Relatórios de RH

Maximizando a Eficiência com Relatórios de RH: Insights e Melhores Práticas

Entenda o que são Relatórios de RH e as melhores práticas para maximizar a eficiência da sua empresa, trazendo insights valiosos. Acesse!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

relatorios-rh

9 de janeiro, 2024

Muito mais do que apenas uma área que realiza contratações e mexe com folha de pagamento, os recursos humanos vêm se tornando um setor altamente estratégico para as empresas. E, por isso, os relatórios de RH são cada vez mais essenciais para levar insights valiosos aos gestores sobre o seu capital humano.

Neste conteúdo vamos entender o que são os relatórios de RH, quais os tipos existentes, sua importância e as melhores práticas para a sua criação. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto para fazer com que a sua organização atue de forma cada vez mais estratégica.

Introdução aos Relatórios de RH

Os relatórios de recursos humanos são documentos que trazem todos os dados relevantes sobre o capital humano de uma empresa. Dentre essas informações, podemos citar a rotatividade, a satisfação dos funcionários, o desempenho das áreas, treinamento, além de muitos outros aspectos importantes para a tomada de decisão estratégica.

Como os relatórios de RH auxiliam na tomada de decisão

Todos os dados que compõem o relatório de RH são essenciais para que a organização toda possa tomar decisões mais acertadas e eficientes.

Mas como eles podem auxiliar nessa tomada de decisão? Abaixo, elencamos os principais fatores que podem ajudar nesse sentido.

  • Visão holística do ambiente organizacional;
  • Identificação de tendências e padrões; 
  • Suporte às estratégias, como as de recrutamento e treinamento, por exemplo;
  • Avaliação de desempenho individual e coletivo
  • Tomada de decisão baseada em dados;
  • Monitoramento de custos e benefícios;
  • Alinhamento estratégico entre as ações de RH e os objetivos da organização.

Tipos de Relatórios de RH

Existem vários tipos de Relatórios de RH. Por isso, cabe aos profissionais da área entenderem quais são os mais relevantes a serem criados.

Veja alguns dos principais tipos e as métricas mais comuns para cada um deles:

  • Recrutamento e seleção: fontes de contratação, tempo médio de contratação e custo de contratação.
  • Treinamento e desenvolvimento: taxa de participação, custos associados e impacto no desempenho dos profissionais.
  • Desempenho e avaliação: metas atingidas, feedbacks dos colaboradores e planos de desenvolvimento individual.
  • Rotatividade e absenteísmo: taxa de rotatividade, ausências e razões das faltas.
  • Remuneração e benefícios: salários, benefícios, compensação variável e sua relação com a retenção e satisfação dos funcionários.
  • Diversidade e inclusão: representatividade dos diferentes grupos na empresa.

Importância Estratégica dos Relatórios de RH

Os relatórios de RH exercem uma grande importância não só dentro da própria área, mas também para as decisões estratégicas de toda a empresa.

Veja mais a fundo as principais vantagens que esses relatórios podem levar para a organização:

  • Base para decisões: eles oferecem dados concretos que orientam as decisões de toda a organização que sejam relacionadas a pessoal, permitindo uma alocação eficiente de recursos e políticas mais eficazes.
  • Previsão e planejamento: facilitam a previsão de necessidades futuras de recrutamento e desenvolvimento dos funcionários, permitindo que seja feito um melhor planejamento.
  • Melhoria contínua: permitem identificar áreas que necessitam de melhorias, seja de desempenho ou rotatividade, por exemplo.
  • Alinhamento com objetivos organizacionais: ajudam a alinhar as estratégias do RH com os objetivos da empresa, já que traz dados sobre o impacto das ações realizadas pela área.
  • Apoio à inovação: podem trazer insights relevantes para a criação de novas ações de gestão de pessoas.
  • Redução de riscos: ajudam a identificar riscos potenciais, como altas taxas de rotatividade e baixa satisfação dos funcionários.

Ferramentas e Softwares para Relatórios de RH

Hoje em dia existem diversas ferramentas de RH que auxiliam no processo de criação desse tipo de relatório. Assim, eles são gerados de forma automatizada para que você tenha mais tempo para pensar de forma estratégica.

Como usar Sesame para utilizados para geração de relatórios

O Sesame é um dos softwares existentes no mercado que podem ajudar a sua empresa a tirar os melhores insights dos seus dados.

Com ele você pode criar diversos tipos de relatórios personalizados, intuitivos e visuais, contendo todos os KPIs principais da área e da empresa. Inclusive, os dados são atualizados em tempo real para que você não perca nenhuma atualização relevante.

Os relatórios ainda podem ser baixados em PDF, CSV e Excel para otimizar as análises e a visualização de toda a empresa. Além disso, você ainda pode acessá-los em nossa ferramenta em qualquer lugar ao utilizar nosso aplicativo para dispositivos móveis.

Melhores Práticas na Criação de Relatórios de RH

Para fazer um bom relatório, que permita gerar insights realmente valiosos para a gestão da organização, é necessário ter uma estratégia bem definida.

Ou seja, não basta apenas começar a fazer vários relatórios aleatórios, é preciso que eles tenham realmente sentido para o negócio. Por isso, preparamos uma lista com os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de criar os relatórios de RH. Confira:

  1. Defina objetivos claros: determine o propósito do relatório e os dados necessários para atender às necessidades estratégicas do time.
  2. Utilize métricas relevantes: Escolha métricas que estejam alinhadas aos objetivos da empresa, evitando excesso de informações desnecessárias.
  3. Crie uma apresentação visual eficiente: utilize os gráficos e tabelas mais adequados para cada tipo de dado e análise que se deseja realizar. Isso fará toda a diferença na realização e apresentação das análises.
  4. Contextualize os dados: traga um contexto para aqueles resultados e analise os números apresentados para facilitar a compreensão do significado através dos dados.
  5. Foque na precisão e atualização: garanta que os dados estejam sempre corretos e atualizados de acordo com os filtros aplicados para refletir a realidade mais recente.
  6. Adapte para as audiências: Adapte a linguagem e os dados apresentados de acordo com a audiência, como alta gestão, gerentes ou outros departamentos. Lembre-se de que não são todas as informações que fazem sentido para todos os públicos e nem a forma de explicá-las.
  7. Faça uma avaliação contínua: garanta que os relatórios continuem atendendo às necessidades da empresa. Caso necessário, realize atualizações para garantir sua melhoria.

Agora que você entendeu a importância dos relatórios de RH e como criá-los de forma estratégica, conte com o Sesame para facilitar a análise dos dados da sua empresa. Conheça nosso serviço!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (98 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.