Gestão
Modelo de pesquisa de clima organizacional: como fazer isso?
Você sabe como fazer um modelo de pesquisa de clima organizacional? Siga com a leitura e aprenda todas as regras para aplicá-la
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Você sabe como fazer um modelo de pesquisa de clima organizacional? Siga com a leitura e aprenda todas as regras para aplicá-la
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Lukas Letieres
HR Consultant
21 de maio, 2024
Antes de falarmos sobre o modelo de pesquisa de clima organizacional vejamos primeiramente seu conceito.
A pesquisa de clima organizacional, sem dúvida, é uma ferramenta de gestão importante para medir os níveis de satisfação da sua equipe. Em seu desenvolvimento, são coletados dados com o intuito de investigar como está sendo a interação entre os profissionais da empresa.
Dessa maneira, a gestão pode conhecer mais sobre o sentimento geral dos trabalhadores em relação ao trabalho e à organização.
Vejamos agora, por exemplo, como podemos elaborar esse modelo de pesquisa e o porquê aplicá-lo.
Podemos, com toda a certeza, dizer que várias equipes de RH não sabem como fazer uma pesquisa de clima organizacional realmente eficiente.
Para organizar uma pesquisa de clima realmente eficiente pode custar certo tempo, sendo assim, é essencial se concentrar nessa tarefa. Pois uma pesquisa rápida não é suficiente para identificar quais são os reais problemas que estão afetando a performance interna.
Neste artigo vamos fornecer para você preciosas dicas mostrando como fazer pesquisa de clima organizacional seguindo estes passos simples. Confira!
Sabemos, sem dúvida, que no ambiente de trabalho são diversos os fatores e situações que podem afetar as pessoas.
Para que a gestão de pessoas possa identificar esses fatores é fundamental definir quais os campos serão explorados. Os campos de análise que são mais comumente considerados nas pesquisas são:
Após definidos os campos, elabore as questões. Use uma linguagem simples e objetiva, que não deixe espaço para dúvidas.
Não precisam ser especificamente perguntas, um modelo amplamente utilizado é o das sentenças afirmativas. Assim, o RH propõe frases afirmativas e positivas sobre a empresa, e o colaborador tem apenas que concordar ou discordar da sentença.
Eles permitem análises mais específicas segundo subgrupos de colaboradores, aplicando melhorias mais direcionadas. Sendo assim, a empresa pode segmentar a pesquisa por unidade, área, faixa etária, tempo de atuação na empresa, gênero ou cargo.
Com efeito, a empresa pode utilizar ferramentas online ou, melhor ainda, contar com um software de Recursos Humanos como Sesame RH que automatiza o processo, agilizando as demais etapas após a aplicação do questionário.
Para que os resultados sejam satisfatórios e mais próximos da realidade, é essencial que o maior número de colaboradores participe. Por isso, é importante investir em uma campanha que conscientize os profissionais sobre a necessidade da participação.
Forneça senhas de acesso ao sistema em que a pesquisa será feita e mostre que o anonimato é garantido, para que todos tenham segurança para serem sinceros em suas respostas.
Analise, acima de tudo, os gráficos e informações, identificando os pontos fortes e fracos da empresa, de uma forma mais geral. Logo depois, elabore soluções possíveis para cada problema encontrado e organize-os em uma ordem de prioridade, facilitando a posterior execução desse trabalho.
Essa é uma etapa essencial para que todos estejam cientes do que será feito e estejam, também, engajados com as mudanças. Nesse ínterim, é necessário também mostrar que isso é uma forma de comunicar que seus esforços em contribuir com essa pesquisa também serão reconhecidos futuramente.
Listamos abaixo, alguns dos principais benefícios de aplicar a pesquisa de clima organizacional em sua empresa, confira.
Quando você mede o clima organizacional, é possível identificar mais facilmente quais são os pontos fortes da empresa e quais questões ainda precisam ser trabalhadas, a fim de aumentar a satisfação dos colaboradores.
Identificando os pontos fracos da sua empresa, ficará muito mais fácil pensar em estratégias que serão capazes de solucioná-los. Além disso, com dados confiáveis em mãos, é possível investir tempo e dinheiro em ações que realmente deem resultado.
Ao promover ações focadas em reduzir os principais fatores que desmotivam os colaboradores da sua empresa, primordialmente,você também garante a redução dos conflitos internos.
Pois quanto mais satisfeitos os colaboradores estiverem com a empresa e com sua equipe, menores serão as chances de conflitos.
O aumento do engajamento das equipes é um dos principais objetivos desta ferramenta. Com efeito, quando as pessoas se sentem ouvidas e percebem que suas opiniões são tidas como importantes para a organização, é natural que elas se sintam mais satisfeitas.
Funcionários engajados e satisfeitos com o seu trabalho tendem a permanecerem por mais tempo neles. Por isso, outro benefício direto da pesquisa de clima e seus desdobramentos é o aumento da retenção de talentos e, consequentemente, a redução do turnover.
Para iniciar a pesquisa de clima organizacional, nada mais justo do que fazer perguntas específicas sobre a percepção dos funcionários diante da empresa e cultura organizacional.
Separamos algumas perguntas importantes que, com toda a certeza, não poderão faltar em sua pesquisa, vamos conferir?
Depois que você obteve todas essas informações é impossível que você não tenha visto a importância dessa pesquisa!
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.