Gestão

Recesso de Fim de Ano: Guia para Gerenciamento e Benefícios para Colaboradores

Entenda como funciona o recesso de fim de ano e de que forma ele colabora para o sucesso da empresa. Acesse e saiba tudo sobre o assunto!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

recesso-fim-ano

9 de janeiro, 2024

Tirar alguns dias para renovar as forças e respirar um pouco para começar um novo ano com força total é sempre bom, não é mesmo? Por isso, o recesso de fim de ano é uma estratégia muito importante para muitas empresas.

Tendo isso em vista, neste conteúdo traremos algumas dicas para que você consiga gerenciar e oferecer este benefício para seus colaboradores. Vamos lá!

O Significado e Impacto do Recesso de Fim de Ano

O período que vai entre Natal e Ano Novo é o que chamamos de recesso de final de ano. Este recesso consiste na dispensa dos funcionários do trabalho sem prejuízo do salário.

Essa não é uma lei trabalhista, porém é muito utilizada em muitas empresas, já que é um momento propício para que os colaboradores façam uma parada e se reorganizem para iniciar o ano seguinte com mais força e determinação.

Os impactos que este momento de recesso propicia são extremamente favoráveis para a saúde tanto física quanto mental dos trabalhadores. É necessário, porém, que fique bem claro que o recesso de fim de ano é diferente das férias coletivas. 

Isso quer dizer que a empresa não pode descontar no pagamento e nem das férias do colaborador os dias do recesso, além de não poder exigir que ele compense esses dias, pois se trata de uma paralisação voluntária da organização.

Diretrizes para Implementar um Recesso de Fim de Ano Eficaz

Aqui no Brasil estamos acostumados a dar início às comemorações de final de ano um dia antes, ou seja, nos dias 24 e 31 de dezembro. Porém vale lembrar que esses dias não são considerados feriados, mas sim pontos facultativos. 

Então, segundo a lei, não há recesso nestes dias, e a jornada de trabalho pode seguir normalmente sem necessidade de pagamento ou horário de expediente diferenciado.

Mas, as empresas que não prestam serviços essenciais geralmente reduzem o expediente nestes dias, sendo uma estratégia muito bem recebida pelos trabalhadores. Lembrando que essa prática deve ser informada com antecedência e de maneira clara aos funcionários. 

Estratégias para planejar e organizar o período de recesso

Ao mesmo tempo que o período de recesso de final de ano para o funcionário é bom, a empresa deve se atentar quanto a conclusão das tarefas e demandas que ainda precisam ser feitas. Pois o que poderia ser resolvido dentro de um mês, agora precisa ser feito na metade do tempo.

Vejamos algumas dicas importantes para que funcionário e empresa consigam se organizar e aproveitar o recesso de fim de ano.

  • Priorizar as tarefas certas – Isso significa fazer um planejamento para que os trabalhos que sejam mais urgentes ou não possam ser adiados sejam realizados até a data correta.
  • Negocie prazos de entrega – Negocie prazos do que não for de muita urgência com os clientes e fornecedores, escolhendo cuidadosamente o que pode ser deixado para o início do próximo ano. Tentar fazer tudo na metade do tempo só causará mais estresse e ansiedade, e na maioria das vezes, perda de qualidade do serviço.
  • Otimize o tempo das reuniões – Não há dúvida de que reuniões são extremamente importantes. Porém, em um mês mais apertado, vale a pena negociar com a equipe uma possível redução da frequência e do tempo desses encontros. E, caso a reunião possa ser substituída por um e-mail, não hesite em adotar esse método.
  • Delegue tarefas – Com menos dias úteis disponíveis, é importante aprender a delegar tarefas, principalmente quando não for possível executar todas elas dentro do prazo estipulado.
  • Mantenha o foco – Tente não se dispersar durante as tarefas realizadas. Com isso, você conseguirá terminar tudo o que a empresa solicitou em tempo e não prejudicará o relacionamento da organização com clientes e fornecedores.
  • Saiba dizer não – Saber a hora de dizer não é fundamental para que você não atrase suas tarefas e passe o recesso de final de ano mais tranquilo e sem preocupações.

Comunicação clara e antecipada sobre as políticas de recesso

É necessário que a empresa já tenha definido antecipadamente as políticas de recesso para que possa planejar, juntamente com seus colaboradores, o calendário a ser cumprido para que o recesso seja realizado sem nenhum imprevisto.

A definição deve ser clara e objetiva, para que não surjam dúvidas ou cobranças posteriores que possam prejudicar a empresa ou os colaboradores.

Caso o funcionário tenha alguma dúvida sobre os dias não trabalhados, tais como se serão descontados ou se será necessária a reposição, é necessário que este entre em contato com o setor de RH para que estas perguntas sejam sanadas. Mas é importante ressaltar que se houver descontos ou reposições, não é caracterizado como recesso.

Vantagens do Recesso para Colaboradores e Empregadores

Os benefícios que esta prática pode trazer para os colaboradores são motivos mais do que suficientes para que se leve o recesso em conta. Abaixo podemos citar alguns dos benefícios que são observados tanto para os empregados como para a empresa:

  • Oferecer o recesso de fim de ano mostra que você valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Pode ser visto como uma vantagem para atrair e reter talentos;
  • Afeta de forma positiva a satisfação do colaborador;
  • Um funcionário satisfeito e feliz consequentemente aumenta sua produtividade;
  • O trabalho é feito com muito mais eficiência e assertividade.

No retorno do recesso, o colaborador com corpo e mente descansados poderá trabalhar com muito mais dinamismo e afinco.

Impacto positivo nas estratégias de retenção de talentos

As melhores empresas sentem a necessidade de gerar planos de ação para que os melhores funcionários permaneçam na companhia. Isso é o que chamamos de retenção de talentos.

O recesso de final de ano é uma data muito importante para que seus colaboradores intensifiquem ainda mais os laços familiares e disponham de um tempo para descansar. 

Com o recesso, a empresa mostrará para os funcionários que se preocupa com sua saúde física e mental, podendo oferecer esse recesso como um benefício. 

Dicas para Maximizar os Benefícios do Recesso de Fim de Ano

Final de ano é o momento ideal para encerrar com chave de ouro todo o trabalho e esforço realizado durante todo o ano. 

Abaixo você encontrará algumas dicas para maximizar os benefícios do recesso de final de ano, vejamos:

  • Fortalecer o clima organizacional e a cultura da empresa – O colaborador deve perceber o quanto seu bem-estar é preocupação de gestores e líderes.
  • Fornecer um tempo de integração com a família – Este momento poderá ser utilizado para compensar a correria do dia a dia, as horas extras e reuniões fora de hora.
  • Encerrar o ano – Despedir-se do ano e encerrar um ciclo de trabalho.
  • Iniciar um novo ciclo de trabalho – Após o retorno do recesso será possível apontar direções para o próximo ano, engajando os colaboradores a seguirem em frente.

O recesso de final de ano deve ser encarado com sentimentos de esperança e energia renovada. Afinal, esse é o diferencial que torna as ações de final de ano tão indispensáveis e esperadas por todos os colaboradores.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (96 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.