Onboarding

Como uma ferramenta de onboarding impacta a integração nas empresas

Descubra como a ferramenta de onboarding pode impactar na integração dos colaboradores de sua empresa. Acesse!

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Lukas Letieres

HR Consultant

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9 de janeiro, 2024

O ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, cabe bem nesta situação. Sabe aquele momento em que novos colaboradores entram para a equipe? Pois é exatamente o processo de onboarding que será responsável por integrá-los à empresa. Neste artigo vamos a ver , mais detalhadamente, o que é uma ferramenta de onboarding, suas funcionalidades e outros pormenores.

Contudo, por mais que pareça simples, a integração de um novo funcionário à cultura organizacional da empresa, é um imenso desafio para diversos líderes.

O que é uma ferramenta de onboarding?

Portanto, o onboarding é o processo que integra o novo colaborador a equipe, a cultura e a forma de operação da organização. Seu principal objetivo é de assegurar a adaptação e a retenção deste profissional.

Contudo, existem plataformas que permitem criar um cronograma de integração personalizado para cada colaborador. Vejamos algumas funcionalidades que podem ser obtidas:

  • Maior conexão com a equipe: Visualização rápida da equipe a qual faz parte, conhecer os colegas de trabalho e estabelecer conexões desde os primeiros dias.
  • Personalização de convites: A partir do momento em que o funcionário é contratado e cadastrado na plataforma, ele recebe um convite. Desse modo ele atualiza seus dados e fornece informações relevantes que serão utilizadas para essa personalização.
  • Acesso a seu perfil: O funcionário acessará o perfil e poderá inserir seus dados pessoais, tudo em um único lugar, de forma organizada e segura.
  • Informações relevantes: O painel inicial fornece informações como feriados e eventos propostos pela empresa mantendo o funcionário atualizado e engajado desde seu início no trabalho
  • Recursos de engajamento: Um recurso importante é o das redes sociais. Nele os funcionários têm a opção de deixar reações, comentários, e além disso é possível criar postagens em comunidades

Continuando nosso artigo, veremos abaixo quais são os 4 c’s do onboarding, vamos conhecê-los?

Quais são os 4 C’s de onboarging

Os quatro C’s do onboarding são: conformidade, clarificação, cultura e conexão. Vejamos agora com mais detalhes quais são os 4c’s que compõem o onboarding digital:

  • Conformidade: é nesta etapa que o novo profissional toma conhecimento de todos os processos da empresa, desde os mais burocráticos até os mais sistemáticos
  • Clarificação: neste segundo momento o foco é o esclarecimento de tudo que envolve a nova função do profissional que foi contratado. Ou seja, quais serão suas responsabilidades, ferramentas e recursos disponíveis, os compromissos que ele deverá cumprir, entre outros pertinentes à sua função dentro da empresa.
  • Cultura: no terceiro C, o de cultura, o novo colaborador será inserido na cultura organizacional da empresa e compreensão da sua missão e visão. A partir deste momento, o colaborador deverá ter bem claro o que se espera de suas atitudes e ações dentro da empresa.
  • Conexão: e por último, é o momento de tornar oficial a entrada do novo colaborador na empresa. O momento em que se cria uma conexão interpessoal com as suas responsabilidades, colegas, líderes e chefes, que é um passo natural do onboarding.

Agora que você já está familiarizado com os processos de onboarding, vejamos como medir o sucesso, eficácia e eficiência deste processo.

Como medir o sucesso do onboarding?

Normalmente são usados os seguintes indicadores de onboarding que podem te ajudar a mensurar o desempenho da sua integração corporativa.

  • Índice de presença: o primeiro da nossa lista de indicadores de onboarding é o índice de presença. Com o índice de presença, a empresa consegue medir o volume de colaboradores que passaram pelo processo de integração.
  • Turnover: nossa segunda dica é a avaliação do índice de turnover, ou seja, índice de desistência.
  • Feedback: ouça opiniões e considerações sobre o processo de integração, esse é um dos mais valiosos indicadores de onboarding. Afinal, ninguém melhor do que os participantes do processo para orientar melhorias e ajudar a identificar falhas.
  • Aproveitamento: a mensuração do aproveitamento no onboarding também é uma forma de garantir sua efetividade. Ele pode ser feito através de uma avaliação tanto ao longo como no término do processo.
  • Produtividade: caso a intenção da sua empresa seja mensurar os efeitos práticos do processo. Podemos dizer que o principal reflexo de uma integração bem-feita é a aplicabilidade dos conceitos apresentados.
  • Velocidade do ramp up: Ramp up é o nome dado à curva de aprendizado e absorção dos conhecimentos transmitidos ao longo do onboarding. O esperado é que bons processos de integração gerem ramp ups mais curtos e mais acentuados.

5 melhores ferramentas de onboarding digital

Para você que busca por uma ferramenta de onboarding, separamos as cinco principais. Desse maneira que você conhecerá cada uma delas e decidirá qual a melhor para seu ramo de negócio.

Trello

 Através da plataforma do Trello é possível organizar todo um cronograma, com datas, cores e imagens. Tudo muito visual e organizado da forma que mais faz sentido para os processos da sua empresa.

WalkMe

Plataforma de Adoção Digital (Digital Adoption Platform – DAP) para transformar a experiência do usuário em algo mais digital. Usando inteligência artificial, análise, engajamento, orientação e automação, sua sobreposição transparente ajuda os usuários a concluir tarefas em qualquer software empresarial, aplicativo móvel ou site.

ChurnZero

Trata-se de uma plataforma avançada de customer success, projetada para capacitar empresas. Uma das principais vantagens do ChurnZero é a automação de compromissos e processos. Essa funcionalidade permite que as equipes de customer success automatizem tarefas repetitivas. Por exemplo, agendamento de reuniões e follow-ups, liberando tempo para atividades mais estratégicas e de valor agregado.

Monday

É um sistema operacional de trabalho (Work SO) utilizado para gerenciar projetos, processos ou trabalho diário. Além disso, permite que organizações criem aplicativos personalizados de fluxo de trabalho em um ambiente sem código. A saber, ele pode ser usado para empresas de diferentes portes.

Sesame RH

Inegavelmente possui inúmeras vantagens e aplicações. Podemos citar o Checklist de onboarding de pessoal. É uma ferramenta de onboarding que permite criar listas de tarefas para que prepare cada nova integração da melhor forma, automatização de processos de onboarding.

Portanto, este sistema permite que você planeje facilmente cada passo do programa de integração de funcionários e personalize seu processo de onboarding.

Ele permite também que você salve os onboarding completados de seu plano de boas-vindas e arquive os processos de integração de funcionários. Em contrapartida você podderá acessá-los quando quiser em seu sistema de onboarding digital.

Com efeito, diante de todas as facilidades,é impossível que você ainda não esteja convencido a utilizar este sistema em sua empresa, não é mesmo?

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Sales Engineer at Sesame RH | + posts

Tenho mais de 12 anos de experiência em Recursos Humanos. Sou orientada para o cliente interno e externo, especializada na definição e implementação de políticas de RH e na gestão de pessoas, seleção e retenção de talentos.


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