Recrutamento e seleção
Entrevista coletiva de emprego: 5 dicas para conduzir uma seleção eficiente
Confira 5 dicas para conduzir uma entrevista de emprego coletiva eficiente e encontrar os melhores candidatos para a sua empresa. Acesse!
Recrutamento e seleção
Confira 5 dicas para conduzir uma entrevista de emprego coletiva eficiente e encontrar os melhores candidatos para a sua empresa. Acesse!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
13 de julho, 2023
Antes de partirmos para as dicas de como conduzir uma entrevista coletiva de emprego, vamos procurar entender por que ela tem se tornado uma tendência nas empresas.
Geralmente, as entrevistas coletivas são utilizadas quando a empresa tem mais de uma posição a ser preenchida, ou quando a quantidade de candidatos é muito grande. Depende de como o time de RH julga ser a melhor forma de conduzir o recrutamento.
Dentre os aspectos marcantes da entrevista coletiva de emprego podemos citar o dinamismo, a eficiência e a agilidade. Além disso, a redução de custos e tempo é outro fator que faz com que estas entrevistas se tornem mais efetivas.
Mas, o aspecto que mais se destaca é a transparência no processo, pois através dela se exige que todos os candidatos sejam tratados de forma igual, independente de fatores sociais. Agora veremos 5 dicas importantes e eficazes na condução da entrevista coletiva.
Para que a entrevista gere frutos, é preciso que você tenha se preparado muito bem para conduzi-la. Isso porque não há nada mais desagradável do que comparecer a uma entrevista de trabalho e o entrevistador estar totalmente perdido.
Por isso, em primeiro lugar, é necessário que você planeje e estruture todo o processo da entrevista. Tenha em mente alguns pontos, tais como: Quantas pessoas participarão? Em que local será realizada? Qual o tempo de duração? Quais atividades serão realizadas? Tenho em mãos tudo o que preciso?
Após verificados os itens acima, e tendo preparado um roteiro com as atividades, duração e objetivos, vamos estabelecer os critérios de avaliação. Para isso, tenha em mente quais são os pontos mais relevantes que contarão para a decisão final. Dentre eles você pode considerar, por exemplo, a participação, a competitividade, o trabalho em grupo, dentre outros.
Além disso, se a entrevista coletiva de emprego estiver bem estruturada, será muito mais fácil aplicar as atividades e verificar os resultados para então fazer a escolha da pessoa que melhor se encaixa na vaga e no perfil da empresa.
Criar um ambiente acolhedor é a porta de entrada para que os candidatos se sintam mais calmos e tranquilos. Afinal de contas, para algumas pessoas ir para uma entrevista de emprego já é assustador.
Por isso, o ambiente deve colaborar com as dinâmicas que serão aplicadas. Antes de começar a dinâmica procure responder a algumas perguntas, tais como quanto de espaço será necessário e se precisará de cadeiras para sentar-se.
Além disso, é importante oferecer um espaço com água e café para os participantes, entre outras coisas que ajudarão a tornar o lugar mais acolhedor.
Promover a interação entre os candidatos e criar uma atmosfera positiva é muito importante para que se quebrem barreiras, pois mesmo que estejam todos com a mesma finalidade, é importante que não haja um ambiente de rivalidade e rispidez.
As perguntas direcionadas aos candidatos devem ser desafiadoras e que ajudem na avaliação das habilidades e competências de cada um.
O avaliador deve ser direto e objetivo nas perguntas, para que o entrevistado entenda o que deve responder. Assim, não faça questionamentos que gerem dúvidas ou que deixem o entrevistado constrangido.
Por isso, jamais faça perguntas sobre religião, crenças ou assuntos muito pessoais. Questione apenas coisas que se referem ao trabalho a ser desenvolvido ou que seja de extrema importância para a cultura da empresa.
Isso porque é nesse momento que você verificará quais os candidatos que mais se aproximam do que a empresa espera de um colaborador que seja qualificado para a vaga em aberto.
Uma maneira bastante eficaz para observar a capacidade de trabalho em grupo, liderança e resolução de problemas é promover dinâmicas em grupo.
Assim, após realizada a primeira triagem dos candidatos através da análise do currículo de cada um, é hora de chamá-los para o primeiro processo seletivo. E caso sejam vários participantes, as dinâmicas em grupo são a melhor opção.
É neste momento que você conseguirá identificar características comportamentais dos candidatos, tais como a capacidade de liderança, como ele reage sob pressão e estresse, como desenvolve desafios e realiza a resolução de problemas.
Um outro momento estratégico para a aplicação das dinâmicas em grupo são nas fases que se aproximam da contratação. Isso porque com uma quantidade menor de candidatos as etapas acabam ficando muito mais estratégicas e voltadas realmente para a vaga em questão. A partir dessas informações é possível saber onde o indivíduo mostrará melhor desempenho e onde precisará ser aprimorado.
Após as dinâmicas realizadas, é hora de avaliar cuidadosamente cada candidato individualmente. Nunca tome decisões isoladamente, peça sempre feedback dos demais avaliadores para juntos tomarem qualquer decisão.
Após uma análise minuciosa, e de acordo com o perfil do candidato, você terá certeza se ele realmente está preparado e se tem as competências necessárias para assumir a vaga que está sendo colocada à disposição.
Mas, para que você não tenha todo esse trabalho, Sesame RH possui um software de Recursos Humanos que o ajudará na tarefa de contratação dos colaboradores mais qualificados para sua empresa.
Com o software ATS de recrutamento Sesame RH você pode criar um portal e publicar suas vagas, acessar as informações do recrutamento em qualquer fase. E, caso você goste de um perfil que não se encaixa na vaga, o software permite que você mantenha os candidatos para futuras posições.
Essas e outras funcionalidades você poderá adquirir conhecendo os softwares disponíveis para recrutamento e seleção que oferecemos. Venha fazer um teste grátis e conhecer melhor nossas funcionalidades!