Onboarding
Modelo de integração de funcionários: engajamento desde o primeiro dia
Saiba mais sobre a importância de ter um modelo de integração de funcionários em sua equipe de RH e como fazê-lo corretamente.
Onboarding
Saiba mais sobre a importância de ter um modelo de integração de funcionários em sua equipe de RH e como fazê-lo corretamente.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
14 de maio, 2024
O modelo de integração de funcionários serve antes de tudo para fazer com que o novo colaborador se sinta parte da empresa. Esse processo é um dos mais importantes, pois é a partir dele que o funcionário será alinhado à missão, visão e valores da organização.
Será a partir e através deste primeiro contato que o colaborador começará a fazer parte integrante da empresa de fato.
Dessa forma, essa integração ou processo de onboarding deverá ser um momento marcante no qual o colaborador deverá sentir que é acolhido pela empresa, conhecendo a fundo os valores e a missão da empresa.
Através do contato com os gestores e seus novos colegas de trabalho ele poderá se inteirar dos objetivos e metas estabelecidos e conhecer o seu lugar dentro da organização.
Vejamos agora alguns pormenores sobre o assunto que nos ajudarão a entender a importância da integração dos funcionários na empresa.
O processo de integração de funcionários, ou onboarding de novos colaboradores tem início ainda no processo seletivo, quando são transmitidas informações sobre a empresa para os candidatos.
Assim sendo, quando eles passam por todos os testes e chegam ao final do processo de seleção, já têm condições de avaliar se a empresa atende ou não às suas expectativas de trabalho.
Quando o candidato for encaminhado para a admissão, outras providências devem ser tomadas. Para otimizar os trabalhos, você pode criar um calendário de admissões. Dessa forma, conseguirá passar as informações para um número maior de contratados.
Confira, a seguir, como fazer um onboarding de colaboradores.
Logo que o contratado entregar a documentação para sua admissão, informe a ele sobre questões burocráticas e práticas da empresa. Tais como procedimentos de registro de ponto, detalhes sobre os benefícios, acesso às instalações e outras questões necessárias.
Não se esqueça de informar também a data do primeiro dia de trabalho, bem como o horário e a agenda programada para o dia.
Em princípio é de máxima importância informar à liderança direta e à equipe de trabalho sobre a chegada do novo membro. A equipe poderá ser informada diretamente pela liderança, mas é importante verificar se o comunicado realmente foi feito para que não se corra o risco da chegada do novo funcionário sem o conhecimento e recepção de ninguém.
Para que o novo colaborador se sinta bem recepcionado devem ser checadas questões como mesa de trabalho, computador, senhas, telefones e material de escritório.
Com toda a certeza cada empresa tem as suas próprias normas, regras e particularidades que devem ser informadas ao novo colaborador. O primeiro dia de trabalho é o ideal para que todas essas informações mais relevantes sejam transmitidas de forma direta e única.
A equipe de RH, por exemplo, poderá fazer uma apresentação falando sobre regras, normas de conduta e benefícios da empresa.
Já a equipe de comunicação pode falar sobre o histórico da organização, o pessoal de vendas sobre a atuação nos mercados e o time de produção sobre como as atividades são executadas.
Ademais, você pode adaptar esse exemplo à realidade da sua empresa. O que realmente importa é criar um evento contando com as áreas envolvidas para apresentar a empresa da melhor forma possível.
Para garantir a adaptação do novo contratado, o ideal é eleger um mentor para acompanhá-lo. Essa pessoa pode ser um colaborador mais experiente ou mesmo a liderança da área.Afinal, são muitas informações para guardar em apenas um dia.
Neste modelo de integração o funcionário terá a possibilidade de aprender sobre a empresa em etapas específicas e com o acompanhamento do líder direto, orientando, guiando e se mostrando à disposição, vejamos.
Principalmente para os colaboradores que estão chegando agora na empresa, é importante conhecer a missão, visão e valores da sua companhia. O líder deve mostrar na prática como está o andamento da missão do seu negócio, como os valores são adotados no dia a dia e como a visão é enxergada e alcançada pelos profissionais.
Além disso, a liderança deve contar a história do empreendimento, como tudo surgiu, os desafios que foram enfrentados ao longo dos anos e as vitórias.
Muitas vezes o novo o colaborador tem vergonha de perguntar onde estão localizados os banheiros, refeitório e outras instalações da empresa, então isso acaba se tornando tarefa do líder, tornando os primeiros dias do recém-contratado mais produtivos e mais fáceis.
Estas dúvidas podem ser acerca da sua própria função ou dúvidas sobre os benefícios do cargo, a questão é que, independentemente da origem a liderança deve estar preparada para fornecer este suporte.
É muito importante que o recém contratado aprenda o todo o funcionamento do negócio, para se sentir parte da equipe e evitar que falhas sejam cometidas por falta de entendimento, tornando assim os processos mais simples.
Quando criado de maneira criteriosa e organizada o modelo de integração de funcionários pode fazer toda a diferença na forma como as pessoas iniciam sua jornada na empresa. Enfim, é uma excelente ferramenta para quem deseja garantir que seus novos profissionais comecem sua jornada com total capacitação e inserção no mundo da empresa.
Resumidamente, podemos dizer que ele reúne as principais informações que os novos colaboradores precisam ter conhecimento antes de iniciarem suas atividades. Entre todos os benefícios destacamos os três mais relevantes.
Um manual de integração que tenha as informações realmente importantes causa uma excelente primeira impressão em quem acaba de conhecer a empresa. Ter um primeiro contato positivo é fundamental para estabelecer uma boa relação entre empresa e colaborador.
O manual de integração apresenta a empresa para quem está chegando, se tornando, também, um benefício. Isso acontece porque a forma como as informações são organizadas e apresentadas torna essa tarefa mais eficiente e eficaz.
Por fim, o manual é um documento que permanece com o colaborador mesmo após o processo de onboarding. Durante os primeiros dias é comum surgirem dúvidas e inseguranças, e o acesso ao manual ajuda a saná-las de forma mais independente e eficaz.
Utilizar um software de Recursos Humanos é uma necessidade da empresa. Ele faz com que o setor seja moderno e dinâmico, deixando de lado planilhas de Excel e documentos de papel.
Ao utilizar um software de RH a empresa diminui o índice de erros em tarefas básicas, além de agilizar os processos internos e poupar tempo da equipe.
Com as plataformas digitais o profissional de RH terá muitas ferramentas para otimizar o seu dia a dia. Algumas delas, são:
Agora que você já domina o assunto sobre o modelo de integração de funcionários, é hora de você colocá-lo em prática em sua empresa. E se já possui, que tal melhorá-lo ainda mais com nossas dicas?
Quer ver com seus próprios olhos? Registre-se gratuitamente e otimize seu processo de integração de funcionários com a Sesame RH.
Tenho mais de 12 anos de experiência em Recursos Humanos. Sou orientada para o cliente interno e externo, especializada na definição e implementação de políticas de RH e na gestão de pessoas, seleção e retenção de talentos.