mensagem de boas vindas

Ela é a grande responsável por receber cada novo colaborador após o processo seletivo. Esse texto deve ser elaborado com muito cuidado e atenção, por isso, nada de usar mensagens prontas da internet, crie algo único, que tenha a cara da sua empresa.

Objetivo

Inclua um pequeno texto explicando o objetivo do documento, para que a pessoa possa se orientar melhor e demonstra um bom nível de comunicação praticado internamente na organização.

Breve histórico da empresa

Geralmente, as pessoas gostam de conhecer a trajetória do negócio, pois isso ajuda a trazer maior identificação e proximidade.

Cultura, missão e valores

Apresentar a cultura, visão, missão e valores permite, com efeito, que o novo colaborador entenda quais são os elementos valorizados internamente e como tudo isso vai afetar o seu dia a dia.

Políticas e procedimentos internos

De todos os tópicos do manual de integração, certamente este seja o mais importante. As políticas e procedimentos é que darão as diretrizes que regem tudo o que acontece dentro da empresa.

Cada empresa tem a liberdade para definir quais conteúdos irá inserir em seu manual. Mas como padrão, os manuais contêm algumas informações que são gerais e importantes, tais como:

  • Missão, valores, objetivos e história da empresa;
  • Compromisso entre empresa e funcionários;
  • Informações legais;
  • Informações sobre recursos humanos;
  • Código de conduta;
  • Informações sobre todos os horários: de trabalho, horas extras, intervalos para descanso e refeições, políticas de flexibilidade;
  • Informações sobre estacionamento, manuseio de equipamentos eletrônicos, uso de celular, entre outros;
  • Políticas de férias, ausências por motivos médicos, feriados;
  • Políticas contra assédio e preconceito;
  • Reembolso de despesas e transporte;
  • Planos de carreira;
  • Plano de aposentadoria;
  • Orientações e condições para pessoas com deficiência;
  • Políticas de saúde e segurança;
  • Políticas de privacidade;
  • Procedimentos de emergência.

Como você pôde perceber através desta explanação, por certo, o manual de integração é um documento completo para o processo de onboarding. Ele deve ser criado de maneira criteriosa e organizada para fazer toda a diferença na forma como as pessoas iniciam sua jornada na empresa.

Enfim, é uma excelente ferramenta para quem deseja garantir que seus novos profissionais comecem sua jornada de forma correta.

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Sales Engineer at Sesame RH | + posts

Tenho mais de 12 anos de experiência em Recursos Humanos. Sou orientada para o cliente interno e externo, especializada na definição e implementação de políticas de RH e na gestão de pessoas, seleção e retenção de talentos.


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