Onboarding
Onboarding digital: como integrar novos colaboradores de forma eficiente
Conheça o onboarding digital, uma nova forma de integrar os novos colaboradores de forma remota. Acesse e saiba tudo sobre o assunto!
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Conheça o onboarding digital, uma nova forma de integrar os novos colaboradores de forma remota. Acesse e saiba tudo sobre o assunto!
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Isabel García
HR Consultant
11 de julho, 2024
Geralmente quando um novo funcionário chegava na empresa, sua equipe costumava acolhê-lo, mostrar onde fica sua mesa e as principais ferramentas, apresentar os colegas de trabalho e, aos poucos, já ir incluindo o novo profissional naquele ambiente. Porém, como fazer isso quando se trata do trabalho remoto? Nesse cenário, a processo de onboarding integração dos novos colaboradores se torna mais complexa, mas não necessariamente difícil. Mas, para isso, é necessário saber implementar corretamente o onboarding digital.
O onboarding é usado para receber um novo funcionário na empresa, integrá-lo à sua equipe e apresentá-lo às suas funções. Essa etapa é essencial para a adaptação e a retenção do novo talento.
Por isso, o Sesame RH preparou um conteúdo especialmente para você que deseja saber exatamente como implementar essa estratégia na sua empresa. Vamos lá!
Primeiro, vamos entender o que é o onboarding. Ele se refere ao processo de integração de novos funcionários na organização. É a partir dele que os profissionais serão introduzidos na empresa, conhecendo mais sobre o negócio, a cultura organizacional, os processos e as políticas praticadas. Além disso, é nessa etapa que o profissional vai se familiarizar com sua nova equipe e suas funções.
Por isso, essa é uma etapa de grande importância para que o novo funcionário se sinta acolhido e pertencente à empresa desde o início.
Já o onboarding digital é nada mais do que esse processo realizado de forma online, sendo a melhor saída para empresas que trabalham de forma híbrida ou remota. Com ele, o profissional tem acesso a materiais sobre a empresa, que podem ser em formato de apresentação ou vídeos, por exemplo.
Um onboarding digital eficaz traz vários benefícios para a empresa, para os novos colaboradores e para a cultura organizacional como um todo. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Assim como o onboarding presencial tem extrema importância para a integração e sentimento de pertencimento, o onboarding digital também é essencial para o profissional que está começando de forma remota ou híbrida.
Vejamos alguns dos principais benefícios de implementar essa estratégia.
Pode parecer complicado entrar em uma empresa em que não estará presente fisicamente no dia a dia. Num primeiro momento, tudo pode parecer distante e impessoal, podendo até mesmo vir uma insegurança de não se acostumar ou não se enturmar.
Com o onboarding digital, você acolhe o novo funcionário de uma forma mais próxima, mesmo que ele esteja em outra cidade, estado ou país. Isso faz com que ele se sinta acolhido no novo local de trabalho e pertencente ao time.
Com esse formato de onboarding, os colaboradores podem organizar o seu tempo para realizar todas as etapas da melhor forma, desde que finalize-as dentro do prazo estipulado.
Além disso, é possível revisar o material de forma fácil e prática sempre que for preciso. Isso faz com que sua curva de aprendizagem seja mais rápida, assim como o seu período de adaptação.
Como é possível acessar os conteúdos a qualquer momento, o colaborador possui um maior suporte nos seus primeiros meses de trabalho.
Isso porque é possível integrar ao processo um FAQ, respondendo às principais dúvidas sobre a empresa e seus processos, além de abrir uma canal de comunicação entre funcionário e empresa para tirar todas as dúvidas que possam surgir pelo caminho.
O onboarding digital pode trazer ainda mais resultados se ele for personalizado para cada colaborador, considerando sua área de atuação e função. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a montar um plano personalizado completo. Veja quais são elas:
Primeiramente, você deve identificar quais são os objetivos do onboarding digital. Afinal, ele pode cumprir diversas funções, como apresentar a empresa, inserir o funcionário na cultura organizacional, ensinar a utilizar sistemas e ferramentas, compreender os processos das áreas ou atividades de cada função específica.
Lembre-se de que você não precisa escolher só uma dessas opções, várias delas podem ser inseridas ao longo do processo.
Após identificar os objetivos da empresa com o onboarding, chegou a hora de entender quais são as necessidades dos novos funcionários ao chegarem na empresa. Por exemplo, as principais dúvidas, suas expectativas, além de conhecimentos e habilidades que devem ser desenvolvidos nessa etapa inicial.
Em seguida, é hora de definir as etapas gerais, pelas quais todos os novos colaboradores irão passar. Por exemplo, você pode dividir o processo em módulos, cada um sobre um tema específico, como história da empresa e resumo do negócio, funções de cada área, cultura organizacional e informações mais detalhadas sobre sua área específica.
Você ainda pode determinar uma ordem e prazos para a conclusão das etapas, além dos responsáveis por cada uma.
Após a criação de toda a estratégia, chegou a hora de identificar o software que melhor atenderá as necessidades do onboarding digital desenvolvido. Para isso, analise as possibilidades oferecidas por cada um, como a inserção de mídias, organização do conteúdo, manutenção de histórico e acompanhamento do processo de cada funcionário.
Por fim, você deve criar o conteúdo para cada uma das etapas definidas e inseri-los na ferramenta escolhida. Essa é uma das etapas mais importantes, que vai fazer com que o processo seja bem sucedido ou não.
Conte com a ajuda de cada uma das áreas para a criação dos conteúdos personalizados de cada área e função, assim será apresentado um conteúdo mais assertivo e aprofundado, auxiliando o novo membro a entender todo o processo de forma mais efetiva.
O onboarding, processo de integração de novos colaboradores em uma empresa, pode ser resumido por meio dos “4 C’s”. Esses elementos são cruciais para garantir uma transição suave e eficaz para os novos funcionários. Os 4 C’s do onboarding são:
Garantir que esses quatro elementos sejam abordados de maneira abrangente durante o processo de onboarding contribui para uma experiência mais positiva e produtiva para os novos membros da equipe.
Um onboarding digital eficaz pode ser facilitado por várias ferramentas de onboarding que ajudam a automatizar e otimizar o processo. Aqui estão algumas ferramentas que são frequentemente utilizadas para um onboarding digital bem-sucedido:
Agora que você já entendeu como criar um plano de onboarding, é hora de saber como acompanhar o processo de cada novo funcionário e analisar seus resultados. Com a ferramenta certa você consegue fazer tudo isso com muita facilidade.
Sesame RH, por exemplo, permite que você crie processos personalizados para cada funcionário, além de adicionar comentários e atribuir tarefas aos responsáveis por cada etapa, enviando notificações a cada nova interação. E para acompanhar os resultados do seu programa de onboarding digital, você ainda pode enviar questionários de satisfação para os funcionários.
Além disso, é possível entender os resultados do onboarding ao acompanhar a avaliação de desempenho dos colaboradores que passaram por ele. Dessa forma, consegue verificar se os pontos abordados no processo, seja sobre a cultura ou sobre os processos da empresa, por exemplo, foram bem assimilados.
Agora que você já sabe como realizar um processo de onboarding digital, não deixe de implementá-lo na sua empresa. E conte com Sesame RH para te auxiliar durante todo esse processo!
Tenho mais de 12 anos de experiência em Recursos Humanos. Sou orientada para o cliente interno e externo, especializada na definição e implementação de políticas de RH e na gestão de pessoas, seleção e retenção de talentos.