Relatórios de RH

Análise de Dados de RH: Transformando Informações em Estratégias Eficazes de Gestão de Pessoas

Entenda como implementar a análise de dados de RH na sua empresa e como transformar as informações em estratégias de gestão de pessoas!

consultor

Precisa de ajuda?

Isabel García

HR Consultant


29 de setembro, 2023

O departamento de Recursos Humanos está se tornando cada vez mais estratégico dentro das organizações. Nesse cenário, ele deixa de ser uma área que simplesmente faz contratações e demissões, e passa também a contribuir de forma mais global com o desenvolvimento da empresa. E tudo isso só é possível por conta da análise de dados de RH.

Por ser o responsável por todo o capital humano da organização, o RH possui diversos dados muito importantes e estratégicos para as tomadas de decisão de outras áreas.

A partir da análise dessas informações, com o auxílio de um banco de dados de colaboradores, é possível coletar insights para melhorar processos, aumentar o engajamento dos funcionários, bem como identificar tendências e padrões.

Mas como começar a analisar esses dados? Como eles podem ajudar no desenvolvimento estratégico da empresa? Saiba a resposta para essas e outras perguntas ao longo desse conteúdo. Boa leitura!

Importância da análise de dados de RH

Como dissemos anteriormente, a análise de dados de RH pode trazer diversos benefícios para a empresa como um todo. Abaixo, entenda melhor alguns dos principais:

Tomada de decisão estratégica

Essa é uma das maiores importâncias de se fazer a análise dos dados da empresa. Isso porque essa análise permite que as decisões não sejam tomadas com base apenas em achismos e suposições, mas sim com um fundamento sólido em dados concretos. Com isso, a organização passa a tomar medidas mais assertivas e com menor probabilidade de riscos para sua imagem, reputação e resultados.

Identificar tendências e padrões

Tendo acesso aos dados históricos, é possível identificar tendências e padrões ao longo do tempo, como taxas de rotatividade, nível de satisfação, desempenho dos funcionários, dentre outras métricas. Com isso, é possível antecipar possíveis problemas e agir com antecedência para que eles não atinjam o negócio, ou até mesmo identificar oportunidades para a empresa.

Alinhamento com os objetivos estratégicos

Fornecer a análise desses dados e os insights para o restante da empresa, permite que as estratégias de RH estejam mais alinhadas com os objetivos organizacionais.

Melhoria no processo de recrutamento e seleção

Analisando os dados referentes ao processo de recrutamento e seleção é possível aprimorá-lo, para que seja cada vez mais efetivo. Ou seja, o RH consegue entender qual fonte de recrutamento traz melhores resultados, quais as características dos candidatos que estão associadas a um melhor desempenho, além de identificar formas de otimizar o processo seletivo.

Maior engajamento e retenção dos funcionários

Com esse tipo de análise, ainda é possível entender quais tipos de ação geram maior engajamento e satisfação dos funcionários. Além disso, também permite que sejam identificados os melhores benefícios a serem oferecidos, a melhor forma de se comunicar com o público interno, além de como melhorar o ambiente de trabalho.

Avaliação de custos e ROI

Analisar o ROI (retorno sobre investimento) da área de RH pode parecer bastante desafiador, mas com ele é possível entender quais os custos e retornos relacionados à contratação de novos funcionários, treinamentos e benefícios, por exemplo. E o que vai ajudar a entender cada uma dessas informações é a análise dos dados.

Planejamento de sucessão e desenvolvimento

Analisando as características e desempenho de bons líderes, é possível identificar com maior facilidade quais funcionários podem ser uma boa escolha para um programa de sucessão e desenvolvimento. Dessa forma, a empresa acaba sendo mais estratégica na hora de promover seus colaboradores a cargos de liderança, por exemplo.

Como implementar a análise de dados de RH?

Pode parecer muito difícil saber por onde começar a realizar uma análise de dados de RH. Por isso, trouxemos aqui alguns pontos importantes a serem considerados ao iniciar essa cultura de dados na sua organização. Vamos lá!

Defina o objetivo das análises

Ter um objetivo claro é fundamental para iniciar uma boa análise de dados. Afinal, é preciso saber exatamente o que deseja para direcionar o processo de análise. Alguns exemplos de objetivo são: entender a taxa de rotatividade, identificar o impacto dos programas de treinamento na performance dos funcionários ou identificar padrões de engajamento.

Defina os indicadores

Trabalhar com KPIs, ou seja, indicadores-chave de desempenho, é essencial para obter sucesso na sua análise de dados. Por isso, para cada objetivo, defina qual é o indicador que deve ser analisado para que a análise seja bem-sucedida.

Conte com uso da tecnologia

Pode ser bastante difícil ter de lidar com uma quantidade grande de dados, principalmente quando falamos de grandes empresas. Por isso, é essencial que o time conte com uma ferramenta voltada exclusivamente para esse tipo de análise, chamada People Analytics.

Os softwares que possuem essa ferramenta, como é o caso de Sesame, auxiliam o time de RH a realizar uma análise completa de todos os dados existentes em sua base. Além de centralizar todos os dados em um único lugar, ele traz informações em tempo real que podem ser analisadas por meio de gráficos visuais e intuitivos.

Outra vantagem é que você pode cruzar diferentes informações, comparar o desenvolvimento de diferentes áreas e até mesmo extrair os dados de forma simples para analisar da forma que preferir.

Treine sua equipe

Não adianta ter um ótimo objetivo e a melhor ferramenta de People Analytics se o seu time não souber exatamente como utilizá-los. Por isso, é indispensável realizar um treinamento com o seu time de RH, para que todos entendam como fazer as análises e como essas informações podem ajudar no dia a dia da área e da empresa como um todo.

Considere a LGPD

Devemos sempre ter em mente que quando mexemos com dados de outras pessoas, devemos estar de acordo com as regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Por isso, verifique que a ferramenta contratada para análise está de acordo com todas as práticas legais de tratamento de dados pessoais.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender como realizar a análise de dados de RH em uma empresa e como ela pode ajudar a seu negócio a crescer de forma estratégica e saudável.

E para te ajudar nisso, não deixe de conhecer a solução de People Analytics de Sesame para capacitar a sua equipe com a melhor ferramenta de análise de dados de RH!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (56 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.