Desempenho e produtividade

Modelos de avaliação de desempenho: 4 tipos mais utilizados e eficazes para as empresas

Veja os 4 Modelos de Avaliação de Desempenho mais utilizados e saiba como aplicá-los na sua empresa. Acesse nosso blog e confira!

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Lukas Letieres

HR Consultant

modelos de avaliação de desempenho

14 de março, 2024

A avaliação de desempenho é importante para que a empresa entenda os pontos fortes e os a serem melhorados de cada um de seus funcionários. É a partir dela que se pode criar ações mais assertivas para cada um deles. Por isso é interessante possuir modelos de avaliação de desempenho efetivos.

Já para os colaboradores, esse tipo de avaliação também é importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional, aumentando suas chances de crescer na empresa.

Continue com a gente e entenda quais são os principais modelos de avaliação de desempenho para começar a aplicá-la na sua empresa.

Avaliação de desempenho: o que é?

Para entendermos a importância da avaliação de desempenho dentro de uma empresa, primeiramente é necessário que entendamos o que é, e para que ela serve.

É uma ferramenta utilizada pelo RH, mais especificamente pela área de gestão de pessoas, que tem como principal objetivo ajudar o desenvolvimento dos colaboradores ou áreas de uma empresa.

A frequência e os modelos de avaliação de desempenho podem variar levando em conta o tamanho da empresa e as metas das avaliações, ou seja, diferentes empresas terão diferentes parâmetros de medição para o sucesso.

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Por que utilizar um software para avaliação de performance?

A utilização do software oferece diversos benefícios significativos para as organizações. Aqui estão algumas razões para utilizar esse tipo de software:

  1. Automação e Eficiência: os softwares de avaliação de desempenho automatizam o processo, economizando tempo e recursos que seriam gastos na coleta manual e na análise de dados. Isso torna o processo mais eficiente e menos suscetível a erros.
  2. Centralização de Dados: esses softwares permitem a centralização de dados relacionados ao desempenho dos colaboradores. Isso facilita o acesso às informações necessárias para avaliações, feedbacks e tomadas de decisão estratégicas.
  3. Acompanhamento Contínuo: Com um software, é possível implementar avaliações contínuas e feedbacks regulares, promovendo um acompanhamento mais consistente ao longo do tempo.
  4. Personalização de Avaliações: softwares oferecem a flexibilidade de personalizar os critérios de avaliação de acordo com as necessidades específicas da organização. Isso garante que as métricas utilizadas estejam alinhadas com os objetivos e valores da empresa.

Importância da avaliação de desempenho para a empresa

É uma forma de valorizar o capital humano por procurar entender se o funcionário está abaixo, atende ou excede o desempenho esperado pela empresa.

Por meio dela é possível avaliar o nível do trabalho, identificar novos talentos, verificar a produtividade, e identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados.

É através dela que uma organização empresarial pode medir o grau de contribuição e envolvimento dos colaboradores na determinação e execução de seus objetivos individuais e corporativos.

Após verificados todos estes pontos, a empresa poderá elaborar medidas e programas de treinamento para eliminar os problemas identificados e planejar um mapeamento dos procedimentos, práticas e indicadores de resultado.

Como escolher o tipo e o método de avaliação de desempenho


Escolher o tipo e o método de avaliação de desempenho é uma decisão estratégica. Aqui estão algumas diretrizes para ajudar na escolha do tipo e método de avaliação de desempenho:

Considerações Gerais:

  1. Objetivos Organizacionais: alinhe o tipo e método de avaliação aos objetivos estratégicos da organização. Certifique-se de que a avaliação de desempenho contribua para o alcance desses objetivos.
  2. Cultura Organizacional: considere a cultura da organização. Alguns métodos podem se adequar melhor a ambientes mais formais, enquanto outros são mais apropriados para culturas mais colaborativas e flexíveis.
  3. Natureza do Trabalho: leve em consideração a natureza do trabalho realizado pelos colaboradores. Métodos de avaliação diferentes podem ser mais adequados para funções operacionais, técnicas, criativas ou estratégicas.
  4. Envolvimento dos Colaboradores: considere o nível de envolvimento desejado dos colaboradores no processo. Métodos que promovem a participação ativa podem ser mais eficazes para o desenvolvimento da equipe.

Processo de Escolha:

  1. Participação dos Envolvidos: envolver os líderes, gestores e colaboradores no processo de escolha do método. Isso aumenta o engajamento e a aceitação do sistema escolhido.
  2. Piloto ou Teste: considere realizar um piloto ou teste antes da implementação em larga escala. Isso permite ajustes com base na experiência prática.
  3. Flexibilidade: escolha um método que seja flexível o suficiente para se adaptar às mudanças nas necessidades da organização ao longo do tempo.
  4. Treinamento: certifique-se de que todos os envolvidos no processo estejam devidamente treinados para utilizar o método escolhido. Isso inclui gestores, avaliadores e colaboradores.

Modelos de avaliação de desempenho

Como você já percebeu nos tópicos anteriores, a avaliação de desempenho irá ajudar a organização a identificar quais as melhorias que precisam ser feitas para que tanto os funcionários como a empresa sejam beneficiados. 

Para darmos início a uma avaliação, primeiro é preciso definir o objetivo que quer avaliar, e os dados que deseja obter no final. Para isso, você deve ter em mente alguns tópicos para que alcance os resultados desejados, tais como:

  • Levar em consideração a individualidade e a personalidade de cada funcionário;
  • Nunca comparar as pessoas, cada uma tem seu próprio perfil;
  • Questionar e ouvir funcionários;
  • Focar no que necessita, deixe as críticas pessoais de lado;
  • Não foque somente nos resultados ruins, exalte também os bons;
  • Seja compreensivo, educado e atencioso ao ouvir os funcionários.

Após definir o propósito é realizar a avaliação, dê um retorno ao funcionário para que possam ser traçados os próximos passos.

Dentre os vários modelos disponíveis, os mais conhecidos e citados são:

1. Autoavaliação

Esse método é ótimo para incentivar a reflexão nas equipes de trabalho. De acordo com critérios definidos, os funcionários analisam seu desempenho e identificam pontos fortes e os que necessitam serem desenvolvidos.

Contudo, é muito importante que o funcionário seja honesto na avaliação e saiba que ela contribuirá para a melhoria no desempenho de suas atividades.

2. Avaliação por objetivo

É onde gestores e colaboradores têm a função de identificar, planejar, organizar e comunicar os objetivos que desejam alcançar em um determinado período.

Os objetivos devem estar alinhados com a meta da empresa e devem ser possíveis de se conseguir dentro do prazo estipulado. O objetivo principal é avaliar o foco e o empenho no cumprimento de suas tarefas.

3. Avaliação 360°

Nesse modelo, todos os funcionários, independente da hierarquia, são avaliados uns pelos outros. Ou seja, cada funcionário é avaliado pela gestão, líderes, colegas de trabalho, além de avaliarem a si, seus gestores e líderes.

A nomenclatura de 360° se dá pelo motivo das avaliações virem de todos os lados.

Neste tipo de avaliação todo cuidado deve ser tomado, pois como a avaliação será feita por pessoas que convivem entre si, o resultado pode ir para o lado pessoal. Por isso, as pesquisas devem ser anônimas, isso dará liberdade para que os liderados se sintam à vontade em avaliar seus líderes.

4. Avaliação de desempenho por competência

Nesta avaliação existe a possibilidade de fazê-la tanto individualmente ou por equipe. Quando feito por equipe leva em consideração os esforços dos membros principais responsáveis pelo trabalho.

As competências e as habilidades para cada função e departamento devem ser definidas através de aspectos técnicos e de comportamento individuais.

Neste método entenderemos o quanto o funcionário cumpriu, dentro do período proposto, e a partir daí entender a competência de cada um e trazer, se necessário, treinamentos e técnicas que auxiliem no desenvolvimento de seu trabalho.

Você deve estar se perguntando, e agora, qual o melhor método? Não existe uma resposta para essa pergunta, o melhor método será aquele que melhor se adequar a sua empresa e o que mais estiver alinhado aos objetivos e metas da empresa.

Como evitar erros e melhorar esse processo?

Evitar erros e aprimorar o processo de avaliação de desempenho é fundamental para garantir que o sistema seja eficaz, justo e contribua para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Aqui estão algumas práticas recomendadas para evitar erros e melhorar o processo:

  1. Estabeleça Objetivos Claros: defina claramente os objetivos da avaliação de desempenho. Compreenda o propósito do processo e como ele se alinha aos objetivos estratégicos da organização.
  2. Comunique de Forma Transparente: mantenha uma comunicação transparente sobre o processo de avaliação. Informe os colaboradores sobre o que será avaliado, os critérios utilizados e como o feedback será utilizado para promover o desenvolvimento.
  3. Capacite os Avaliadores: proporcione treinamento adequado aos gestores e avaliadores para garantir que compreendam o processo, saibam fornecer feedback construtivo e sejam justos e imparciais.
  4. Estabeleça Critérios Objetivos: utilize critérios de avaliação objetivos e mensuráveis. Evite avaliações subjetivas que possam ser interpretadas de maneiras diferentes.

Otimização dos processos via software especializado como o de Sesame

Antes de falarmos da otimização dos processos, devemos primeiro entender o que é otimização. Otimização é uma maneira de tornar mais ágeis e eficientes os procedimentos da empresa através do uso inteligente dos recursos que ela dispõe.

Esta é uma técnica que mapeia as atividades executadas, identifica e elimina as falhas e padroniza as rotinas, gerando otimização do tempo nas tarefas diárias permitindo a busca de melhores resultados.

A otimização dos processos pode ser alcançada a partir do momento em que forem seguidos os seguintes passos:

Mapear os processos

É necessário que saibamos todas as atividades realizadas em um determinado processo, conhecendo todo o trabalho realizado e facilitando a identificação de erros e o que fazer para a melhoria.

Identificar e eliminar as falhas

Com os processos já mapeados, é bem mais fácil enxergar as falhas que afetam a produtividade e o resultado e eliminá-las.

Eliminar as etapas desnecessárias

Precisamos eliminar atividades que afetam a produtividade e a execução das atividades que não tenham impacto positivo no processo.  

Melhoria na utilização de recursos

Os desperdícios em uma empresa podem ser de material, tempo, ferramentas e até de mão de obra, se esta não for utilizada de maneira a facilitar o processo da empresa.

Formalização do novo método

Após serem verificados todos os itens acima, é necessário formalizar as mudanças feitas nos processos e informar todos os colaboradores.

Realizando os passos acima e tendo em mãos um software, como o de Sesame RH, você pode criar avaliações de desempenho de forma simples e rápida, além de analisar os resultados de forma automatizada.

Agora que você conhece os métodos, que tal colocá-los em prática para melhorar o desempenho de sua empresa? Continue em nosso blog para descobrir outras informações sobre avaliação de desempenho.

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HR Specialist at Sesame RH | + posts

Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.


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