Gestão

Para que serve um organograma empresarial?

Entenda a função e importância de um organograma empresarial para auxiliar na organização hierárquica da sua equipe profissional.

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

para que organograma empresarial

11 de julho, 2024

Quando pensamos em criar o organograma empresarial de uma organização, uma estrutura piramidal pode vir à mente. Ou talvez algum outro desenho estático que mostre níveis estáveis de hierarquia ao longo do tempo.

No entanto, a realidade nos diz que este mapa dificilmente resiste às flutuações de hoje. Para agilizar os processos de uma empresa relacionados aos recursos humanos, é necessário um organograma.

Por essa razão, cada vez mais empresas estão optando por gráficos organizacionais funcionais integrados de forma harmoniosa e orgânica.

O que é um organograma empresarial?

Um organograma empresarial ou organograma funcional é um diagrama que exibe e especifica, com o máximo de detalhes, as funções, responsabilidades e competências de cada departamento de uma empresa.

Devido ao trabalho remoto, as empresas tiveram que modificar seus gráficos organizacionais e torná-los mais flexíveis. Isso é para que os membros da equipe possam entender as mudanças mais facilmente.

Essas mudanças não estão relacionadas apenas à nova modalidade de trabalho remoto, mas também às suas novas funções, tarefas e responsabilidades. Para isso, um organograma funcional é primordial.

Características de um organograma empresarial

  • Ele indica em detalhes a forma como as responsabilidades são divididas dentro de uma empresa. Graças a isso, é mais fácil dividir a carga de trabalho e controlar as tarefas a serem realizadas. 
  • Ele determina autoridades e níveis de hierarquia para que mostre quem deve dar ordens em um departamento. Isso evita mal-entendidos na cadeia de comando e ajuda os funcionários a saber quais instruções seguir.
  • Facilita a análise da empresa para os gestores que devem tomar decisões a longo, médio ou curto prazo.
  • É uma ferramenta útil na expansão de uma empresa porque nos permite avaliar facilmente quais departamentos podem assumir mais responsabilidades ou quais precisam começar com as etapas de contratação de mais pessoal ou recursos.

Vantagens de ter um organograma funcional

Agora que sabemos a definição de um organograma funcional, é hora de descobrir por que devemos escolher esse tipo de estrutura. Aqui estão algumas de suas vantagens:

  • É claro e preciso na definição da estrutura de uma organização.
  • Permite que os funcionários entendam a qual grupo pertencem ou a qual gerente eles têm que se reportar.
  • Criar um organograma estabelece os níveis de hierarquia.
  • Qualquer empregado, novo ou sênior, pode entendê-lo.
  • Tarefas ou responsabilidades podem ser atribuídas de acordo com os departamentos da empresa.
  • É mais fácil expandir a empresa com a ajuda desta ferramenta.
  • Otimiza seu processo de tomada de decisão.
  • É mais intuitivo do que um relatório longo ou uma lista interminável.

Tipos de gráficos de organogramas empresariais

  • Gráfico organizacional vertical: este é o mais comum e bem conhecido. Sua estrutura foi projetada para ser lida de cima para baixo. Vale ressaltar que o CEO de uma empresa sempre será o primeiro. A lista descerá, então, abaixo dele, de acordo com as posições.
  • Gráfico organizacional horizontal: neste caso específico, o organograma é lido da esquerda para a direita. Por exemplo, a pessoa com o nível mais alto sempre estará do lado esquerdo, enquanto o resto da equipe estará à direita. Entre eles, você encontrará os departamentos ou pessoas que compõem a empresa.
  • Gráfico organizacional misto: é uma combinação de gráficos organizacionais verticais e horizontais. Em termos de liderança, é lido de cima para baixo, enquanto departamentos são exibidos da esquerda para a direita. 
  • Gráfico organizacional circular: o eixo de sua estrutura é baseado em uma pessoa ou um departamento. Aquele dentro do círculo tem um nível mais alto que o restante na hierarquia e o que está fora do círculo tem um nível mais baixo na hierarquia.

Por fim, devemos mencionar que se você quiser projetar e estruturar um organograma empresarial, precisa ter um programa especializado em criá-lo.

Nesse sentido, um programa de RH como o de Sesame HR é a sua melhor alternativa. Com ele, você poderá desenvolver gráficos organizacionais em questão de minutos para que seus colaboradores estejam cientes da estrutura organizacional da empresa o tempo todo.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (96 votos)
VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


O software que capacita sua equipe a aproveitar seus talentos