Onboarding
Manual de boas-vindas de uma empresa ideal
O manual de boas-vindas é um documento fundamental para o processo de embarque de uma empresa. Nós lhe dizemos como fazer isso corretamente passo a passo.
Onboarding
O manual de boas-vindas é um documento fundamental para o processo de embarque de uma empresa. Nós lhe dizemos como fazer isso corretamente passo a passo.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
14 de novembro, 2022
Um manual boas-vindas de uma empresa é um documento que é utilizado durante o processo de integração de novos funcionários na organização ou onboarding. Seu objetivo é reportar informações importantes sobre a empresa, seus objetivos, seu funcionamento, sua cultura empresarial, entre outros.
Neste caso, podemos utilizar o Sesame HR como exemplo, um programa de RH projetado com uma interface muito intuitiva.
Como já mencionamos, é um documento de negócios que é utilizado no processo de integração de novos colaboradores. Seu objetivo é informar os colaboradores sobre todas as diretrizes da empresa. Para citar alguns exemplos: metas de negócios, operação, cultura empresarial, entre outros.
Deve-se notar que esta não é uma ferramenta nova, mas é verdade que desempenha um papel muito importante. E isso porque é o primeiro sinal de afeto, respeito e admiração que pode ser demonstrado a um novo trabalhador.
Todos nós passamos por esse nervosismo que surge no primeiro dia de trabalho em uma nova empresa. Podemos ser a pessoa com melhor perfil para a vaga, mas todos sempre nos sentimos inseguros no início de uma nova aventura profissional.
O manual da empresa deve conter os seguintes pontos:
Estes são os pontos mais básicos que, dependendo do tipo de empresa, ocuparão mais ou menos espaço. Outros também podem ser adicionados, desde que a organização os considere relevantes.
Além de cumprir seu principal objetivo, que é reduzir as inseguranças dos primeiros dias, a elaboração de um manual de funcionários oferece outros benefícios:
Ao preparar este manual, é importante escolher bem quem será o responsável por escrevê-lo. Em grandes corporações, esses documentos são geralmente muito institucionais. Isso faz com que eles não sejam fáceis de serem entendidos e, às vezes, não refletem adequadamente a realidade de todos os departamentos da empresa.
Levando em consideração a importância da pessoa que está escrevendo o manual, reúna os principais responsáveis por sua equipe e responda às seguintes perguntas.
Para facilitar o processo e torná-lo muito mais fácil e rápido, você pode contar com o Sesame HR. Um programa de recursos humanos que lhe permitirá projetar o processo de integração e compartilhá-lo com seus novos funcionários.