Recrutamento e seleção

Recrutamento Digital: Como Implementar um Processo de Recrutamento Online

Descubra como o recrutamento digital revolucionou a busca por talentos, suas vantagens e estratégias para contratar profissionais.

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Isabel García

HR Consultant

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9 de janeiro, 2024

Nos últimos anos, a área de recursos humanos passou por diversas mudanças por conta da tecnologia e digitalização do setor. Uma das evoluções mais significativas está justamente no recrutamento digital.

Este novo método utiliza ferramentas tecnológicas para simplificar e aumentar a eficiência da contratação dos talentos para as vagas disponíveis nas diferentes equipes. Além disso, ainda otimiza o tempo da equipe de recrutamento, tornando-a mais estratégica para a empresa.

Neste conteúdo veremos mais profundamente como funciona o recrutamento digital, quais são os seus benefícios, sua importância para a marca empregadora e as melhores estratégias para adotar na sua organização. Vamos lá!

O que é Recrutamento Digital?

O recrutamento digital nada mais é do que um processo de recrutamento de candidatos realizado com o auxílio da tecnologia e de ferramentas online, que ajudam na atração, identificação, avaliação e seleção dos profissionais para as vagas disponíveis.

Para isso, é possível utilizar redes sociais, sistemas de gerenciamento de candidatos (ATS) e outras ferramentas digitais para compor todo esse processo. Além disso, geralmente no recrutamento digital todas as etapas são feitas de forma online. Ou seja, desde a divulgação da vaga até as entrevistas e a proposta são feitas por meio do uso de ferramentas digitais.

Benefícios do Recrutamento Digital

Esse tipo de recrutamento traz diversas vantagens tanto para a organização como para o conforto do candidato que participa do processo. Continue a leitura para entender melhor cada um desses benefícios.

Economia de tempo

A automação de muitos processos, como triagem inicial de currículos, agendamento de entrevistas e acompanhamento de candidatos, economiza tempo tanto para recrutadores como para candidatos. Isso ainda permite que os recrutadores se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Ampliação do alcance

A publicação de vagas em plataformas online, redes sociais e sites de emprego permite alcançar um público muito mais amplo do que anúncios de emprego tradicionais. Isso aumenta as chances de encontrar os candidatos mais qualificados para aquela posição, abrindo a possibilidade até mesmo para encontrar talentos de outras regiões ou países.

Aumento da eficiência

As etapas do processo de seleção, como testes de habilidades e entrevistas, podem ser conduzidas de forma mais eficiente, muitas vezes usando videoconferência e outras tecnologias.

Melhor acompanhamento das métricas

As ferramentas digitais permitem um acompanhamento mais preciso do desempenho do processo de recrutamento. Os dados coletados podem ser usados para avaliar o sucesso das estratégias de recrutamento e fazer ajustes.

Estratégias para um Recrutamento Digital Eficaz

Para implementar o recrutamento digital, é preciso considerar alguns pontos importantes para uma estratégia eficaz. Confira a seguir algumas dicas que o Sesame preparou para você.

Uso de ATS (Sistemas de Rastreamento de Candidatos), redes sociais, e outras plataformas

Uma das principais estratégias para um recrutamento digital é escolher um sistema de gerenciamento de candidatos, conhecido também como ATS. Ele auxilia tanto no recrutamento como na seleção do melhor candidato, otimizando o processo do início ao fim, além de trazer diversos benefícios para a empresa.

Para deixar sua estratégia ainda mais completa, considere ainda as redes sociais, principalmente o LinkedIn, como parte do processo de recrutamento. Nelas, além de divulgar as vagas, você ainda pode buscar por profissionais que acredita fazerem sentido para a posição e convidá-los para participar do seu processo seletivo.

O uso de Sesame no recrutamento digital

Com a ferramenta de recrutamento do Sesame, você consegue otimizar todos os processos de seleção de pessoal e agilizar as contratações realizadas pelo seu time de RH. Confira algumas das nossas principais funcionalidades:

  • Criação de um portal de emprego: publique todas as vagas em um único lugar, com descrições detalhadas e individuais para cada uma.
  • Centralização das informações: todas as informações sobre cada candidato e o andamento do processo na mesma ferramenta.
  • Comentários sobre o processo: tanto gestores como recrutadores podem deixar comentários no perfil de cada candidato, facilitando o processo de seleção do melhor talento para a vaga.
  • Acesso às informações em tempo real: veja todas as atualizações, como novas candidaturas e fases do processo, em tempo real. Além disso, todos que estiverem envolvidos no processo podem acessar de qualquer lugar esses dados.
  • Banco de talentos: o candidato não se encaixa na vaga, mas faz muito sentido para a empresa? Você pode armazenar seu perfil no banco de talentos para considerar em vagas futuras.
  • Informações do processo aos candidatos: deixe seus candidatos a par do andamento do processo para criar um recrutamento mais transparente e humanizado.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o Sesame traz para a aumentar a eficiência do seu recrutamento. Mas você pode obter mais informações sobre nosso software acessando o nosso site.

A Importância da Marca Empregadora

Também conhecida como employer brand, a marca empregadora se refere à reputação e imagem que a empresa projeta como empregadora. Por isso, ela é fundamental para atrair e reter talentos, reduzir os custos de recrutamento e reforçar a cultura organizacional.

Para que a sua empresa tenha uma marca empregadora forte, é preciso realizar diversas ações que vão ajudar a construir essa reputação no mercado. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

Como construir uma forte marca empregadora online

Para que sua estratégia de recrutamento digital ajude na construção da marca empregadora, considere as seguintes estratégias:

  • Defina uma estratégia clara: identifique como deseja projetar sua empresa, ou seja, quais são seus valores, sua cultura e os benefícios oferecidos aos funcionários.
  • Comunique-se de forma transparente: utilize seu site, redes sociais e outras plataformas online para comunicar sua cultura, missão e valores. Compartilhe histórias e depoimentos de colaboradores para dar vida à sua marca empregadora.
  • Crie conteúdo relevante: produza conteúdo online sobre como é trabalhar na empresa, como posts de blog, vídeos e entrevistas, e atualize regularmente suas redes sociais com esses conteúdos, principalmente o LinkedIn.
  • Destaque os benefícios e oportunidades de crescimento: mostre tudo o que é oferecido para seus colaboradores, como programas de treinamento, plano de saúde, desenvolvimento de carreira e flexibilidade.
  • Engaje seus funcionários: profissionais satisfeitos são os melhores embaixadores da marca empregadora. Por isso, envolva-os em atividades de divulgação e incentive-os a compartilhar experiências positivas nas redes sociais.

Entrevistas Online

Realizar as entrevistas com os candidatos de forma online se tornou uma prática comum do processo de recrutamento, principalmente em contextos de trabalho remoto. Porém, é preciso se atentar às estratégias utilizadas para a realização desse tipo de contato de forma eficaz.

Estratégias para realizar entrevistas online eficazes

Se você está pensando em implementar essa estratégia, mas não sabe por onde começar, considere nossas dicas abaixo:

  1. Prepare-se adequadamente: teste a comunicação com a internet, sua câmera e microfone para garantir que nenhum desses pontos atrapalhe o andamento da entrevista.
  2. Estabeleça ambiente profissional: escolha um local tranquilo, silencioso, bem iluminado e livre de distrações.
  3. Utilize ferramentas de colaboração: considere o uso de documentos e apresentações para auxiliar no bom andamento e entendimento das informações passadas.
  4. Seja empático: como não está presencialmente com o candidato, considere iniciar a entrevista de uma forma mais leve para quebrar o gelo e deixá-lo mais confortável.

Comunicação virtual e a avaliação de candidatos remotamente

Além dos pontos mencionados anteriormente, vamos nos aprofundar agora em duas etapas muito importantes no processo de entrevista online: a comunicação e a avaliação do candidato.

Principalmente para trabalhos que serão realizados de forma remota, é essencial que seja avaliada a forma com que o candidato se comunica virtualmente. Ou seja, sua capacidade de se expressar claramente, ouvir atentamente e manter uma comunicação eficaz por meio da videoconferência.

Já a avaliação das competências técnicas também deve ser realizada mesmo em entrevistas online. Para isso, considere a utilização de ferramentas para testes em tempo real ou apresentações online para entender as habilidades e conhecimentos do candidato.

Quer saber mais sobre o processo de recrutamento e seleção? Acesse outros conteúdos do nosso blog e fique por dentro das melhores práticas do setor!

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Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


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